sábado, 14 de janeiro de 2012

Pais não irriteis vossos filhos para que não fiquem desanimados.

Pais não irriteis vossos filhos para que não fiquem desanimados.
Meu colega Junior Lessa publicou recentemente em seu perfil no Facebook:

A FALTA DE ÂNIMO REVELA INGRATIDÃO PELAS BÊNÇÃOS DE ONTEM, INDIFERENÇA ÀS OPORTUNDADES DE HOJE E INSEGURANÇA NO QUE DIZ RESPEITO À FORÇA NECESSÁRIA PARA ENFRENTAR O AMANHÃ.
William A. Ward

Após ler essa citação, comecei a meditar sobre a falta de ânimo. Logo me veio a mente o texto de Colossenses 3.21 que diz: "Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados."

Parece estranho responsabilizar os pais pela falta de ânimo dos filhos mas sou testemunha que pais desajustados podem geram filhos desanimados. É óbvio que os pais não são a única fonte geradora de desânimo mas vamos dissertar sobre eles.

Desânimo significa: s.m. Falta de ânimo; abatimento, desalento.

Na 1ª infância, olhamos nossos pais como aqueles heróis da TV. O pai na figura do Super-Homem e a mãe, a personificação da Mulher Maravilha.


Com a convivência, começamos a imitá-los e muito do que somos é reflexo do que aprendemos a ser com eles. Incrível como criticamos em nossos pais os "defeitos" que copiamos deles.

Mas em algum momento, geralmente na adolescência, começam as maiores divergências. Não é exclusividade dos pais não aceitarem opiniões contrárias as suas. Há muitas pessoas por aí, independente de ter ou não filhos que são intransigentes. Quando não conseguem argumentar, recorrem ao sarcasmo ou ao deboche causando uma irritação profunda ao interlocutor. Passei por isso algumas vezes na vida. Sempre fui questionadora e quando as pessoas não sabiam me responder, partiam para o deboche, para inversão da pergunta e isso realmente me irritava.
É o que acontece em alguns lares. Os pais aceitam-se como Super-Heróis e como tais, não podem ser questionados; Se questionados, não tendo fundamento para suas decisões partem para a ditadura...
Quem nunca ouviu a frase: Faça o que eu mando e guarde o que você sabe!?

Essa postura, adotada por alguns pais, é uma forma de tolir o desenvolvimento emocional dos filhos. É o não reconhecimento de que somos seres individuais e que como tais precisamos nos expressar e não sermos massacrados por termos dúvidas. Todos gostamos de ser respeitados, mas todos respeitamos?

A frase diz que essa falta de ânimo revela ingratidão pelas benções de ontem. Não concordo. Posso ser grata e ainda assim estar desanimada.
Continua a frase: ... indiferença as oportunidades de hoje. Isso é ponto pacífico. Desanimada, não consigo olhar além e realmente tanto faz se há oportunidades ou não.
Por fim a frase diz: ... insegurança no que diz respeito a força necessária para enfrentar o amanhã.

Talvez você esteja se perguntando: por que a Gracianny resolveu questionar a frase alheia? Que abusada! rsrs
Explico: porque já estive desanimada algumas vezes. Sem vontade alguma de enxergar uma possibilidade de futuro. Sem força alguma pra levantar da cama e simplesmente viver. Mas quero dividir uma coisa com vocês.
Os pensamentos de Deus, não são os nossos pensamentos. Deus mesmo diz que Ele é que sabe os pensamentos que tem a respeito de nós e são pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29. Não há como ler a Bíblia e não contextualizar porque o Deus da Bíblia, é o mesmo Deus de hoje.

Quero te dizer que em alguns momentos, por meu profundo desânimo, achei que não haveria saída. Que não conseguiria prosseguir, mas que Deus me estendeu a sua mão.

Estás desanimado? Ele hoje te estende a mão. Mesmo para uma árvore que já foi cortada, em Deus ainda há esperança. Ele é o Deus do possível, aquele que desconhece o impossível. Quanto a nós, basta crer!

Segue link para essa linda melodia da harpa cristã:
http://www.vagalume.com.br/damares/quando-jesus-estendeu-a-sua-mao.html












http://momentocomdeus.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário