domingo, 22 de julho de 2012

Quando o entusiasmo acaba ...



Entusiasmo, um substantivo masculino  (do grego en + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista. Além do significado que pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem, a palavra "entusiasmo" vem do grego e significa literalmente:"sopro divino" e ainda “o Deus que habita dentro”. O entusiasmo  é  diferente  do otimismo, pois  otimismo  é a crença  de que aquilo que  tanto se  espera,    vai dar certo, é diferente  da fé. O entusiasmo é muito mais  que  esperar e  acreditar  que  algo vai  acontecer, mas é a força motriz que leva  a pessoa  a fazer  acontecer, é  a inspiração para  realizar  algo que leva a resultados positivos, é uma força que vem do íntimo. Entusiasmo é o animo, é o ardor  que impele a fazer algo é  a paixão que brota da alma .
Será  o entusiasmo  algo momentâneo ? O entusiasmo  é algo  que precisa  ser nutrido para  que ele não se vai . Quando  o entusiasmo acaba as  coisas passam a  serem  feitas pela  razão sem emoção Muitas  são as  causas que  matam  o entusiasmo, por  exemplo:
·         Noticias  ruins;
·         Pessoas negativas e depressivas;
·         Pessoas  que não valorizam suas  ideias;
·         Pessoas  que te  deprecia e te coloca para baixo;
·         Falta  de pessoas  prontas  para  colaborarem com sua ideia;
·         Coisas  e  situações  que  te  impede de  agir, entusiasmo é  ação;
·         Reclamações,  reclamação  é  um hábito e  quem tem esse hábito cada dia mais ele vai ficando cada  vez  mais intenso até que ele  mata  o  entusiasmo.
  Quando o entusiasmo acaba, acaba a  alegria, acaba a  vontade  do fazer, quando faz não faz com emoção. O entusiasmo acaba  na vida, no casamento, no ministério,  na profissão e  etc.
Precisamos  de nutrir o nosso entusiasmo  e  fugir  de  tudo  aquilo  que  quer matar os nosso  sonhos o nosso entusiasmo. Quando o entusiasmo acaba só Deus para  renová-lo. Vemos o  exemplo do Profeta  Elias (1 Rs.19:4) “E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” – Elias  estava  desanimado,  deprimido o  seu entusiasmo  tinha  acabado, um homem que  havia  enfrentado situações tão difícil  agora  foge  da  ameça  de Gesabel,  em (Fp.1:23) encontramos a  apóstolo Paulo  na mesma  situação: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” Eles  não foram os primeiros  e  nem  os únicos . Quem sabe hoje , você  está  assim  também, lance hoje  seu fardo aos pés  de Cristo e  assim  como Elias  sinta  o Senhor  te  fortalecendo para a vitoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário