sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Não basta ser liberto precisa manter a liberdade


Não basta sermos  abençoados,  precisamos  ser libertos e viver a liberdade  em Cristo.

A palavra de Deus  nos  chama  a  atenção   em  Gl.5:1  afirmando: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.”  O  que é  que  Paulo  estava  dizendo neste  versículo? Alguns  gálatas que já haviam  sido  libertos da  escravidão  da Lei aceitando a Jesus e crendo na  doutrina  do evangelho,  (“conhecereis a  verdade e  a  verdade  vos  libertará” )   sendo libertos do jugo da  escravidão  da Lei,  tornaram a submeter-se á fardos  e preceitos humanos .  
O jugo da  servidão era  uma lista  de proibições  feita pelos  rabinos,  de acordo  com a  interpretação que cada  um  fazia  da Lei, que determinava como os judeus deveriam  viver a Torah. Essas  listas  eram submetidas a discussões e  sendo aprovadas  eram  colocadas   em vigor. Elas continham muitas regras que eram verdadeiros fardos pesados e sem nenhum propósito que agradasse a Deus.  É por isso que Jesus  diz  em Mt.5:17 “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir.” Jesus  está  dizendo que  ele  veio não para acabar  com a  Lei, mas  cumpri-la da maneira  correta.  Jesus não veio para  anular  os mandamentos  anteriores da verdadeira Lei, mas para trazer a correta interpretação  do ensino e do verdadeiro propósito  que liberta .
O ensino  de Jesus  tinha o objetivo de libertar o homem do jugo  humano e  dos fardos  pesados, frutos  de interpretações e regras que  nada tinham a  ver  com as  Escrituras . Em Mt.11:28-30 Jesus  disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”   O povo  estava cansado e  oprimido pela religiosidade e  pelos preceitos  humanos,  resultado da má  interpretação das  Escrituras. Mateus 23:13 diz: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais os homens o Reino dos céus; e nem vós, entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando.” Lc.11:52 – “Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência! Vós mesmos não entrastes e impedistes os que entravam.”
Os líderes  religiosos  rejeitavam a Palavra de Deus  e a  substituíam por  suas próprias  ideias  e interpretações, e isto muito desagradava o coração de Jesus, como podemos perceber em  Mt.15:3 “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição?”
Não quero afirmar com este texto que Jesus  era  conivente  e  tolerante com o pecado,  mas  ele  não gostava  dos preceito  e  regras humanas  que  dificultavam o homem  a  servir  a Deus. Ele não concordava  com a  distorção  dos  verdadeiros   ensinamentos  de acordo com a conveniência humana ou  com a mente  limitada  dos líderes religiosos, que muitas  vezes era possessiva, dominadora e impositiva. Jesus não era  liberal  com o pecado, ao contrário era muito austero, todavia Ele  amava  o pecador e o libertava  do pecado. 
Alguns gálatas haviam  se  submetido novamente  aos preceitos  e  regras  humanas, atando fardos pesados e colocando-os  sobre as pessoas, assim como  muitos  nos  nossos  dias estão  fazendo.  Não  foi para  isso  que  eu  e  você  fomos libertos! Fomos libertos  do pecado e das regras humanos não para continuarmos pecando, mas para  vivermos  a  liberdade  em Cristo e desfrutarmos do Pleroma de Deus. Como, portanto, recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim nele andai, arraigados e edificados nele e confirmados na vossa fé, como fostes ensinados, abundando em ações de graças.Cuidai que não haja ninguém que vos faça de vós presa sua por meio da sua filosofia e vão engano, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.”(Cl. 2:6-9)
Precisamos tomar  cuidado  para  não nos  submetermos a filosofias que colocam fardos desnecessários sobre os nossos ombros, anulando a nossa  liberdade  em Cristo. Mais  uma  vez  repito: quando falo de liberdade  não estou  dizendo que somos livres para pecar e cometer  iniquidades, mas para vivermos uma vida de completa dedicação á Cristo.
Como os  Gálatas  que  haviam  abandonado os princípios  da Graça  muitos também estão anulando a graça  de Deus vivendo princípios  humanos  sem nenhum  respaldo  da Palavra; deixando de permanecer  em Cristo  e  voltando para  regras  e preceitos do Homem. 2 Pe.2:15-22 – “ os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que  amou o prêmio da injustiça. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.Deste modo, sobreveio-lhes o que por um  verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu  próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de  lama.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário