sábado, 14 de janeiro de 2012

UNIDADE NA FAMÍLIA

Unidade familiar (Ef.5:22,23,25,28,31,33; Ef.6:1)
Jo.24:15b

(João 17:21)- "E peço que todos sejam um. E assim como Tu, Meu Pai, estás unido comigo, e Eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a Nós para que o mundo creia que Tu Me enviaste"

INTRODUÇÂO
Temos falado de unidade durante o estudo desta revista. Mas eu quero deixar claro que a VERDADEIRA UNIDADE só é possível através da verdadeira conexão com Cristo. Quanto mais nos achegarmos a Ele, mais próximos estaremos uns dos outros e menos problemas vamos ter com a UNIDADE.
Fora de Cristo pode haver unidade, mas só aparente, na hora que ela for colocada a prova ela não resiste.

Leitura adicional: Mar. 13:12; João 17:24-26;

Ef. 2:11-22; veja também Gl. 3:28
Cristo derrubou o muro da separação e fundiu dois se tornando um, SeM Cristo a unidade é imperfeita e falsa.

A cruz de Cristo remove as barreiras que separam as pessoas.
Quando um casamento está em fracasso está faltando Jesus no vida do casal. Quando uma família está desmoronando está faltando Jesus. Quando há inimizade filhos para com os pais, está faltando Jesus.
Ef.215 - "Para que dos dois criasse, em Si mesmo, um novo homem, fazendo a paz" .
Esta é uma grande notícia que ajuda os casais a conhecer verdadeiramente a unidade de uma só carne no casamento. Da mesma forma, pela fé em Cristo, famílias há muito divididas podem ser reconciliadas.

Neste mundo, em que cada um busca perigosamente servir a si mesmo, O amor, o conceito supremo de abnegação, se tornou uma palavra que agora descreve qualquer coisa:
• "Eu amei esse filme.
• Eu amo essa música."

O amor deve ser o alicerce de nossos relacionamentos.
Ele é a razão pela qual nos comprometemos com alguém, a razão pela qual baixamos a guarda, a razão pela qual suportamos os momentos fáceis e os difíceis da vida.

Sem essa sem amor , estamos incapacitados. E quem planta o amor em nós é o Espírito Santo e o amor só se desenvolve mediante o nosso relacionamento com Jesus.

Fundamentos da Unidade na família.
1. Amor em ação - (Rm.12:9,10) – Amor não fingido apresentado não apenas de Palavras mas através de atos.

Veja um paralelo entre (Lv.19:18 e Jo.13:35) Novo mandamento por esse fato antes era “AMAR AO PROXIMO COMO A TÍ MESMO” agora “AMAR COMO CRISTO AMOU”

Para manter a unidade na família começa no casamento quando os papeis não podem serem invertidos - Os papéis que Deus lhes atribuiu no casamento e na sociedade permanecem imutáveis (1 Pe 3.1-4; Ef 5.22,23 ; 1 Tm 2.13,15 ).

POR PARTE DA ESPOSA O AMOR EM AÇÂO é :
Submissão e Submissão é:
• Amar o marido (Tt 2.4),
• Respeitar o marido (v. 33; 1 Pe 3.1,2),
• Ajudar o marido (Gn 2.18),
• Ser pura (Tt 2.5; 1 Pe 3.2),
• Ter um espírito manso e quieto 1 Pe 3.4
• Ser uma boa mãe (Tt 2.4)
• Ser boa dona de casa (1 Tm 2.15; 5.14; Tt 2.5).


A submissão da mulher ao marido é vista por Deus como parte integrante da sua obediência a Jesus, "como ao Senhor" ( Gl 3.28, 1 Tm 2.13,15 ; Tt 2.4 ).

POR PARTE DO MARIDO o AMOR EM AÇÃO É SER O CABEÇA ( Ef.5:23 ) Isto significa que: Assumir a responsabilidade de liderança de chefe e líder espiritual no lar e na igreja

O homem e a mulher são igualmente amados e preciosos à vista de Deus (Gl 3.27,28).

Porém, foi ao homem que Deus entregou a responsabilidade de direção da tanto da família como da igreja. (I Tm.2:12)

Ex. do Edem - Eva, agiu como chefe, independente do seu marido, comeu do fruto proibido.
Adão, ao negligenciar sua responsabilidade de liderança, sob a orientação de Deus, consentiu na transgressão de Eva.
Como resultado, ele também caiu, e trouxe pecado e morte à raça humana (I Tm.2:14; Gn 3.6,12; )

O pecado entrou no mundo não foi por Eva mas por Adão porque ele negligenciou a sua liderança QUE Deus tinha dado a ele (Rm 5.12)
Eva não tem culpa pelo pecado da Humanidade mas Adão, você não vê a Biblia falando que foi por Eva que o pecado entrou no mundo mas por Adão.


POR PARTE DOS PAIS EM RELAÇÃO AOS FILHOS (Cl.3:21)
Por isso, como pais, não devemos irritar os nossos filhos com palavras sem sabedoria, sem amor, para que eles não venham desanimar em prosseguir, pois o caminho é cheio de obstáculos mesmo, e desta forma estas vidas venham a se perder por responsabilidade nossa.

É responsabilidade dos pais educarem seus filhos no Senhor, mas como é possível fazermos isso se não conhecermos as leis de Deus? E como os filhos obedecerão aos pais se estes não lhes ensinarem o que é certo perante o Senhor? A palavra de Deus diz que “... não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos” (2Cor 12:14).

UM Pai não tem condição de cobrar dos filhos o que eles mesmos não faz, não conhecem e não ensinam, pois desta forma não haverá autoridade e sim ira.

• Como eu vou educar o meu filho a ser um cristão de eu mesmo não sou
• Como que vou ensiná-lo vir a igreja se eu não venho.

Se não formos os guias dos nossos filhos, o exemplo eles se perderão, pois não conseguiremos ensinar nada apenas vamos irritá-los

POR PARTE DOS FILHSO EMRELAÇÃO AOS PAIS (Ef.6:1 a 3)
O filho desobediente quebra a unidade dentro de uma família
• Pv.23:22 - OBEDIENCIA - Quando um filho obedece aos pais ele é abençoado, ele tem os dias multiplicados , por milagre de Deus e por livramento.
• Ex.20:12 – HONRA - Este mandamento abrange todos os devidos atos de bondade, ajuda material,respeito e obediência aos pais (Cl 3.20).
 Abrange, também, palavras maldosas e agressão física E VERBAL aos pais.
(1) Em 21.15,17, Deus estabeleceu a pena de morte para quem ferisse ou amaldiçoasse seu pai ou sua mãe. Assim fica demonstrada a grande importância que Deus atribuiu ao respeito pelos pais


• Aceitação em lugar de rejeição - Cada indivíduo, ainda que membros de uma mesma família tem a sua personalidade e precisa ser compreendido





CURIOSIDADE
O nome de Eva aparece apenas 4 vezes na Bíblia –
1. Gênesis 3:20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes.
2. Gênesis 4:1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.
3. II Corintios 11:3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.
4. I Timóteo 2:13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.


O Nome de Adão aparece 19 vezes na Bíblia
1. Gênesis 3:20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes.
2. Gênesis 3:21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.
3. Gênesis 4:1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.
4. Gênesis 4:25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
5. Gênesis 5:1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
6. Gênesis 5:3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
7. Gênesis 5:4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.
8. Gênesis 5:5 Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu.
9. I Crônicas 1:1 Adão, Sete, Enos,
10. Jó 31:33 se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando a minha iniqüidade no meu seio,
11. Salmos 62:9 Certamente que os filhos de Adão são vaidade, e os filhos dos homens são desilusão; postos na balança, subiriam; todos juntos são mais leves do que um sopro.
12. Oséias 6:7 Eles, porém, como Adão, transgrediram o pacto; nisso eles se portaram aleivosamente contra mim.
13. Lucas 3:38 Cainã de Enos, Enos de Sete, Sete de Adão, e Adão de Deus.
14. Romanos 5:14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir.
15. I Corintios 15:22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.
16. I Corintios 15:45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante.
17. I Timóteo 2:13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
18. I Timóteo 2:14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;
19. Judas 1:14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos,

Pr.Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário