segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Graça de Deus operando pára a nossa salvação

A Graça de Deus operando pára a nossa salvação
(Ef.2:1-10)

1.E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2.Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3.Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4.Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5.Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6.E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7.Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8.Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
10Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Como seres humanos, sempre corremos o perigo de assumir posições desequilibradas. Este perigo ocorre também no âmbito religioso.

Vamos de um extremo ao outro e todo extremo é perigoso.

Sempre quando estudamos a Lei de Deus, precisamos tomar cuidado com dois erros muito fáceis de cometer:


1º). A Nossa Auto suficiência –
1. Tentar pelos nossos próprios esforços agradar a Deus
2. Viver uma vida Independente de Deus .
3. Fazer as coisas certas independentes de Deus.
4. Obedecer os mandamentos da Palavra Independentes de Deus
5. Tentar ser vitorioso na vida espiritual por nossa conta própria.

Isto resulta numa grande falha, pois está baseado no senso de justiça própria, onde julgamos obter salvação pelos nossos próprios atos de justiça.

Ap.3:20-21 “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
21. “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.
22. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

A igreja de Laudicéia, em sua próspera auto-suficiência e seu mundanismo havia rejeitado o Senhor e tentava viver uma vida reta de acordo com a sua própria justiça

Ap.3:15-08 - Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
16. Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
17. Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu.
18. Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

Aceitar a Jesus , significa:
• Deixar de confiar em nossos próprios esforços para nos salvar,crendo que Cristo, ao entrar em nossa vida, perdoa os nossos pecados e faz de nós uma nova criatura.

Apenas crer intelectualmente que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele morreu na cruz pelos nossos pecados, não basta.

Também não é suficiente ter apenas uma experiência emocional. Recebemos a Jesus Cristo pela fé, como um ato da sua vontade.

VIVER EM SANTIDADE:

O que é viver em santidade, a bíblia diz em :
Ef.4:22 – 32
22. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
23. a serem renovados no modo de pensar e
24. a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
25. Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
26. “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha,
27. e não dêem lugar ao Diabo.
28. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
29. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.
30. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
31. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
32. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

Lv.11:44 diz: e sede santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum animal rasteiro que se move sobre a terra;

Gl. 5:22 - 23 Diz “. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
23. mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
24. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
25. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Quantas pessoas tentam viver enquadrados nesta palavra e não conseguem vivem o que diz em Rm.7:15 19 - .
“Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.
16. E, se faço o que não desejo, admito que a Lei é boa.
17. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
18. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
19. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. “

Pessoas que vivem derrotadas, de derrota em derrota, não conseguem vencer o pecado.




O OUTRO EXTREMO DA SITUAÇÂO È:
2º) É pensar que a fé em Jesus isenta da obediência. Este erro é tão prejudicial como o primeiro.

Os apóstolos que, inspirados por Deus, escreveram vários livros da Bíblia, nos ajudam a compreender onde está o ponto de equilíbrio neste assunto.

Ao lermos Ef.2:8 -10 encontramos duas pontos importantíssimos- "Porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feituras dEle, criados em Cristo Jesus, para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas".

Se atentarmos bem para o texto, poderemos ver duas declarações:

1. A primeira é que somos salvos pela graça de Deus, e este dom não vem de nós. Isto revela uma verdade, que o ato de salvar a humanidade procede de Deus.
• A salvação portanto é um presente de Deus para o homem.
• A salvação não brota a partir do coração humano, nada que o home faça pode se salvar.


Isto Significa que:
• Ninguém pode salvar–se a si mesmo: Pensar que podemos nos salvar com boas obras ou com as nossas obras de justiça é desprezar o amor de Deus.
• Achar que podemos salvar a nos mesmos com boas obras é desprezar o amor de Deus .
• Por mais que uma pessoa seja dada a fazer o bem, por mais que suas obras sejam excelentes, a salvação não vem de si mesma.

Por que ninguém pode se salvar?
• Rm.3;10 - "Não há um justo sequer”
• Rm.3:23 - "Porque TODOS pecaram,e destituídos foram da gloria de Deus"
• Rm.6:23 – “E o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida Eterna, por meio de Jesus Cristo”

A Salvação é um ato da graça de Deus.

Aí você pergunta: O que é a graça divina? E como esta graça atua em nossa vida?

• Graça é definida como favor, misericórdia, perdão. A graça é um atributo, uma característa divina exercida para com os seres humanos. Não precisamos buscá-la, porque ela nos foi dada por Deus. Graça – favor imerecido – no Velho Testamento. o conceito de graça em hebraico está ligado a “curvar-se”, “inclinar-se”, é Deus se inclinando na direção do homem. Deus se aproximando por conta própria. Não um Deus distante, isolado, indiferente, como pregam as religiões, mas um Deus que se fez homem, que se permitiu ser tocado, que morreu pelos pecados do homem para levá-lo de volta a Si. Aleluia!

