sábado, 28 de janeiro de 2012

Relacionamento e Unidade

Unidade e relacionamentos

O nosso maior desafio é saber se relacionar em Unidade. Relacionamento não implica na Unidade, pois relacionamento é uma coisa e unidade é outra.

No Édem , houve quebra de unidade, mas não de relacionamento.

Relacionamento está muito ligado a União.

Nem sempre quebrantamento, choro, alegria, prazer, festas, muito evento juntos, acampamento , retiros e etc. é sinal de unidade, podemos fazer juntos todas essas coisas e chegamos a triste conclusão de que vivemos muito relacionamento nada de unidade.

Presença de relacionamento não significa presença de Unidade. Não é porque nos reunimos todos os dias num mesmo lugar significa que vivemos unidade.

Tem muitas famílias que moram todos debaixo de um mesmo teto e não vivem unidade.

• Unidade exige, abrir mão, de direito, de privilegio, de posição, de ponto de vista, da vez, da razão, em favor de outrem. Isto é coisa que nem todos estão dispostos a fazer.

• Unidade é cumplicidade.( Não na condição de aceitar o crime do outro, mas estar junto, não abandoná-lo , mas ajudar o outro a erguer novamente) . O que acontece as vezes é quando alguém erra ao invés de ajudar a levantar, nós abandonamos o coitado a mercê da sorte, se ele se levantar ai então voltamos e falamos “eu estava torcendo por você”. Isto não é unidade..

• Unidade é falar a mesma coisa, (I Co.1:10) “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.” - Esta frase : Falar todos a mesma coisa é uma frase TAUTOLÓGICA – Ou seja : tautologia é falar sempre a mesma coisa em termos diferentes. (Raciocinio lógico)

• Unidade é submeter-se ao mesmo princípio e credo. Ou Seja submeter a mesma crença ou doutrina.

• Unidade na diversidade. Tem pessoas que não concorda, mas unidade na diversidade só é possível através da graça. (Gl.2:9) “Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.”
Entrar em acordo, concordância.

Devido a nossa natureza pecaminosa, temos a forte tendência de quase sempre querer fazer a nossa vontade, em detrimento ou seja não importando se estamos ou não prejudicando quem esteja junto a nós.

Na verdade nos preocupamos apenas se vamos tirar alguma vantagem ou com os nossos próprios interesses.

Para vivermos UNIDADE é preciso:
• que sejamos completamente humildes e dóceis, sejamos pacientes e suportemos uns aos outros com amor, fazendo todo o esforço para conservar a unidade que o Espírito Santo criou na natureza da igreja, vinculando-nos pela paz. (Rm.12:12; Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Ef.4:2,3; Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. 3. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Hb.12:14) Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.


• É necessário ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Devemos abandonar a mentira, falando sempre a verdade, quando irados, apaziguar a ira o quanto antes, não furtar, pelo contrário ajudar a quem precisa, falar palavras que edificam, nada de amargura e todo tipo de maldade. Pelo contrário, bondade, compaixão e perdão ( Ef 4: 25-32) Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. 26. “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha, 27. e não dêem lugar ao Diabo. 28. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. 29. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. 30. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. 31. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. 32. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
2 Co 5.17 - Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

DEUS FEZ O HOMEM PARA VIVER RELACIONAMENTOS

Relacionamento: É estar próximo .

Os Relacionamentos podem ser:
• Desafetuoso (inimigo).
• Amistoso (amigável)
• Íntimo (profundo e acolhedor, confidencial que guarda segredo, de confiança) .

Deus fez o homem para viver relacionamento íntimo.
1. Primeiro com Deus.
2. Segundo com as pessoas (Semelhante)

Toda a Palavra de Deus deixa claro que Deus quer viver relacionamento com seres humanos (Gn.3:8) Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

Mas o homem através da desobediência quebrou este relacionamento intimo e passou a ter um relacionamento amistoso que com o passar do tempo foi virando desafetuoso (Is.59:1-3; Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.
2. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.
3. Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias.
(Rm.3:23), pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
(Rm.11:32) Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos.

• O pecado e a iniqüidade levantam um muro entre o homem e Deus. Por causa dessa barreira, o homem não desfruta do favor de Deus, nem de proteção, socorro ou livramento.
Por causa do pecado Também, as orações não serão atendidas (Sl 66.18) Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria;
(Is.1:15); Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!
(Jo.9:31; ). Sabemos que Deus não ouve pecadores, mas ouve o homem que o teme e pratica a sua vontade.

• Mas Deus providenciou um modo para resolver este problema do homem que longe e separado dele (Jo.3:16) “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
(Ef.2:13); Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.
(Cl.2:13) Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,
(Ef.2:5-6) deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
6. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus,
( Rm.5:10) Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

• Deus tomou todas as providências para nos salvar da ira vindoura, (pois se o homem não fosse salvo da ira vindoura ele estaria eternamente separado de Deus) e Deus não quer perder ninguém . (II PE.3:9) O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
( I Tm.2:4) que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

• A Vontade de Deus é que todos se salvem Isto não significa que todos vão se salvar. Pois só será salvo quem aceitar a Jesus ou receber Jesus como seu salvador: (Jo.1:12) Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

• O homem tem o poder - (ou seja o direito) de se tornar filho de Deus somente se crer no nome de Cristo. Quando ele o recebe, nasce de novo e é feito filho de Deus (Jo.3.4-5) Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” 5. Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
. mediante a fé que agora temos no seu Filho (Ef.4.22 quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
Ef.5.2; e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
(5.9) pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

Ap.2:7 “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
- O vencedor (gr. nikon) é aquele que, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo, experimentou o novo nascimento e permanece constante na vitória sobre o pecado, o mundo e Satanás.

Isto é relacionamento com Deus. PERMANECER NA VITORIA e só é possível através da Unidade Com Deus e os irmãos na pessoa de em através do Espírito Santo (Jo.17: 6-12,14-23)

RELACIONAMENTO ÍNTMO OU RELACIONAMENTO QUE TRATA A LIÇÃO É TROCA DE EXPERIENCIA

Porque é troca de experiência ? Porque é convivência.
O que é convivência ? Convivência é convívio e convívio é viver juntos e ter boas relações.

O resultado disto é COMUNHÂO descrito em:.
• At.2:42 - “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações”
• I Co.1:9 - Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
Conforme o dicionário VINE - Comunhão no Grego é “koinonia” é “tendo em comum” esta expressão (ou frase) “TENDO EM COMUM” vem de do grego “koinos” que significa , companheirismo, sociedade. VIVER JUNTOS SENTADOS A MESA (At.2:46) - “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,”

Quando vivemos este relacionamento que é comunhão com os irmão que é resultado da nossa comunhão com Deus trocamos EXPERIENCIA .
• Por que ? - Porque vivemos MUTUALIDADE

Do texto de (Rm 15.1-7 )podemos tirar algumas lições sobre como praticar a Mutualidade na igreja:
1) Os fortes devem suportar os fracos.
2) Não devemos agradar a nós mesmos, mas cada um deve agradar o seu próximo.
3) Para isso existe uma base: Cristo não agradou a si mesmo.
4) Como podemos fazer isso? Aceitando-se uns aos outros da mesma forma como Cristo os aceitou.
5) Qual o fator pedagógico? Para que por meio da perseverança e o bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
6) Qual o resultado obtido? Deus nos concederá espírito de unidade, segundo Cristo Jesus.
7) Qual a finalidade?
• Para o bem e a edificação do próximo,
• para que glorifiquemos a Deus.

A mutualidade gera a dinâmica da vida cristã. Que dependamos sempre do Espírito Santo para que experimentemos a vida abundante na mutualidade.

Mais Lições sobre a Mutualidade: Ef.4:21
21. De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.
22. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
23. a serem renovados no modo de pensar e
24. a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
25. Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
26. “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha,
27. e não dêem lugar ao Diabo.
28. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
29. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

[Estas coisas entristece o Espírito Santo]
30. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
31. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
32. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.


Pense nisso.

Pr. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário