quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O que é ética para você ?

Para algumas pessoa ética é o cumprimento da lei ou de uma lei. Para outros ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si, a autoridade de guiar as ações de um grupo em particular (moralidade), ou pode ser o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral). Para outros ética também não deve ser confundida com a lei embora, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto às questões abrangidas no escopo da ética.
O Dicionário de português define ética da seguinte maneira : Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral. Mas de maneira simples, sucinta e clara, o que é ética? As vezes filosofamos muito mas na realidade não sabemos definir e nem realmente o que é ética. Ao ler o livro “Ética é o melhor negocio” de John C.Maxwell pode entender um pouco a respeito do assunto e sobre isto que quero compartilhar nesta publicação. Para Maxwell, ética não se trata de algo fácil ou simples, mas constitui-se na solução de praticamente todos os problemas morais , desde simples conflitos nas relações familiares até a decisões importantes nas esferas do Governo. Eu diria ainda mais, seria a solução de problemas tais como as crises no Oriente Médio, ou seja, o mundo não teria guerra, o mundo viveria em paz.
As atitudes antiéticas está relacionadas, á natureza carnal do ser humano, para John Maxwell é muito simples resolver esta questão.
A falta de ética é o resultado de brigas entre famílias, separação de casais, de divisões de igrejas, de guerras entre as nações, da maioria das mortes por assassinatos. A ética está inteiramente ligada á uma coisa, a obediência a um mandamento de Cristo que se encontra em Mt.7:12 e Lc.6:31 que diz: Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.” Esta é definição de ética, e John Maxwell chama esta regra de “REGRA DE OURO”, Desde a antiguidade a regra de ouro tem sido uma referência moral, “pensadores gregos e judeus, Confucio, Jesus e outros professores de ética ensinaram este princípio como regra fundamental da vida.” A regra de ouro está presente nas maiores religiões, ultrapassando a religião e a cultura, sendo adotada por pessoas em todo o mundo. Preste atenção que a regra não é como diz o mundo “Não faça aos outros aquilo que você quer não façam a você”, mas a regra é : “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.”
J.C Maxwell mostra quatro pontos porque devemos adotar a regra de ouro:
1. A regra de ouro é aceita pela maioria das pessoas – [ninguém quer ser tratado com desprezo, com desdém, com falta de respeito ou asperamente. Todos querem ser tratados da melhor maneiraa possível. Então por que não fazer assim ao nosso semelhante, ao nosso irmão, aos nossos familiares, aos nossos colegas de trabalho ? As vezes só tratamos bem quem nos trata bem, ou quem está nos tratando bem. Mas o que é que Jesus falou ? Vamos ver o que Jesus fala disto em Mt.5:38 e 39 ? “Voces ouviram o que foi dito:Olho por olho, dente por dente. Mas eu lhes digo:Não se vinguem dos que fazem mal á vocês.” Vamos ver ainda Mt.5:47? “Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagão fazem isto!” A regra de Jesus é clara : “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”. A expressão “outros”, se refere a TODOS, não é somente as pessoas que nos agradam ou enquanto nos é conveniente, mas em todo tempo, estando ou não nos agradando, devemos fazer á esta pessoa o que queremos que ela nos faça. Na maioria das vezes quando alguém nos desagrada, já é uma reação desta pessoa a uma ação nossa, por falta de ter sido posto em prática a “Regra de Ouro” por nossa parte]
2. A Regra de ouro é fácil de ser assimilada – uma das coisas maravilhosas da Regra de ouro é que não precisamos entender de lei e nem filosofia basta nos imaginar no lugar da outra pessoa . Qualquer pessoa normal entenderá isto, até uma criancinha.
3. A Regra de ouro é uma filosofia em que só há vencedores – Existem pessoas que pensam que para ser um vencedores precisam aniquilar as pessoas que estão á sua volta. Para Maxwell : “Pessoas assim vêem ás outras como suas inimigas e precisam ser aniquiladas. Ou então, dependem da desgraça alheia para se sentirem vitoriosas.”
4. A Regra de Ouro é um farol quando você precisa de orientação – [Todas as vezes que você pratica as Regra de Ouro, ela te orienta de forma que você tem a certeza de que não está errando, e o melhor de tudo é que funciona mesmo.]

Vou encerrar esta publicação dizendo que ética à maneira da Bíblia, precisa estar presente na vida de todos os líderes, principalmente os líderes religiosos, e de todo cristão, pois, ética a maneira da Bíblia só pode ser produzida com a ajuda do Espírito Santo num coração temente que ama a Deus e ao próximo e isto precisa ser ensinado e estendido a todas as pessoas.

Eu quero aqui recomendar não somente aos líderes mas a todos a lerem John C. Maxwel você tem muito a ganhar.

Feliz 2012 – Pr.Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário