sexta-feira, 1 de julho de 2011

O fruto do Espirito

O Fruto do Espírito
Gl.5:22-24

Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, ele vai produzir este tipo de fruto em nós:. Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, auto-controle. Aqui não há conflito com a lei. 24 Aqueles que pertencem a Cristo Jesus pregaram as paixões e os desejos de sua natureza pecaminosa a sua cruz e crucificado-los lá.

Paulo apresenta 15 obras da carne, para depois falar no Fruto do Espírito. A carne aqui é a natureza pecaminosa do homem. Das 15 obras da carne, Cinco -
Os pecados que o homem comete contra o seu corpo –
 Prostituição,
 impureza,
 lascívia,
 bebedice,
 glutonaria;
Dois - contra o seu próprio Espírito e contra Deus –
 Idolatria
 feitiçaria;

Oito - contra o seu próximo –
 Inimizades,
 porfias,
 ciúmes,
 iras,
 discórdias,
 dissensões,
 facções
 invejas.

O Fruto do Espírito é o caráter de Cristo em nós, é a natureza de Cristo no ser humano . O Fruto do Espírito é um resultado natural da habitação do Espírito Santo, resultado do relacionamento da pessoa com Deus. O Fruto do Espírito não é forçado é natural, é tão natural como a bananeira produz a banana, como a laranjeira produz a laranja como a aboboreira produz a abobora - Na medida em que nos rendermos à obra do Espírito Santo dentro de nós o fruto do Espírito vai sendo produzido em nós.

O fruto do Espírito começa a ser gerado em nós no momento em que aceitamos a Jesus Cristo como salvador . Pois a palavra nos diz: Pois em Cristo somos nova criatura (2 Cor. 5:17) a partir do momento em que aceitamos a Cristo, nós passamos a agir como ele, pensar como ele, somos guiados pelo Espírito Santo de Deus e a nossa natureza velha vai sendo neutralizada pela natureza de Cristo e vamos mudando conforme o Espírito vai nos guiando, a fim de mostrar para nossa família, nossos amigos, colegas de trabalho, como Jesus É!.

Ao aceitarmos a Jesus é colocado dentro de nós a semente do fruto do Espírito e ela vai brotar e gerar o fruto do Espírito que nada mais é, que a Natureza de Cristo .( Jo. 15:1-4; Ef.4:13 - 16) E Vamos nos transformando a imagem de Cristo

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).

“Caridade” (amor) (gr. agape), o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
“Alegria” “Gozo” (gr. chara), a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; Fp 1.14).
“Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).
“Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).
“Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).
“Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
“Fidelidade” “Fé” (gr. pistis),lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).
“Mansidão” (gr. prautes), moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
“Auto controle” “Temperança” (gr. egkrateia), o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).

Quando a macieira não produz maçã , a laranjeira não produz laranja, a bananeira não produz banana, a aboboreira não produz abobora , a vaca não fica prenha para produzir bezerros, ficamos preocupados, algo está usado. Pode ser que pode ser que precise de algum tratamento ou talvez pode ser que precise ser arrancada e queimada, a vaca pode ser que tem que ir para o matadouro. Da mesma forma o quando o crente não produzo fruto do Espírito , algo está errado, algo deve ser feito, todo crente não deveria ficar tranqüilo enquanto não produzisse o Fruto do Espírito.

O Fruto do Espírito é como uma mexerica de nove gomos. Destes nove gomos, são palavras que expressam qualidades, que nada mais é que maneiras do o amor se manifestar,

Três estão ligadas diretamente ao individuo
1. a alegria,
2. mansidão
3. domínio próprio,

Três estão ligadas diretamente ao próximo
1. benignidade,
2. longanimidade
3. bondade,

Três ligam diretamente o individuo com Deus, consigo mesmo e com o próximo
 o amor,
 a paz
 e a fidelidade,
Eu Amo a Deus, a mim mesmo e ao meu próximo, tenho paz com Deus, comigo mesmo e com o meu próximo, sou Fiel a Deus, a mim mesmo e a meu próximo; os três aspectos diretamente ligados ao próprio indivíduo, estão indiretamente ligados ao meu próximo, pois quando sou alegre, a minha alegria contamina os que me cercam, a minha mansidão me impede de explodir contra o meu próximo, e o meu domínio próprio me impede de explorar o meu próximo.

Fruto do Espírito na vida do crente independe das circunstâncias, de uma boa situação financeira, de situações psicológicas favoráveis, de boas relações com a família, com parentes ou amigos. Mas do relacionamento do individuo com Deus . O Fruto do Espírito não tem nada a ver com as nossas qualidades naturais

O crente que não produz o fruto do Espírito ele é carnal . O fruto do Espírito são qualidades espirituais produzidas em nós pelo Espírito Santo através do nosso relacionamento com Deus em Cristo.

De que maneira é produzido em nós o Fruto do Espírito?
 Através de uma entrega total da nossa vida a Deus e ao domínio dele.
 Uma vida de oração e busca da graça de Deus;
 Através de ouvir Deus falar conosco em nosso espírito;
 Pelo conhecimento progressivo da Palavra de Deus (a Bíblia), mediante a leitura e estudo.
 Pela esperança nas promessas de Deus contidas na sua Palavra;
 Pela fé na Palavra de Deus,
 Fé no poder de Deus para mudar sua vida.
 Através da nossa vida de devoção .
O crente precisa fazer seu culto particular e diário, gastando tempo estudando a Bíblia, com a mente totalmente a disposição de Deus, nos esvaziarmos das nossa sabedoria humana e buscarmos a de Deus, uma a vida totalmente nas mãos de Deus. Sem dúvida o Espírito Santo irá produzir o caráter de Cristo em nós que é o FRUTO DO ESPIRITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário