sexta-feira, 30 de março de 2012

A arca, lugar desconfortável, no momento é necessário e é único lugar.


A arca, lugar desconfortável, no momento é necessário e é único lugar.
(Gn.8:1-20)

Então Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar.
2. As fontes das profundezas e as comportas do céu se fecharam, e a chuva parou.
3. As águas foram baixando pouco a pouco sobre a terra. Ao fim de cento e cinqüenta dias, as águas tinham diminuído,
4. e, no décimo sétimo dia do sétimo mês, a arca pousou nas montanhas de Ararate.
5. As águas continuaram a baixar até o décimo mês, e no primeiro dia do décimo mês apareceram os topos das montanhas.
6. Passados quarenta dias, Noé abriu a janela que fizera na arca.
7. Esperando que a terra já tivesse aparecido, Noé soltou um corvo, mas este ficou dando voltas.
8. Depois soltou uma pomba para ver se as águas tinham diminuído na superfície da terra.
9. Mas a pomba não encontrou lugar onde pousar os pés porque as águas ainda cobriam toda a superfície da terra e, por isso, voltou para a arca, a Noé. Ele estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e a trouxe de volta para dentro da arca.
10. Noé esperou mais sete dias e soltou novamente a pomba.
11. Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a terra.
12. Esperou ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba, mas desta vez ela não voltou.
13. No primeiro dia do primeiro mês do ano seiscentos e um da vida de Noé, secaram-se as águas na terra. Noé então removeu o teto da arca e viu que a superfície da terra estava seca.
14. No vigésimo sétimo dia do segundo mês, a terra estava completamente seca.
15. Então Deus disse a Noé:
16. “Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles.
17. Faça que saiam também todos os animais que estão com você: as aves, os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão. Faça-os sair para que se espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem”.
18. Então Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles,
19. e com todos os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra.
20. Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.
Hoje, meu filho e eu estávamos conversando e ele me chamou a atenção para a arca e a situação em que Noé e sua família se encontravam naquele local. Não deveria ser uma situação confortável para Noé e sua família estar dentro da arca juntamente com os animais e toda a bicharada. Imaginem, quanto mal cheiro ! Cheiro de curral misturado com cheiro de galinheiro, de chiqueiro, de bodes, de gambás, de elefante, de tigre, de serpentes, lagartos e de tantos e tantos outros animais (Gn.7:14) Com eles entraram todos os animais de acordo com as suas espécies: todos os animais selvagens, todos os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos que se movem rente ao chão e todas as criaturas que têm asas: todas as aves e todos os outros animais que voam.
15. Casais de todas as criaturas que tinham fôlego de vida vieram a Noé e entraram na arca.
16. Os animais que entraram foram um macho e uma fêmea de cada ser vivo, conforme Deus ordenara a Noé. Então o Senhor fechou a porta.
Ainda mais 8 pessoas juntas por tanto tempo num espaço tão pequeno, imagino os conflitos pessoais entre a família. A arca não era um lugar agradável no entanto era a único lugar não existia uma segunda opção. Assim como Noé e sua família, você e eu também podemos estar dentro de uma Arca, um lugar que não é agradável mas é o único lugar onde devemos estar, não estar dentro da arca significava morte. Mas eu tenho uma noticia para você , a arca não é para sempre, vai chegar uma hora que as janelas serão abertas e você será colocado em liberdade, a arca é só um tempo. Na arca temos que ter paciência, esperar no Senhor, a hora do Senhor, o tempo do Senhor. Na arca tem conflitos, na arca tem ociosidade, na arca tem trabalho, fazemos o que não gostamos, porque Noé e sua família certamente tinha que cuidar daqueles bichos, limpar os estábulos , as vezes faziam o que não gostavam ou as vezes tinham tempo de ociosidade dentro daquela arca e ai então olhavam uns para a cara um do outro e já estavam enjoados daquelas mesmas caras, daquela mesmice, mas não tinha outro lugar para eles. As vezes nos encontramos como Noé e sua família, num lugar onde não gostamos, fazendo o que não gostamos com pessoas chatas, mas temos que permanecer pois não temos para onde correr, temos que esperar o tempo de Deus. Qual é a sua arca ? Não podemos escapulir da arca, precisamos agüentar firme até que as janelas seja abertas. Uma coisa temos certeza, o tempo das janelas abertas está próximo, ele vai chegar, creia nisso.



Pr.Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário