segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Somos parte na família de Deus


Somos parte  Na    família  de Deus
(Ef.2:19-22)

19. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos, e da família de Deus;
20. Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
21. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
22. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito
Todas  as  cartas  que Paulo escreve  as  igreja  tem uma necessidade   especial da  sua  escrita.
·         As  vezes  corrigir problemas,
·         Fazer  recomendações a obreiros;
·         Pedir  a  aceitação  de um irmão  de  volta  a igreja.
Mas  a  carta  de Paulo ao Efésios  não  tem nenhum  motivo  especial que justificasse  a  sua escrita  .
Por esse  motivo  esta carta, abrange  de  forma bem acentuada a igreja  num  sentido universal.
A carta  deixa a impressão que Paulo não estava  escrevendo somente  para  os  crentes  de Éfeso.
Éfeso era  uma  cidade  portuária  e geograficamente  esta  cidade  se  tornou um ponto estratégico para  o  trabalho  missionário  devido a facilidade de se comunicar  com  outras  regiões.
Esta  carta  é  considerada de  uma  das cartas da  prisão, pois  ela  foi  escrita  em  um momento  em que  Paulo  se  encontrava preso na  cidade de Roma.
O Capitulo 1,2 e 3  desta carta  trata  da doutrina básica do evangelho a REDENÇÃO EM CRISTO.
Então  o apostolo divide esse  assunto em  dois  pontos importantíssimos:
·         NO Capítulo  1  - A preeminência  de Cristo no Projeto da Redenção.
·         Nos  capítulos 2 e 3  - As  vantagens oferecidas  por Cristo ao que  recebem  esta  redenção.
1.      Capitulo  ele   destaca  como vantagens:
a)      A nossa  libertação do pecado e  da morte  para uma vida  nova  em Cristo  (vv1-10)
b)      A reconciliação dos povos, derrubando  o muro da  separação  entre gentil e Judeus, tornando  um só povo pelo vinculo da unidade pelo o amor  ; a igreja. (vv.11-15).
c)      Em Cristo agora  nos tornamos  uma  família ( vv.11-22)  É  sobre isso que eu vou falar.  (UMA  FAMILIA)
PRIMEIRO - AO NOS TORNARMOS CRISTÃO, SOMOS  A  FAMÍLIA DE DEUS! (Passamos  a ser membros da família  de Deus - ) –Quando nascemos de novo nos tornamos  filhos  de Deus  (Jo.1;12; Rm.8:16).
·         Como  família temos a obrigação de nos relacionarmos  como  família. Esse  é o plano de Deus
Jo.17:20,21 - E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21. Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
O Propósito de vivermos como família  é para  que  o mundo creia. Quando vivemos  como família, o mundo crê que Jesus  é  o filho de Deus .
O Que  acontece quando as pessoas  que Jesus é  o Filho de Deus ?
·         (1Jo.5:1a) Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus;
·         (1 Jo.5:5,6) Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.5. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
 O que é vencer  o mundo ?  Será  que  vencer  o  mundo é:
·         Ter fama ?
·         Ter  sucesso?
·         Ter  dinheiro?
·         Ter  bens materiais ?
R: Vencer  o mundo é vencer  o pecado, é vencer a  derrota, é andar  em vitoria.  Andar  em vitoria  é andar sobrepujando sobre  o pecado.
SEGUNDO - AO NOS TORNARMOS CRISTÃO, SOMOS  A FAMÍLIA DE DEUS  PORQUE  SOMOS FILHOS DE DEUS!
São muitas  as  vantagens  de sermos  filhos de Deus .
1.- Salvação (morar no céu por toda a eternidade).  Ap.21:2-5 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
2.      Segurança (fé )  “Busquei o Senhor e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.” (Salmo 34.4)
·         “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. (1Jo.4;18)   O medo de comparecer perante Deus .
·         Sl.27: 1-3 - O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? 2. Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. 3. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria: ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.  Medo das  ameaças  dos  seres  humanos . 
3.      Tem  vitoria nesse  mundo - Vitórias neste mundo (1 Co 15:57). Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” Apesar de nossa imperfeição, Deus sempre nos dará escape, cura e recompensa. Sim, é uma vida de lutas, mas de vitórias certas em todo o tempo. Em Cristo, você terá muitos testemunhos lindos.
4.      É Guiado pelo Espírito - “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus... Assim, também as cousas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo cousas espirituais com espirituais” (I Coríntios 2.10-13). –
 O que é  ser  guiado pelo  Espírito é  ter a  direção certa  para  tomar  decisões – Quem  enquanto  que  tem tanta gente  que não sabe  o  que  fazer, como fazer, o  servo de Deus tem a  direção correta.

TERCEIRO - AO NOS TORNARMOS CRISTÃO, SOMOS  A FAMILIA DE DEUS  PORQUE  SOMOS FILHOS DE DEUS!
Quando eu me torno filho de Deus  eu posso contar  com uma  família nova.
Já pensou na emoção de uma pessoa  que muitos  anos depois  reencontra  com a  família,  ou  um  filho  que foi  criado adotivo por uma família  desconhecida  e  depois  ele  descobre a  família  verdadeira
Da mesma forma  que os membros  da nossa  família  tem  um papel  vital para nos primeiros anos de nossa  vida, os membros  da família de Deus  exercem   um papel  vital para  o  crescimento  espiritual uns dos outros.   O DICIPULADO
OS MEMBROS DA IGREJA PRIMITIVA PASSAVAM MUITO TEMPO  JUNTOS, CRESCENDO EM MATURIDADE.  A  comunhão deles acontecia em dois  níveis.
·         No templo  - No Templo para  celebrarem
·          nas casas – At.2;46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
INFELISMENTE, AO LONGO DOS ANOS  A IGREJA DEIXOU DE  SER  FAMILIA  PARA  SER UMA ORGANISAÇÃO.
Precisamos votar a ser família, deixando que os muros  da  separação caia .
 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio. (Ef 2:14)
O que  faz a diferença  no mundo não é a  mensagem que pregamos, mas o nosso comportamento como  família.
At.2:47
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Você  sabia  que se a igreja vivesse  como família  neste  mundo ia  chegar  um tempo  que a VIOLÊNCIA URBANA IA SE ACABAR?
·         Muitos  assassinatos  não aconteceriam ;
·         Muitas  agressões físicas  não aconteceriam;
·         Muitos latrocínios  não aconteceriam.
Se  a igreja  cumprisse  o seu papel  como família  muitos hospitais iam se fechar ?  .Porque  muitas pessoas  seriam curadas .?
Mc.16:15-20 –
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.
16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
19. Ora o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
20. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
A unidade , a vivencia como família  atrai MILAGRES :
At.2:42-44
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
O que nos atrapalha  a  viver como família ?  O Orgulho
O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em:
·         Provérbios 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” 
·         A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23 “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.” 
·         Deus é contra os orgulhosos. A Bíblia diz em 1 Pedro 5:5-6 “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” 
O orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas.
·         A Bíblia diz em Lucas 18:14 “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” 
·         Uma humildade semelhante à de uma crirança é de muito valor no céu. A Bíblia diz em Mateus 18:4 “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” 
·         Os orgulhosos serão humilhados. A Bíblia diz em Mateus 23:12 “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.” 
·         Os que são orgulhosos podem cair. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe para que não caia.”
E O Orgulho  é a ausência de Cristo :
Diz  um  escritor  que o temos de orgulho é o que temos de anjo caído dentro de nós.  E O que  temos  de Humildade é o que temos de Cristo.
Quanto você  tem  de Humildade ? 

Pr. Carlos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário