quarta-feira, 15 de junho de 2011

RESPONDENDO de forma semelhante a Cristo àqueles que atacam nossa fé em Jesus.

RESPONDENDO de forma semelhante a Cristo àqueles que atacam nossa fé em Jesus.

A INCLEDULIDADE DOS IRMÃO DE JESUS – (VS.1-8) - Aprendemos que Jesus teve dificuldade dentro de casa com seus próprios irmãos - Veja que em João 7:3 os irmãos de Jesus debocham dele e ironizam os seus discípulos: “Disseram-lhe, então, seus irmãos: Saia daqui e vá para a Judéia a fim de que os seus seguidores vejam o que você está fazendo..” Observe o que eles estão dizendo: Olha você aqui em Nazaré, mas vai lá para capital do país e do poder político, do governador, do Sinédrio, diante do poder romano para que para que todo mundo veja, vá para a Judéia! - - A incredulidade produz um deboche irônico, uma soberba existencial que desdenha dos atos de Deus e seus milagres. Foi isso em síntese o que os irmãos de Jesus fizeram, debocharam, escarneceram, ironizaram com altivez dele... Se quiseres ser conhecido, vai lá para a Judéia... Lá tem gente importante... Imagino as risadas e o sarcasmo.

JESUS NA FESTA DOS TABERNACULOS (Vs.10-13)
 V. 2 - 2.Aconteceu que a festa dos judeus chamada Festa das Barracas estava perto. A festa das barracas ou festa dos tabernáculos era a festa mais longa do ano judaico, ela duarava 8 dias. Era uma celebração que comemorava a provisão de Deus para povo judeu no Deserto. Esta festa acontecia no fila das colheitas e eles agradeciam a Deus pela colheita .
 V.13 - Mas ninguém falava abertamente sobre ele porque todos tinham medo dos líderes judeus. – Estes lideres eram hostis a Jesus.Eles se achavam superiores a Jesus

A CONTROVERSIA ENTRE JESUS E OS JUDEUS (VS.14-24)
 V. 15.Os líderes judeus ficaram muito admirados e diziam: —Como é que ele sabe tanto sem ter estudado? Jesus não era conhecido por ter sido ensinado por nenhum daqueles doutores da lei e nem tão pouco por nenhum Rabino , o que intrigava eles era isto. (v.14 e 15) - Contudo o seu conhecimento e sua sabedoria pasmava eles, mesmo eles querendo ser superiores a Jesus eles se sentiam humilhados diante de tanta sabedoria de Jesus . (Jo.3:2)
 Jesus então indicava a fonte de seu conhecimento, seu conhecimento não se origina em si mesmo mas no Pai (v. 16) .Jesus disse: —O que eu ensino não vem de mim, mas vem de Deus, que me enviou.

OS GUARDAS MANDADOS PARA PRENDER JESUS (VS.25-36)
 VS.41 e 43 “Outros diziam: —Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: —Mas será que o Messias virá da Galiléia? 42.As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou - .Jesus era da Galiléia e o povo sabia disto – Eles esperavam que o Messias viesse da Judéia , como resposta desta indagação Jesus prefere falar da sua origem divina - V 52.—Por acaso você também é da Galiléia? —perguntaram eles. —Estude as Escrituras Sagradas e verá que da Galiléia nunca surgiu nenhum profeta. – v.27 e 28 - 27.No entanto, quando o Messias vier, ninguém saberá de onde ele é; e nós sabemos de onde este homem vem. 28.Quando estava ensinando no pátio do Templo, Jesus disse bem alto: —Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não o conhecem.
 30.Então quiseram prender Jesus, mas ninguém fez isso porque a sua hora ainda não tinha chegado. - Ainda não era o tempo então eles não seriam bem sucedidos em prender Jesus –

JESUS, A FONTE DA AGUA VIVA
 V.37 e 38 – “.O último dia da festa era o mais importante. Naquele dia Jesus se pôs de pé e disse bem alto: —Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38.Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”. Jesus então no ultimo dia da festa fez uma proclamação, repetindo drasticamente a mensagem que ele pregou para a mulher samaritana (JO.4:10-14). Jesus torna claro que ir a ele significa “CRER NELE”
O QUE SIGNIFICA CRER EM JESUS, NESTA HORA QUE ELE FAZ ESTA PLOCLAMAÇÃO “COMO DIZEM AS ESCRITURAS”?
• Primeiro: (Is.44:3) significa que as profecias estavam se cumprindo e o Espírito Santo começava a ser derramado como previsto em (Is.44:3) - E O resultado maravilhoso do derramamento do Espírito sobre quem crer em Jesus e o a convicção de que pertencer ao Senhor e que Ele e que agora somos filhos de Deus, com todos os direitos e privilégios como seus filhos (ver Rm 8.16 ; Gl 4.6 )
• Segundo: (Is.58:11)
1) a luz de Deus e a plena alegria da salvação e a cura da alma;
2) a proteção e presença de Deus manifestas em nossa vida;
3) o socorro divino na aflição, mediante a resposta das orações;
4) a remoção das trevas e da opressão;
5) a orientação, fortaleza e frutescência da parte de Deus, e
6) a verdadeira restauração, o homem não separado de Deus.
• Terceiro : (Is.12;3) - Jesus estava oferecendo a alegria da Salvação, pois que nele cresse teria removido de si toda tristeza e ansiedade.
• Quarto : Quando ele diz que “Rios de água viva fluirão do seu ventre” – Jesus estava falando que s benção alcançaria todas as pessoas que estivesse em contato direto com quem cresse nele – Abundancia de benção – Isto implica que onde estamos está plantados temos a obrigação de Influenciarmos as pessoas com a mensagem do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário