domingo, 19 de junho de 2011

O Espirito Santo

Acerca do Espírito Santo

14.16 Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. 17 O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês.
18 — Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. 19 Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. 20 Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês. 21 — A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. 22 Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou: — Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é? 23 Jesus respondeu: — A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela. 24 A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou. 25 — Tenho dito isso enquanto estou com vocês. 26 Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
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Ler a Introdução da revista
O espírito Santo é o membro da Trindade menos conhecido mais não é o menos importante.
Hoje em dia, qualquer a menção ao Espírito Santo leva muitos a pensarem sobre aqueles que profetizam e falam em línguas, têm revelação, pregam, são batizados no Espírito Santo, principalmente entre os Pentecostais e outras manifestações, mas o Espírito Santo é infinitamente mais que isto.

O Espírito Santo inspirou os escritores a escreverem as Escrituras Sagradas, hoje ele Ilumina a nossa mente para entendermos a Escrituras Sagradas.
O Espírito Santo tem nos dado uma revelação tão completa nas Escrituras que Seu trabalho agora é a "iluminação" e não mais a "inspiração."

PARACLETOLOGIA é a união de dois Termos " Paracleto e Logia " os quais significam " Consolador e Estudo ", portanto Paracletologia significa " Estudo do Espírito Santo ".

PNEUMAGIOLOGIA – é procedente de três termos gregos: PNEUMA (espírito), HAGIOS (santo), e LOGIA (estudo, ciência). Esta definição é mais precisa do que “PNEUMATOLOGIA” (literalmente, estudo do espírito) que se refere ao estudo teológico de fatos relacionados ao espírito de modo geral, sejam anjos ou a parte imaterial do homem.

PNEUMATOLOGIA – Estudo da doutrina do Espírito Santo

A Proposta do estudo de Hoje é :
 Quem é o Espírito Santo
 A Missão do Espírito Santo
 Atitudes que o Espírito Santo espera de nós

01 - QUEM É O ESPÍRITO SANTO? - Na qualidade de Terceira Pessoa da Trindade, o Espírito Santo é Deus e possui, é óbvio, os mesmos atributos de Deus. Com o Pai e o Filho Ele participou da Criação. É Ele quem distribui os dons espirituais segundo a Sua soberana vontade. O Espírito Santo habita no crente. (Gênesis 1.2; Salmos 139.7; Atos 5.3-4; Romanos 15.19; l Coríntios 2.10; Jó 33.4).
Ele é mencionado junto com o Pai e o Filho (Cf. Mc 1: 9-11; Mt 28: 19; 2 Co 13: 13).
A Bíblia afirma que há “um só Espírito”, “um só Senhor” e “um só Deus e Pai de todos” (Ef 4: 4, 5, 6).
O Espírito Santo é chamado “Espírito de Deus” (Rm 8:9); “Espírito do Pai” (Mc 10: 20); “O Espírito de Cristo ou Jesus” (At 16: 7; Rm 8: 9; 1 Pe 1: 11), indicando assim que Ele os representa e também age por Eles; quando o Espírito Santo opera, Cristo está presente (Jo 14: 18).
Ele tomou parte ativa na criação em geral (Cf. Sl 104: 30), na restauração do mundo após o caos (Cf. Gn 1: 2) e na criação especial do homem (cf. Jó 33: 4).
Ele é o inspirador das Sagradas Escrituras (Cf. 1 Pe 1: 35; 1 Co 12: 11).
Assim como o Pai e o Filho, Ele é eterno (Cf. Hb 9: 14), é onisciente (Cf. 1 Co 2: 10, 11), é onipresente (Cf. Sl 139: 7-10) e é onipotente (Cf Lc 1: 35; 1 Co 12: 11).

O Espírito Santo é um ser pessoal, e não mera influência ou poder impessoal. E por ser assim, o Espírito Santo requer de nós um relacionamento com Ele como de entre pessoas e não entre pessoa e coisa.

O nome paracleto, dado ao Espírito Santo, significa companheiro, ajudador, advogado, consolador; indica, portanto, função própria de uma pessoa (Jô 14: 26; 1 Jo 2: 1). Além disto, Ele é “outro paracleto”, que veio para ocupar o lugar de Jesus na terra e continuar a obra da redenção. Este “outro” indica que é da mesma natureza do primeiro, Jesus (Jo 14: 16-18).

ALGUNS SIMBOLOS DO ESPIRITO SANTO
I. POMBA - Em João 1:32, encontramos o Espírito tomando a forma de uma pomba. As caraterísticas da pomba fazem dela um tipo apto do Espírito que são a sua beleza, suavidade, limpeza e a característica de ela ser facilmente incomodada (Efésios 4:30). A pomba também é inofensiva (Mateus 10:16) e calma. Outras referências nas Escrituras onde este tipo é usado são as seguintes:
II. ÓLEO / AZEITEO óleo de oliveira (azeite) foi um artigo de grande importância na Palestina, sendo usado como comida, remédio, iluminação e unção. É um tipo constante do Espírito Santo tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento.
 Em Êxodo 27:20-21, notamos que o interior do tabernáculo era iluminado pelo uso de óleo de oliveira. Como os pertences eram figuras de Cristo, a interpretação é fácil. Sem a iluminação do Espírito de Deus ninguém poderia ver as glorias do nosso Salvador.
 Em Levítico 14:14-18, aprendemos que na purificação de uma lepra, foram usados tanto o sangue quanto o azeite. Isto revela que: quando alguém é convertido e curado do pecado, operam tanto o sangue de Cristo quanto a pessoa do Espírito Santo.
 O óleo é freqüentemente associado, na Bíblia, a curas (Isaías 1:6; Lucas 10:34; Marcos 6:12-13). O Espírito Santo sara espiritualmente.
III. ÁGUA A água é um tipo comum do Espírito Santo na salvação. O espaço proíbe-nos de nos aprofundarmos neste tipo como gostaríamos: É necessária água para a limpeza. É o Espírito quem limpa nossos corações na regeneração e, continua nos purificando quando diariamente nos aproximamos de nosso Pai celestial (Tito 3:5; Êxodo 29:4). O Espírito Santo é comparado à água viva vinda de um córrego constante. Ele é de todas as formas superior aos poços e às poças estagnadas deste mundo. Enquanto os prazeres desta vida desaparecem e acabam, o Espirito de Deus continua sendo uma fonte interior de vida e gozo (João 4:14; 7:37-39).
IV. IV. VENTOO vento é um tipo especial do Espírito porque a palavra "espirito" também pode ser traduzida como "vento" (veja capítulo 1). Nosso Senhor usa vento como um tipo do Espirito (João 3:8). - A presença do vento é percebida pela sua influência (João 3:8). Da mesma forma a presença do Espírito Santo é conhecida pela Sua influência nos corações.
V. V. FOGO A. Em Atos 2:3, vemos que o fogo era um sinal da presença do Espírito. Vemos no Velho Testamento que o fogo é uma evidência da presença do Senhor (Êxodo 3:2), da aprovação do Senhor (Levítico 9:24) e da proteção do Senhor {Êxodo 13:21}. Talvez, todas essas idéias estejam incluídas em Atos 2:3.B. Em Apocalipse 4:5, o Espírito é simbolizado por sete lâmpadas de fogo. O número sete tem confundido algumas pessoas, mas parece referir-se ao perfeito conhecimento dado a Cristo, o ungido de Deus (Isaías 11:1-4; Apocalipse 5:6).

QUEM É O ESPÍRITO SANTO? Ele é a terceira pessoa da trindade , Ele é Deus .

2. A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO –
A OBRA DO ESPÍRITO SANTO ALEM DAS JÁ VISTA NA REVISTA VAMOS VER MAIS

Ao considerarmos a obra do Espírito Santo, precisamos lembrar a verdade que todas as pessoas da Trindade são ativas. Isso significa que a Trindade é composta por três pessoas que trabalham.

1. Em relação à Criação – alguns textos são esclarecedores sobre o papel do Espírito Santo em relação à criação. "Os céus por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles" (Sl 33:6) e "O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo Poderoso me dá vida" (Jó 33:4). O Espírito Santo é o ativador de cada ato da criação, ou seja, é aquele que ativa e leva a término os atos iniciados.

2. Em relação a Jesus – o nascimento de Jesus foi obra do Espírito Santo (Lc 1:35). Jesus foi também ungido (At 10:38) e guiado (Mt 4:1) pelo mesmo Espírito. Jesus viveu uma vida plena do Espírito. A Bíblia diz: "Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão..." (Lc 4:1). O Senhor realizou seu ministério no poder do Espírito (Lc 4:18,19) e ofereceu-se em sacrifício pelo Espírito. A palavra diz: "Muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu..." (Hb 9:14). Romanos 8:11 e 1:4 esclarecem que Jesus Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pelo poder do Deus Trino. Portanto, o Espírito Santo teve participação proeminente em sua ressurreição. Uma simples influência jamais realizaria tamanha obra.

3. Em relação ao pecador – é o Espírito Santo quem convence e converte o pecador. "Quando Ele vier convencerá o mundo da pecado, da justiça e do juízo..." (Jo 16:8) e "Quem não nascer da água e Espírito não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3:5). Ellen White faz o seguinte comentário: "O Espírito Santo está constantemente buscando atrair a atenção dos homens para a grande oferta feita na cruz do calvário"6.

4. Em relação ao crente – o Espírito santo vem habitar ou fixar residência na vida do crente (Rm 8:9). A habitação do Espírito Santo visa fortalecer ou capacitar o novo converso para um viver vitorioso (Ef 3:16). Sobre a obra do Espírito Santo em relação ao crente, Ellen White escreveu: "É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal"7. O Espírito Santo também proporciona segurança e guia (Rm 8:14-16). Muitas outras atividades poderiam ser citadas, porém, apenas duas mais. Ele sela (Ef 1:13-14) e capacita o crente para a obra de testemunhar em favor do evangelho (At 1:8).


ATITUDES QUE O ESPÍRITO SANTO ESPERA DE NÓS

1. – Orar Pedindo ajuda do Espírito Santo
O Consolador é identificado aqui como o "Espírito Santo". Para o crente do NT, o aspecto mais importante Jô.14:26 do Espírito não é a sua grandeza, nem é o seu poder (At 1.8), mas a sua santidade. Seu caráter santo manifestado na vida dos crentes, é o que mais importa (cf. Rm 1.4; Gl 5.22-26).

O termo original para virtude é dunamis, que significa poder real; poder em ação. Esse é o
versículo-chave do livro de Atos. O propósito principal do batismo no Espírito Santo é o recebimento de poder divino para testemunhar de Cristo, para ganhar os perdidos para Ele, e ensinar-lhes a observar tudo quanto Cristo ordenou. Sua finalidade é que Cristo seja
conhecido, amado, honrado, louvado e feito Senhor do povo de Deus (cf. Mt 28.18-20; Lc 24.49; Jo 5.23; 15.26,27).

(1) Poder (gr. dunamis) significa mais do que força ou capacidade; designa aqui, principalmente, o poder divino em operação, em ação.

O batismo no Espírito Santo trará o poder pessoal do Espírito Santo à vida do crente (ver o estudo O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO).

(2) Note que neste versículo Lucas não relaciona o batismo no Espírito Santo com a salvação e regeneração da pessoa, mas com o poder celestial no interior do crente para este testemunhar com grande eficácia (ver o estudo sobre A REGENERAÇÃO DOS DISCÍPULOS).

(3) A obra principal do Espírito Santo no testemunho e na proclamação do evangelho diz respeito à obra salvífica de Cristo, à sua ressurreição e à promessa do batismo no Espírito (cf. 2.14-42). Ver a nota seguinte, que trata do Espírito dando testemunho e o que isso representa em nossa vida pessoal1.8 SER-ME-EIS TESTEMUNHAS. O batismo no Espírito Santo não somente outorga poder para pregar Jesus como Senhor e Salvador ,como também aumenta a eficácia desse testemunho, fortalecido e aprofundado pelo nosso relacionamento com o Pai, o Filho e o Espírito Santo por termos sido cheios do Espírito (cf. Jo 14.26; 15.26,27).
(1) O Espírito Santo revela e torna mais real para nós a presença pessoal de Jesus (Jo 14.16-18). Uma comunhão íntima com o próprio Jesus Cristo resultará num desejo cada vez maior da nossa parte de amar, honrar e agradar nosso Salvador.
(2) O Espírito Santo dá testemunho da justiça (Jo 16.8,10) e da verdade (Jo 16.13), as quais glorificam a Cristo (Jo 16.14), não somente com palavras, mas também no modo de viver e no agir. Daí, quem tem o testemunho do Espírito Santo a respeito da obra redentora de Jesus Cristo, manifestará com certeza, à semelhança de Cristo, o amor, a verdade e a justiça em sua vida (cf. 1 Co 13).

(3) O batismo no Espírito Santo outorga poder para o crente testemunhar de Cristo e produz nos perdidos a convicção do pecado, da justiça e do juízo (ver Jo 16.8 nota). Os efeitos desta convicção se tornarão evidentes naqueles que proclamam com sinceridade a mensagem da Palavra e naqueles que a recebem (2.39,40).

(4) O batismo no Espírito Santo destina-se àqueles cujos corações pertencem a Deus por terem abandonado seus maus caminhos (2.38; 3.26), e é mantido mediante a mesma dedicação sincera a Cristo (ver 5.32 nota).

(5) O batismo no Espírito Santo é um batismo no Espírito que é santo (cf. Espírito de santificação , Rm 1.4). Assim, se o Espírito Santo realmente estiver operando em nós plenamente, viveremos em maior conformidade com a santidade de Cristo. À luz destas verdades bíblicas, portanto, quem for batizado no Espírito Santo, terá um desejo intenso de agradar a Cristo em tudo o que puder. Noutras palavras: a plenitude do Espírito complementa (i.e., completa) a obra salvífica e santificadora do Espírito Santo em nossa vida. Aqueles que afirmam ter a plenitude do Espírito, mas vivem uma vida contrária ao Espírito de santidade, estão enganados e mentindo. Aqueles que manifestam dons espirituais, milagres, sinais espetaculares, ou oratória inspiradora, mas não têm uma vida de verdadeira fé, amor e retidão, não estão agindo segundo o Espírito Santo, mas segundo um espírito impuro que não é de Deus (Mt 7.21-23; cf. Mt 24.24; 2 Co 11.13-15; ver o estudo

PROVAS DO GENUÍNO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO). Mais exposição sobre testemunhar de Cristo, em 13.31 nota
1.14 PERSEVERAVAM UNANIMEMENTE EM ORAÇÃO E SÚPLICAS. A experiência do Pentecoste sempre envolve a responsabilidade humana. Aqueles que desejam o derramamento do Espírito em sua vida, para terem poder para realizar a obra de Deus, devem
colocar-se à disposição do Espírito Santo mediante sua submissão à vontade de Deus e à oração (v. 4; 2.38; 9.11-17; cf. Lc 11.5-13; 24.49; Is 40.29-31). Note os paralelos entre a vinda do Espírito sobre Jesus e os discípulos. (1) O Espírito desceu sobre eles depois que
oraram (Lc 3.21,22; At 1.14; 2.2-4). (2) Houve manifestações visíveis do Espírito (Lc 3.22; At 2.2-4). (3) Os ministérios, tanto de Jesus como dos discípulos, começaram depois do Espírito Santo vir sobre eles (cf. Mt 3.16 com 4.17; Lc 3.21,22 com 4.14-19; At 2.14-47).

2.SUBMISSÃO COMPLETA A PALAVRA DE DEUS (II Tm.3:16,17) Uma exposição sobre a inspiração e a autoridade das Escrituras acha-se no estudo

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