sábado, 3 de dezembro de 2011

O que é Igreja

O QUE É A IGREJA

A igreja é um mistério que estava oculto e revelado ( Rm.11:24-27) - Afinal de contas, se você foi cortado de uma oliveira brava por natureza e, de maneira antinatural, foi enxertado numa oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira?
25. Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios.
26. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.
27. E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados”.

Rm.16:25-26
Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,
26. mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe;
27. sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.

Ef.1:7-10
Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
8. a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.
9. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,
10. isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Ef.3:1- 12 –
Por essa razão oro, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, em favor de vocês, gentios.
2. Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,
3. isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi em poucas palavras.
4. Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo.
5. Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,
6. significando que, mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.
7. Deste evangelho me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.
8. Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo
9. e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.
10. A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,
11. de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor,
12. por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

Quando falamos de IGREJA precisamos ter a idéia da Igreja da perspectiva de Deus e das perspectiva dos homes .
o A Igreja da perspectiva dos homens é o que entendemos por Igreja.
o A Igreja da perspectiva de Deus é a que somente Deus sabe -
- Deus conhece perfeitamente aqueles que permanecem fiéis ao seu evangelho original, bem como aqueles que transigem quanto às suas verdades –
 (I Co.8:1- 3) Com respeito aos alimentos sacrificados aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica.
2. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria.
3. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.
A. (2Tm.2:19, 20) - Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.
20. Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos.
B. Jo.10:27 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;


Diante destas afirmações IGREJA não é aquele que se intitula igreja mas aqueles a quem Deus conhece como igreja. Preste atenção neste texto a baixo:
Mt.7:22 – 23 - . “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
22. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’
23. Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!

1.1. A Fundação da Igreja
Esse texto esta falando de pessoas que passam como igreja; Conhecem a Deus , mas não são conhecidos de Deus é a igreja da perspectiva do homem

A Igreja foi Fundada no mar da Galiléia quando Jesus chama os primeiros discípulos. (Mt. 4:18-20)
A Igreja foi inaugurada em Jerusalém no dia do Pentecostes como Discurso de Pedro – (At.2:14-41).

1.2. As Características da Igreja Ef.2:19-21
9. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
20. edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,
21. no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor “

As Caracteristicas da Igreja
A) membros da família de Deus
B) Tem Cristo como Pedra Angular
C) Cresce para tornar um Santuario no Senhor
A. A Verdadeira Igreja (o individuo) é Membros da família de Deus G.6:10 - Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé. - Como família temos obrigação familiar uns para com os outros

B. A Verdadeira Igreja (o individuo) - Está edificado em Cristo e não nos homens - Tem Cristo como a Pedra Angular; (Mt.16:18 ) – A pedra que Jesus disse era si mesmo e não Pedro como muitos dizem (I Co.3:11) Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo - (Is.28:16) Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu
assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. -
o está edificando, sobre Cristo como o alicerce, um novo povo que deve manter um compromisso com a retidão e a justiça
o ( Sl 118.22). Jesus foi rejeitado pelos Judeus Mas ele tornou-se a Principal peça da Igreja, foi sobre ele que a igreja foi edificada, ele é o principal MEMBRO da Igreja (Jo.1:11,12)
o (Jo.1:12) No sentido Bíblico só é filho de Deus quem está em Jesus.
o (II Co.5:17) A Igreja é quem realmente está em Jesus (Rm.8:1 – 8) .
o Quem está em Jesus anda no Espírito e produz o fruto do Espírito (Gl.5:18-20) - A Lei de Deus é atuante e exigente, revela o pecado e condena. O Espirito ´Graça, justifica ou seja inocenta a pessoa.

C. A Verdadeira Igreja (o individuo) - Cresce para tornar um santuário – Respeita e aceita a diversidade de Ministerio no meio do corpo - Pra Isso Jesus deu a igreja diferentes dons e Ministério Ef.4:10- 10. Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas.)
11. E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
12. com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
13. até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

AS RESPOSABILIDADES DA IGREJAS
Os dons foram dados a igreja por meio de Jesus não foram para adornar a Igreja mas para ela desempenhar o seu papel na terra.
A TRIPICE MISÂO DA IGREJA
Primeira: Adoração. (I Pe.2:5) vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Aqui está o papel número um do povo de Deus: oferecer-lhe sacrifícios vivos e agradáveis:
É no desempenho de seu papel adorador que a Igreja encontra sua missão em nível de maior transcendência. A Igreja executa o seu verdadeiro sacerdócio quando ela entra nos Santo dos Santos a fim de ministrar à santidade e à majestade do Criador , nessa relação de ADORADOR a graça de Deus é manifesta na vida desse individuo e ele capacitado a :
• Viver uma vida Santa;
• Cumprir os mandamentos de Deus;
• Desenvolver o Fruto do Espírito

Somente ela desempenha o papel da verdadeira adoração, uma vez que esta só pode acontecer quando é feita em “espírito” e em “verdade”

(Jo 4:23,24). No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
24. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

Adorar a Deus é reconhecê-lO em todos os Seus atributos, como o amor, santidade, eternidade, poder absoluto etc e refletir essas qualidades. Quando a Igreja perde essa dimensão, torna-se uma organização fria, morta e institucionalizada. Mas à medida em que a busca e nela flui, então os rios de vida começam a jorrar de seu ser, liberando a própria vida de Deus.

Segunda: Comunhão ou seja a Edificação dos Santos. Uma marca de suma importância entre o povo de Deus é a marca relacional. (Só um Verdadeiro adorador consegue viver a verdadeira comunhão com os irmãos)
O Novo Testamento usa a palavra “koinonia” para expressar a maneira como os cristãos se relacionam uns com os outros.

Esse relacionamento deve acontecer de forma sincera, transparente e sadia, buscando o bem do outro e edificando-o enquanto caminhamos juntos. Por meio da comunhão expressamos uns aos outros o amor do Pai que é derramado sobre os filhos por meio do Espírito Santo

(Rm. 5.5). E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Terceira dimensão: Evangelização. Aqui encontramos o nosso papel proclamador, uma vez que somos chamados a comunicar as grandezas de Deus (1Pedro 2.9).
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Existem pessoas que se gaba por ser :
• geração eleita,
• sacerdócio real,
• nação santa,
• povo exclusivo de Deus

Mas esquecem que todas essas coisas servem: para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz

Crente que não ganha ninguém para Jesus vai chegar de mão vazias diante de Deus
Dt.16:16 ““Três vezes por ano todos os seus homens se apresentarão ao Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher, por ocasião da festa dos pães sem fermento, da festa das semanas e da festa das cabanas. Nenhum deles deverá apresentar-se ao Senhor de mãos vazias:

Ai você vai me dizer, Pastor isso ai não tem nada a ver com a pregação do evangelho, eu te respondo, tem sim meu querido, a colheita aqui representa a pregação do evangelho e as ofertas as vidas que eu e você ganhamos para Jesus.

Mt.11:12-14 - 12. No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.
13. Vendo a distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.
14. Então lhe disse: “Ninguém mais coma de seu fruto”. E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.

Tem crente que está como essa figueira: Muita folha e nada de fruto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário