terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Importância da Unidade



Esse  texto não é meu, mas  fui ricamente  abençoado  por  ele  ao  visitar  este  endereço http://www.ibfpatriarca.org.br/macrocelula/30_2010.pdf eu  te  convido a  visitá-lo também   por  esse  motivo resolvi  compartilhar  aqui  ,  pois  todo   assunto  que trata  de  UNIDADE  me  interesse  pois  este  é  o  segredo para  a Igreja de Cristo avançar  nos  últimos  dias.  
Unidade  tem  sido  muito confundida  com UNIÃO  e   eu desvinculo  uma  coisa  da  outra,  pois  como eu  costumo  dizer  que UNIÃO   está  fundamentada  em cima  de  contrato onde  o comportamento de  um  depende  do comportamento  do outro  ou  seja, por  regras  condicionais; como, sou fiel a  você  enquanto  você  for  fiel  a  mim, eu te amo  enquanto  você me ama, enquanto você  me obedecer  eu te ajudo, eu  te protejo, enquanto  você concordar  comigo em  tudo  eu estou com você. Isto,  cai naquilo que  Jesus  falou em Mt.5:38 e 43  que  diz: "Ouviste  o que  foi dito: Olho por olho  , e  dente  por  dente. Ouviste  o que  foi  dito: Amarás  o teu  próximo, e odiarás  o teu inimigo." O que  Jesus está  fazendo  ao mencionar  estes preceitos  antigos?  Ele  está  simplesmente  repudiando  este  comportamento, mas  é o  que  tem acontecido  no meio  do povo de Deus , estamos  juntos  enquanto você  me ama, enquanto você fala  o que  eu  quero  ouvir, enquanto você  concorda  comigo  em  tudo,  estamos  Juntos  enquanto você me obedecer, enquanto você  só me elogiar, só me bajular. Sinceramente, isto é unidade? è isso que  muitos  crentes  chamam de UNIDADE! 
UNIDADE   não subjuga  ninguem  com imposição, mas  constrage  com atos  de amor, suportanto os  defeitos uns dos outros, ajudando uns  aos outros, perdoando uns  aos outros , levando as  cargas  uns  dos outros, na unidade  não há  rejeição, unidade  é baseada  em aliança de amor.  então este  texto me chamou muito a  atenção. 
  A igreja tem sido derrotada  exatamente  por  causa  das  crises por  falta  de Unidade,  manobras  polícas dentro  da organisação pensando apenas  num  gupo seleto,  hoje encontramos pastores , líderes  que  se  dedicaram tanto, obreiros, ou pessoas  que não tiveram nenhum cargo na organisação mas  que  estão  doentes, em cima  de uma cama abandonados, despresados, frustrados simplismente por  um dia  falaram  o que  pensavam, não concordou com algum  sistema, com alguma manobra, falou a  verdade, abrio o coração com alguem, crentes e até lideres que vivem   afastado das  igrejas  por  que não foram amados, tolerados, ajudados, animados, mas foram subjugados a normas, a pareceres  , a  ideologia humans, a preceitos humanos  e  religiosos  que nada  tem a ver  com a Palavra de Deus e  em muitos  casos quem os subjugou até entendem que poderiam ter  feito diferente, mas  agora  é tarde   não tem como concertar.
Veja o texto a baixo: 
 
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA UNIDADE - 02
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre
vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. I Coríntios 1:10
Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce
sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que
desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133
Introdução: Dando segmento ao nosso estudo sobre “a importância da unidade” da Igreja de Jesus, quero hoje falar
hoje sobre algumas posturas que podem contribuir para fortalecer ou enfraquecer a unidade da Igreja.
Apesar da “unidade” ser uma “conquista” oriunda da “obra da cruz”, a busca pelo pleno seu estabelecimento,
requer muito de cada membro do “corpo de Cristo”. É somente por meio da “unidade do corpo” que as crises são
superadas, os embates solucionados e os objetivos comuns alcançados. “Todo reino dividido contra si mesmo é
devastado e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá” (Mateus 12: 25).
Um dos maiores desafios dos membros do corpo de Cristo é o de construir “pontes” e não “muros”. Muito
querem servir a Jesus e fazer parte da Igreja sem a responsabilidade de ter qualquer tipo de relacionamento
com os outros. Isso é impossível! A idéia de Deus para a sua Igreja é justamente a de “suprimento, cuidado e
apoio” mútuos, por isso, precisamos entender o valor e a necessidade dessa “interdependência”. Como já citei
numa de nossas ministrações anteriores, em breve voltaremos a estudar uma série sobre “mandamentos
recíprocos”, onde veremos com mais detalhes acerca de posturas que devemos ter “uns para com os outros” no
sentido de fazermos valer a “unidade” e nutrirmos um ambiente propício para a manifestação da glória de Jesus.
Vejamos então 03 atitudes que podem produzir a “falta de unidade” na Igreja de Jesus:
1. Quando as pessoas se fecham em grupos “intransponíveis” – É uma realidade o fato de que, em qualquer
grupo de pessoas, alguns “subgrupos” se formem pelos mais variados motivos. Não tendo outra expressão
melhor podemos dizer que a “afinidade” é a maior causa para que isso ocorra. Temos a tendência de nos
aproximar de pessoas cujas idéias, hábitos e opiniões sejam mais parecidos com as nossas. Não há nenhum
problema nisso. O problema é quando, fazendo parte da Igreja de Jesus, criamos grupos que andam e se
organizam a parte do todo. É preciso que nos relacionemos com todos respeitando, abençoando e amando.
2. Quando alguém usa sua posição para subjugar ou para nos sobressair sobre os outros – A Igreja,
segundo os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos deve ser uma “comunidade de servos”. Aqueles que por
graça e misericórdia do Senhor, são colocados em posições de liderança, precisam entender que foram
chamados para “servir” ao povo de Deus. É bem verdade, que o Senhor delega aos líderes de sua Igreja, aquilo
que se denomina de “autoridade espiritual”; essa, porém, deve ser usada para abençoar, orientar e edificar a
Igreja, nunca para “autopromoção ou desrespeito quem quer que seja”.
3. Quando as pessoas agem com insubmissão e partidarismo – As coisas de Deus precisam se feitas com
“ordem e decência”. Algumas pessoas, mesmo fazendo parte do corpo de Cristo, não querem se submeter às
coordenadas de Deus para o bom funcionamento da Igreja. Pessoas insubmissas são “focos de desunião”
dentro da Igreja. Estão sempre questionando, fazendo oposição e arregimentando seguidores que
inevitavelmente gerarão “partidarismo” que poderá produzir “divisão” e muita tristeza a Igreja de Jesus.
Quais algumas posturas abençoadas produzirão a “unidade” da Igreja de Jesus?
1. A busca pelo entendimento da benção de servir – Na medida em que cada crente passa a entender a grande
bênção que é “servir e abençoar” pessoas, coisas maravilhosas passam a acontecer, pois posturas como
egoísmo, individualismo e orgulho vão sendo quebradas. Ver os outros sendo abençoados deve ser fator
gerador de alegria e não de inveja ou insatisfação. Um exemplo muito lindo desse entendimento são as Células,
onde pessoas servem abrindo suas casas, outros servem ministrando, outros servem participando. Uma benção!
2. A busca pelo quebrantamento que vem de Deus – Quando somos quebrantados pelo “Espírito Santo de
Deus”, nossos valores são renovados, nossa visão é aperfeiçoada, nosso foco é corrigido, nossos muros são
derrubados e somos cheios de amor, graça e misericórdia. Quando isso acontece, passamos a enxergar as
pessoas de uma maneira diferenciada e abençoadora. O “quebrantamento” é fundamentalmente gerado pela
oração. Uma Igreja que ora pouco tem tempo para “devaneios e discussões”. Uma Igreja que busca a face do
Senhor, inevitavelmente será tocada e quebrantada e terá facilidade para ouvir os comandos que virão do céu.
3. Uma postura mais gentil e amável para com todos – “Um gesto vale mais que mil palavras”. Essa frase é
muito verdadeira. Um sorriso, um abraço, uma gesto de atenção, uma ligação no dia do aniversário, uma oração,
um “seja bem-vindo”, uma carona e tantas outras posturas que demonstrem gentileza e amabilidade, são
contribuições para o aperfeiçoamento da “unidade da Igreja de Jesus”. Faça você também a sua parte!
Conclusão: Deus nos tem chamado para vivermos em “Unidade e Compromisso”. Vamos ouvir seu chamado!
Um abraço – Pr. J. Moisés

Nenhum comentário:

Postar um comentário