segunda-feira, 20 de junho de 2011

As obras da carne e o fruto do Espírito
Gl.5:18-24
NTLH

Então, eu aconselho você a viver de acordo com sua nova vida no Espírito Santo. Então você não estará fazendo o que o seu craves natureza pecaminosa. 17 A velha natureza pecaminosa adora fazer mal, que é exatamente o oposto daquilo que o Espírito Santo quer. E o Espírito nos dá desejos que são o oposto do que os desejos da natureza pecaminosa. Estas duas forças estão constantemente lutando entre si, e suas escolhas nunca estão livres de conflito18 Mas quando você é dirigido pelo Espírito Santo, você não está mais sujeita à lei. 19 Quando você seguir os desejos de sua natureza pecaminosa, suas vidas irão produzir esses maus resultados: imoralidade sexual, os pensamentos impuros, ansiedade pelo prazer luxurioso, 20 idolatria, a participação em atividades demoníacas, hostilidade, brigas, ciúmes, explosões de raiva, ambição egoísta, divisões, a sensação de que todo mundo está errado, exceto aqueles em seu próprio grupo pouco, 21 invejas, bebedeiras, festas, e outros tipos de pecado. Deixe-me dizer-lhe de novo, como eu antes, que qualquer pessoa viva que tipo de vida não herdarão o Reino de Deus 22 Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, ele vai produzir este tipo de fruto em nós:. Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, auto-controle. Aqui não há conflito com a lei. 24 Aqueles que pertencem a Cristo Jesus pregaram as paixões e os desejos de sua natureza pecaminosa a sua cruz e crucificado-los lá.

Gl.5:16-26 - NVI
Vida pelo Espírito
.
16 Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. 17
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne.Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam . 18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas
semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não sejamos
presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Os dois textos acima são um na versão Linguagem de Hoje e o outra na versão Internacional estas duas versões nos ajuda a entender melhor o texto pois usa uma linguagem mais simples

Para melhor entendermos as obras da carne e o fruto do Espírito é necessário e como o FRUTO DO ESPIRITO é produzido em nós caso contrario fica muito difícil entendermos não o fruto do Espírito mas como ele é gerado em nós:
 Lermos também os seguintes e entenderemos os textos na seguinte ordem:
1. Rm.7:7-25
2. Rm.6:1-23
3. Rm.8:1-17

 Em Segundo lugar precisamos entender o que é:
1. Natureza carnal;
2. Graça;
3. Estar debaixo da Lei;
4. Estar em Cristo.

O que é natureza carnal ? -
Quando aceitamos a Jesus passamos a ter 2 naturezas dentro de nós a natureza carnal que já tínhamos e a nova natureza, a natureza espiritual que é dada pelo Espírito Santo que agora vem morar em nós. Não é porque aceitamos a Jesus é que a natureza carnal foi embora , não, ela continua dentro de nós.

A natureza carnal é herdada de Adão essa natureza vai nos acompanhar até na hora da nossa morte, só ai que vamos no livrar dela, por mais que tentamos dominá-la, por meio de sacrifícios, penitencias a natureza carnal vai estar sempre tentando se manifestar.

A natureza espiritual é implantada em nós no dia em que aceitamos a Jesus como nosso Salvador, ela é colocada me nós.

Quando aceitamos a Jesus inicia dentro de nós um guerra, a natureza material querendo sufocar a natureza espiritual e a natureza espiritual querendo dominar a natureza carnal O conflito espiritual interiormente no crente envolve a totalidade da sua pessoa e vai por toda a vida terrena. (Gl.5:17)
É bom ressaltar que a natureza carnal não é aniquilada por sacrifícios, jejuns, penitencias como já disse anteriormente,ou por observância de mandamentos de homens. Deus só aceita a obra que Ele mesmo opera em nossas vidas. E a obra que Ele fez é por meio da graça e é ai que entra a graça de Deus que vai gerar em nós o “FRUTO DO ESPIRITO” (Hb.13:21).
Por nós mesmos somos incapazes de produzirmos o fruto do Espírito.

Vamos entendermos melhor o que é graça
Rm.3:24 - sendo justificados gratuitamente pela sua GRAÇA, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, sendo justificados gratuitamente pela sua GRAÇA, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

Rm.3:24 - Mas, pela sua GRAÇA e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.

Rm.5;2 - por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta GRAÇA, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.

Rm.5:2 - Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na GRAÇA de Deus. E agora continuamos firmes nessa GRAÇA e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus.

Rm.5:20 - Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou A GRAÇA;

Rm.5:20 - A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a GRAÇA de Deus aumentou muito mais ainda.

Rm.6;14 - Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da GRAÇA.

Rm.6:14 - O pecado não dominará vocês, pois vocês não são mais controlados pela lei, mas pela GRAÇA de Deus.

Ef.2:8a - Porque pela GRAÇA sois salvos,

Ef.2:8 - Pois pela GRAÇA de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.

A salvação é um dom da graça de Deus, mas somente podemos recebê-la em resposta à fé, do lado humano. Para entender corretamente o processo da salvação, precisamos entender essas duas palavras: Fé e Graça.

FÉ SALVÍFICA. A fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação. A fé não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação dinâmica, que brota do coração do crente que quer seguir a Cristo como Senhor e Salvado. MT.16:24
(1) O conceito de fé no NT abrange quatro elementos principais:
a) Fé salvífica significa crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal - Rm.1:17 -
b) Fé salvífica é sempre fé mais arrependimento (At 2.37,38; ver Mt 3.2).
c) A fé salvifica fé inclui obediência a Jesus Cristo e à sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus e pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós (Jo 3.3-6; 14.15, 21-24; Hb 5.8,9). É a “obediência que provém da fé” (Rm 1.5).

Ao falarmos da Graça temos que falar da “MULTIFORME GRAÇA DE DEUS” (I Pe.4:10) “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” - 1 Pedro 4:10 NVI – Isto é, a Graça atuando em três direções na vida do salvo :

1. GRAÇA SALVADORA: (Ef.2:8-9) Favor imerecido. A palavra grega "charis" aparece na Bíblia (Novo Testamento) mais de cento e cinqüenta vezes e é geralmente traduzida como "graça" . "Graça é amor que ultrapassa todos os limites de amor". Graça não é algo que se deve ao pecador, mas é algo que ele recebe; não é algo que ele pode reivindicar.

Veja o que pensa Alexandre Whyte a respeito da graça: "Graça e amor são essencialmente o mesmo, sendo que graça é o amor se manifestando e operando em certas condições, e adaptando-se a certas circunstâncias. O amor não tem limite nem lei como tem a graça. O amor pode existir entre iguais, ou pode ir até aos que estão acima de nós, ou descer aos que estão abaixo de nós. Mas a graça, por sua natureza, só conhece uma direção. Ela desce aos que estão abaixo; é amor de verdade, mas amor às criaturas, portanto humilhando-se. O amor de um rei por seus iguais ou pelos outros do palácio real é amor. Mas seu amor aos súditos é graça. É por este motivo que o amor de Deus é chamado de graça". Esta citação merece ser relida várias vezes.

2. GRAÇA CAPACITADORA - (Tt.2:11-14) -
 A graça ensina o salvo a rejeitar decididamente as paixões ímpias, prazeres e valores desta vida, e considerando-os abomináveis (v. 12; Rm 1.18-32; 2 Tm 2.22; 1 Jo 2.15-17) -
 A Graça é que dirige e CAPACITA o salvo a viver "justa e piamente", uma vida santa, enquanto espera ansiosamente pela bem-aventurada esperança e pelo aparecimento de Jesus Cristo 13; Gl 5.5; Cl 1.5; 2 Tm 4.8; ) A graça de Deus é que gera o fruto do Espírito.

3. GRAÇA GOZO/ALEGRIA - (Hc 3.17-18) Independente da situação a alegria do Senhor se faz presente, não é apenas aquela felicidade momentânea, ou uma alegria natural, em que se obtém somente quando nos acontece algo de bom , ou quando conquistamos algo que muito desejamos , mas, alegria nos momentos de aflição e luta.
Fp.4:5-13 - Mediante a oração, renovamos nossa confiança na fidelidade do Senhor, ao lançarmos nossas ansiedades e problemas sobre Ele que tem cuidado de nós (Mt 6.25-34; 1 Pe 5.7). A paz de Deus vem guardar nossos corações e mentes, como resultado da nossa comunhão com Cristo Jesus (vv. 6,7; Is 26.3; Cl 3.15). Deus nos fortalece, para fazermos todas as coisas que Ele quer que façamos (v. 13; 3.20 ; Ef 3.16). Recebemos misericórdia, graça e ajuda em tempos de necessidade (Hb 4.16). Temos certeza de que todas as coisas que Deus permite que nos aconteçam concorrerão para o nosso bem (ver v. 11 ; Rm 8.28 ).

Os escritores bíblicos falam da graça como sendo a presença e o amor de Deus em Cristo Jesus, transmitidos aos crentes pelo Espírito Santo, e que lhes traz a misericórdia, perdão, querer e poder para fazer a vontade de Deus (Jo 3.16; 1Co 15.10; Fp 2.13; 1Tm 1.15,16).

Toda atividade da vida cristã, desde o seu início até o fim, depende da Graça de Deus.
 Deus concede uma medida da sua graça como dádiva aos incrédulos (1Co 1.4; 15.10), a fim de poderem crer no Senhor Jesus Cristo (Ef 2.8,9; Tt 2.11; 3.4).
 Deus concede graça ao salvo para que seja “liberto do pecado” (Rm 6.20, 22), para que nele opere “tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13; Tt 2.11,12; Mt 7.21, a obediência como um dom da graça de Deus),
• para orar (Zc 12.10),
• para crescer em Cristo (2Pe 3.18)
• para testemunhar de Cristo (At 4.33; 11.23).

A graça de Deus deve ser desejada e buscada (Hb 4.16). Alguns dos meios pelos quais o crente recebe a graça de Deus são:
• estudando as Escrituras Sagradas e obedecer aos seus preceitos (Jo 15.1-11; 20.31; 2Tm 3.15),
• ouvir a pregação do evangelho (Lc 24.47; At 1.8; Rm 1.16; 1Co 1.17,18),
• orando (Hb 4.16; Jd v. 20),
• jejuando (. Mt 4.2; 6.16),
• adorando a Cristo (Cl 3.16);
• estando continuamente cheio do Espírito Santo ( Ef 5.18)
• participando da Ceia do Senhor ( At 2.42; ver Ef 2.9,).

A graça de Deus pode ser:
• resistida (Hb 12.15),
• recebida em vão (2Co 6.1),
• apagada (1Ts 5.19),
• anulada (Gl 2.21) e
• abandonada pelo crente (Gl 5.4).

A Graça é a intervenção de Deus para socorrer o ser humano.

Nenhum esforço da nossa parte poderá realizar a nossa Regeneração só pela graça de Deus .
• O que opera a salvação é a graça de Deus mediante a fé (vv. 5,8).
• O dom salvífico de Deus inclui os seguintes passos:
1. a chamada ao arrependimento e à fé (At 2.38). Com essa chamada vem a obra do Espírito Santo na pessoa, dando-lhe poder e capacidade de voltar-se para Deus.
2. Aqueles que respondem com fé e arrependimento e aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, recebem graça adicional para sua regeneração, ou novo nascimento, pelo Espírito e ser cheios do Espírito (At 1.8; 2.38; Ef 5.18).
3. Aqueles que se tornam novas criaturas em Cristo, recebem graça contínua para viver a vida cristã, resistir ao pecado e servir a Deus (Rm 8.13,14; 2 Co 9.8). O crente se esforça em viver para Deus, mediante a graça que nele opera (1 Co 15.10). A graça divina opera no crente dedicado, tanto para ele querer, como para cumprir a boa vontade de Deus (Fp 2.12,13). Do começo ao fim, a salvação é pela graça de Deus.

A Regeneração – Só o Regenerado em Cristo pela graça é que produz o Fruto do Espírito –
Jo 3.3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.”

Em 3.1-8, Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração (Tt 3.5), ou o nascimento espiritual. Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo. Apresentamos a seguir, importantes fatos a respeito do novo nascimento.
• A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa (Rm 12.2; Ef 4.23,24), efetuadas pelo Espírito Santo (3.6; Tt 3.5; )Por esta operação, a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao crente (3.16; 2Pe 1.4; 1Jo 5.11), e este se torna um filho de Deus (1.12; Rm 8.16,17; Gl 3.26) e uma nova criatura (2Co 5.17; Cl 3.10). Já não se conforma com este mundo (Rm 12.2), mas é criado segundo Deus “em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4.24).
• A regeneração é necessária porque, à parte de Cristo, todo ser humano, pela sua natureza inerente e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e de agradar-lhe (Sl.51.5; 58.3; Rm 8.7,8; 5.12; 1Co 2.14).
• A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus (Mt 3.2) e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador (Ef.1.12 ).
• A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo (2Co 5.17; Ef 4.23,24; Cl 3.10). Aquele que realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado; Rm 6.14-23), e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a direção do Espírito (Rm 8.13,14). Vive uma vida de retidão (1Jo 2.29), ama aos demais crentes (1Jo 4.7), evita uma vida de pecado (1Jo 3.9; 5.18) e não ama o mundo ( 1Jo 2.15,16).Quem é nascido de Deus não pode fazer do pecado uma prática habitual na sua vida ( 1Jo 3.9 ). Não é possível permanecer nascido de novo sem o desejo sincero e o esforço vitorioso de agradar a Deus e de evitar o mal (1Jo 2.3-11, 15-17, 24-29; 3.6-24; 4.7,8, 20; 5.1), mediante uma comunhão profunda com Cristo e a dependência do Espírito Santo (Rm.8.2-14).
• Aqueles que continuam vivendo na imoralidade e nos caminhos pecaminosos do mundo, seja qual for a religião que professam, demonstram que ainda não nasceram de novo (1Jo 3.6,7).
• Assim como uma pessoa nasce do Espírito ao receber a vida de Deus, também pode extinguir essa vida ao enveredar pelo mal e viver em iniquidade. As Escrituras afirmam: “se viverdes segundo a carne, morrereis” (Rm 8.13). Ver também Gl 5.19-21, atentando para a expressão “como já antes vos disse” (v. 21).
• O novo nascimento não pode ser equiparado ao nascimento físico, pois o relacionamento entre Deus e o salvo é questão do espírito e não da carne (3.6). Logo, embora a ligação física entre um pai e um filho nunca possa ser desfeita, o relacionamento de pai para filho, que Deus quer manter conosco, é voluntário e dissolúvel durante nosso período probatório na terra (ver Rm 8.13). Nosso relacionamento com Deus é condicionado pela nossa fé em Cristo durante nossa vida terrena; fé esta demonstrada numa vida de obediência e amor sinceros (Hb 5.9; 2Tm 2.12).

Graça como favor imerecido é uma definição incompleta pois graça é muito mais que um favor imerecido , graça é algo que nunca devemos cessar de agradecer pois a definição da Graça de Deus é infinita por se tratar de um Mistério de Deus a favor dos filhos de Deus em Cristo (Jo.1:12) se tornar filho de Deus somente se crer no nome de Cristo. Quando ele o
recebe, nasce de novo e é feito filho de Deus (3.1-21) e passa a desfrutar da Graça de Deus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário