sábado, 7 de janeiro de 2012

Unidade na diversidade

Unidade na diversidade
I Co.12:12-31
EBD em 07/01/2012

O Assunto que quero tratar hoje é UNIDADE na DIVERSIDADE, não estou falando de ADIVERSIDADE mas DIVERSIDADE.
O que é DIVERSIDADE ?
R: Variedade, multiplicidade, diferenças
A Igreja tem a promessa de Cristo que nem o pior inimigo, o inferno prevalecerá contra ela (Mt.16:18), mas o segredo para isso é viver unidade através da MUTUALIDADE (Jo.13:43,44)
O QUE É MUTUALIDADE ?
R: Mutualidade é um termo da língua portuguesa que descreve o que cada crente tem para com outro enquanto família de Deus.
MUTUALIDADE vem da expressão bíblica “uns para com os outros” ou “UNS AOS OUTROS” (Rm.12:5 - 10)
No NT existem 35 mandamentos de MUTUALIDADE dos 35 o escritor Lowell Railey destaca 25:
1. Jo.13:34, 35; Rm.12:10 – “Amem uns aos outros”
2. Rm.15:7 – “Aceitem uns aos outros”
3. Saúdem-se uns aos outros (I Co 16:20b)
4. Tenham igual cuidado uns pelos outros (I Co 12:24b-25)
5. Sujeitem-se uns aos outros (Ef 5:18-21)
6. Suportem-se uns aos outros (Ef 4:1-3)
7. Não tenham inveja uns dos outros (Gl 5:25-26)
8. Deixem de julgar uns aos outros (Rm 14:13)
9. Não se queixam uns dos outros (Tg 5:9)
10. Não falem mal uns dos outros Tg 4:11)
11. Não mordam e devorem uns aos outros( Gl 5:14-15)
12. Não provoquem uns aos outros (Gl 5:25-26)
13. Não mintam uns aos outros (Cl 3:9-10)
14. Confessem os seus pecados uns aos outros (Tg 5:16)
15. Perdoem-se mutuamente “PERDOEM-SE UNS AOS OUTROS” (Ef 4:31-32)
16. Edifiquem-se uns aos outros (I Ts 5:11)
17. Ensinem uns aos outros (Cl 3:16)
18. Encorajem-se uns aos outros (Hb 3:12-13)
19. Aconselhem-se uns aos outros (Rm 15:14)
20. Falem entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-20)
21. Sirvam uns aos outros (Gl 5:13)
22. Levem os fardos pesados uns dos outros (Gl 6:2)
23. Sejam mutuamente hospitaleiros (I Pe 4:7-9)
24. Sejam bondosos uns para com os outros (Ef 4:31-32)
25. Orem uns pelos outros (Tg 5:16)
Por que esses mandamentos são registrados na Palavra de Deus para nós ?
R: Para entendermos que cada pessoa é colocada no corpo de Cristo com sua diferença de conformidade com a vontade de Deus (I Co.12:14-18) e precisamos aprender a comviver com estas diferenças.
Nos temos dificuldades de entendermos “a unidade na diferença “ devido o orgulho que o diabo plantou em nossos corações, quando Adão pecou.
Pensamos que para termos unidade precisamos sermos iguais
Temos que entendermos que precisamos vencer os inimigos da Unidade nas diferenças

O Pr. Jabes de Alencar diz que: “Não existe fórmula mágica para a unidade, mas existem pelo menos quatro pontos importantes que precisamos por em prática para estabelecermos a unidade na igreja”:
1. Respeitar as diferenças – A Unidade não se estabelece quando eu passo a ser como o outro, ou quando o outro se condiciona a ser como eu . Então eu não posso exigir que o outro passe a ser como eu sou e nem eu passa a ser como o outro. A unidade se estabelece quando eu aceito o meu irmão como ele é, quando eu respeito o meu irmão como ele é.
• Rm.15:7 – Nenhum outro grupo daquela época era tão diferente como o grupo da igreja primitiva ela era formada de Judeus, Romanos, Bárbaros, gregos, escravos, livres, ricos e pobres – O Grupo de discípulos de Cristo era um grupo bem diversificado : (Pescador, Cobrador de impostos, revolucionário e etc.)
• Essa pessoas trazian para dentro do corpo de Cristo as mais variadas formas educacionais e culturais e divergentes pontos de vista.
• Uma vez que somos despenseiros da Graça Multiforme de Deus precisamos entendermos as diferenças e compreendermos que Deus não se limita a formas (I Pe.4:10)
2. Ter entendimento que ninguém tem o mopólio (excusividade) da fé - A Fé se manifesta de formas diferentes porem com a mesma finalidade e eficácia.
Quando falamos em fé podemos entender – QUE A dimensão da fé é pessoal, eu não posso exigir que você tenha a mesma fé que eu e nem você a mim .
Nalguns momentos a minha fé pode ser maior que a sua, noutros a sua é maior que a minha. E É POR ISSO É QUE PRECISAMOS DE UM AJUDAR O OUTRO (Hb.3:12,13; Ef.4:31,32 e Ef.5:18-20 )
SE VOCÊ ESTÁ VIVENDO UMA EXPERIENCIA COM DEUS E EU NÃO , NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ SEJA MELHOR QUE EU, E NEM PODE TAXAR COMO SENDO MAIS OU MENOS CRENTE QUE EU.
Pois existem momentos que eu estou vivendo experiência com Deus que você não estar vivendo.
Se não ESTAMOS VIVENDO a mesma EXPERIENCIA não significa que estamos com a UNIDADE QUEBRADA. Isso é a dimensão da fé no momento.
Eu me lembro quando era criança, meu pai trabalhava na fazenda e em tempos de seca o gado ia pastar nos pântanos onde a vegetação era mais verde , e lá algumas atolavam no lamaçal então meu pai tinha que tirá-las do atoleiro, mas quando elas se viam livres do atoleiro, investiam contra o meu pai. Hoje eu vejo muitos crentes como aqueles animais que estavam no atoleiro. Espiritualmente estavam presos, fracos, sem força para saírem do atoleiro espiritual, então as pessoas os ajudam oraram por eles, tiveram paciência com eles, suportam e um dias eles saem do atoleiro e quando saem investem contra quem os tirou , os ajudou.
QUANDO A GENTE TÁ VIVENDO UM MOMENTO DE EXPERIENCIAS COM DEUS, NÃO PODEMOS NOS PORTAR COMO VACA QUE SAIU DO ATOLEIRO, TEMOS QUE TER PACIENCIA COM AQUELES QUE TIVERAM PACIENCIA CONOSCO QUANDO ESTVAMOS NO ATOLEIRO.
Veja – (I Co.12:21-24)
O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!”
22. Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
23. e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
24. enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
25. a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
27. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

3. Vivemos para nos completarmos e não para competir para ver quem é melhor que o outro, isto é conceito do mundo. - Isolados somos incompletos. Ministérios isolados são incompletos. Grupos isolados são incompletos, famílias isoladas são incompletas, igrejas isoladas são incompletas. (Gl.5:13, 6:12; Tg.5:16)
4. O que nos une é maior do que o que nos separa - O que nos une é Cristo , o que separa é o diabo . Temos vivido muito mais separados que em unidade.
Quanto mais cheio de Cristo estamos , mais unidade vivemos.
Se vivermos a dimensão espiritual certamente os nossos olhos não estarão atento para questões bobas, medíocres que causam desgastes e destroem a comunhão.
A vida no Espírito promove comunhão no meio do povo de Deus em meio as diferença.
A Igreja é conhecida pela comunhão que mantém com o Senhor Jesus Cristo e pela unidade espiritual de seus membros. (Jo.13:44)
A comunhão é dada pelo Espírito Santo e a comunhão gera UNIDADE -
O Que é comunhão ?
Comunhão: Participar das mesmas idéias, crenças e opiniões.
A comunhão é uma ordem de Deus para a Igreja - 1 Ts 4:7-9
A comunhão observada na Igreja de Cristo não é um mero fenômeno social. É o resultado da ação direta do Espírito Santo na vida daqueles que recebem a Jesus como o seu único e suficiente Salvador (Ef 2.19).
Somente pelo Espírito Santo podemos compreender a unidade nas diferenças e isso nos faz sentir e agir como irmãos, e espiritualmente vinculados num só corpo pela ação direta e distintiva do Espírito Santo.
OS frutos da Unidade e comunhão na Igreja
1. Temor a Deus. “Em cada alma havia temor” (At 2.43). E o temor a Deus, como todos sabemos, é o princípio do saber (Pv 1.7).
Quando os crentes temem e amam a Deus, a igreja mostra-se sabia não apenas diante do Senhor, mas também do mundo. Ainda há temor a Deus em seu coração?
2. Sinais e maravilhas. “e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos” (At 2.43). O segredo? A comunhão.
3. Assistência social. “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade” (At 2.44,45). Não se tratava de um comunismo cristão, mas da autêntica comunhão que o Espírito Santo nos esparge na alma.
4. Crescimento. Uma igreja que cultiva a comunhão e não se acha dividida só tem a crescer: “[...] E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2.47b). A Igreja como a agência por excelência do Reino de Deus não pode ficar estagnada. Haverá de crescer local e universalmente.
5. Adoração. “louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo” (At 2.47). Sim, a Igreja que louva a Deus jamais deixará de ser reconhecida, até mesmo por seus inimigos, como um povo especial. Voltemos ao altar da verdadeira adoração.


Onde nossa diferenças serão quebradas ou só vão acabar na volta de Cristo:
I Jo.3:2
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Até lá eu e você teremos que praticarmos a mutualidade se quisermos ser igreja .

Nenhum comentário:

Postar um comentário