Deus, sabendo que o homem por si só nada poderia fazer, estabeleceu um plano para a salvação, caso o pecado entrasse no mundo.
• Gn3:15 - Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. - Deus promete aqui, que Cristo nasceria de uma mulher ( Is 7.14), e que Ele seria ferido ao ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente Satanás, o pecado e a morte, pisando na cabeça da serpente, para que eu e você tivéssemos a vitoria sobre o pecado.

• Gn.12:3 - Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

- O texto fala de uma bênção espiritual que viria através de um descendente de Abraão. Paulo declara que esta bênção se refere ao evangelho de Cristo, oferecido a todas as nações (Gl 3.) Prevendo a Escritura que Deus justificaria os gentios pela fé, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.
• Jo.3:16 – Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna”

Deus em sua misericórdia executou fielmente o seu plano, e Jesus veio até nós, pagou o preço que o pecado exigia: a morte.
Com Sua vida santa e sem pecado, e com Sua morte em sacrifício, Jesus adquiriu o direito de salvar perfeitamente a todos quantos crerem no Seu nome.

Tudo o que Deus poderia fazer para salvar a humanidade da condição de pecadores, Deus realizou. O sacrifício de Jesus foi perfeito e completo. Sua ressurreição, e ascenção confirmam e provam isto.

Assim, o homem, não poderia fazer nada para se salvar, porque era impossível para ele, mas Deus providenciou de maneira maravilhosa. E esta maravilhosa graça Deus oferece a todos. É um presente divino para humanidade.
Somente um amor inexplicável é capaz de executar este plano maravilhoso e oferecer gratuitamente , sem que precisemos fazer absolutamente nada.

Agora, nós que fomos criados com a capacidade de escolher o que queremos para nossa vida, poderemos ou não aceitar este precioso presente divino. Está em nós aceitar ou não este sacrifício de amor.
Afirmamos que receber da graça de Deus a salvação em Cristo Jesus, sem acrescentar a isto qualquer coisa mais, é o único meio que a Biblia apresenta, pelo qual devemos ser salvos .
Agora que entendemos que somos salvos gratuitamente quero perguntar: O fato de termos sido agraciados com a salvação em Jesus, elimina ou isenta a vida de obediência do crente?


2. O segundo ponro é de : Ef.2:8-10 é: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
• Nós somos feitura de Jesus, criados para boas obras, preparadas por Deus para andarmos nelas. (Fomos criados para andarmos em santidade)
• O fato de termos recebido a salvação em Cristo Jesus pela fé, não isenta de termos uma vida de obediência.

Quando uma pessoa aceita a Sua graça salvadora, não só recebe o perdão dos pecados, mas recebe também poder para viver segundo a vontade do Senhor, para andar em santidade, longe do pecado.

Assim sendo, a vida de obediência não compra a salvação. Mas vida de obediência é uma consequência natural de alguém que está salvo em Jesus. O Salvo anda em santidade naturalmente.

Em Mateus 7:20 a Palavra de Deus nos lembra: "Pelos seus frutos, os conhecereis". Uma boa árvore frutífera, bem enraizada, deverá produzir bons frutos.

Com o cristão não é diferente. Sua fé se assemelha à raiz. Não pode ser vista. Mas quando a raiz do cristão está bem aprofundada e bem plantanda em Jesus, os frutos surgirão.

Os frutos de uma vida segundo a vontade de Deus, são os frutos da obediência.

Uma vida sem Jesus é uma vida vazia e impura.
• O problema não está na lei.
• O problema não está em Jesus.
• A dificuldade não está na obediência.

O problema está quando alguns querem obedecer a lei por suas próprias forças, e pensam com isso estar agradando a Deus e tornando-se merecedores da salvação.

O Segundo problema é pensarmos que estamos em Jesus e não precisamos nos preocuparmos com os nossos atos de santidade. Quando nos tornarmos semelhantes a Jesus, nossa conduta refletirá o retrato do nosso relacionamento com o Salvador.

A obediência não se tornará um fardo, e sim alegria.
I Jo. 5:3-5
3. Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.
4. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.


Conclusão:

1.Não podemos lutarmos sozinhos com as nossas próprias forças contra o pecado que habita em nós, porque que não temos força para vencermos – Mas temos que nos achegarmos a Deus através de Cristo (Tg.4:8 ) “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.“

Deus promete estar perto de todos que se afastam do pecado, que purificam os seus corações e que o invocam verdadeiramente arrependidos. A comunhão com Deus trará sua presença, graça, bênçãos e amor.

2.Não podemos achar que não precisamos obedecer os mandamentos da Palavra de Deus, que estamos isentos –

Tg.4:9-12 - “Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza.
10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já
não és observador da lei, mas juiz.
12 Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?”

Tg.2:19-20 - Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem.
20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?

APELO DA MENSAGEM :
Deus n quer te dar vitoria sobre o pecado. Dependa do amor e da graça de Deus . Se relacione com Deus , ande com Deus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário