quarta-feira, 29 de junho de 2011

As Obras da carne

OBRAS DA CARNE. “Carne” (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21) essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14; Gl 5.17)

As obras da carne (Gl5.18-25)
Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.19.As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes,20.a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões,21.as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.22.Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,23.a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.24.As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.25.Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!

V.25 - se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei - O que Significa estar debaixo da lei? – Estar debaixo da lei é estar sem Jesus Cristo, portanto, apesar de conhecer a Cristo, estão perdidos, ‘debaixo da lei’ significa ‘debaixo da condenação da lei – (Rm.6:14) A graça não nos tira debaixo da lei nos dando o direito de pecarmos, mas a graça nos faz cumprirmos a lei naturalmente (Rm.2:14,15 Rm.6:8) Isto quer dizer que não estamos debaixo da ‘condenação’ da mesma, que é a morte eterna. (Rm.8:1-9)

V.19-21 - .As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são:
 a imoralidade sexual, - “Prostituição” (gr. pornéia), imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, quadros, filmes pornográficos e etc...(. Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1).
 a impureza, -(gr. akatharsia), pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5).
 as ações indecentes, - “Lascívia” (gr. aselgeia), sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21). Isso inclui provocações sensuais publicas, roupas provocantes e indecente.
 a adoração de ídolos, (idolatria) – Segundo o dicionário Vine o Idólatra é um escravo de idéias depravadas contra Deus (Gl.4:8; Tt.3:3) é aquele que serve a ídolos, um ídolo é uma ilusão , um fantasma, uma semelhança, uma imaginação, uma vaidade ou uma futilidade mas que tem tanta importância e que assume o lugar de um deus no coração de uma pessoa. “Idolatria” (gr. eidololatria), adoração de espíritos,pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5).
 as feitiçarias, - (gr) Fharmakia = a encantamento, invocação de poderes ocultos, arte da magia usado para impressionar (At.8:9-11)
 as inimizades, (Ódio de uma pessoa, quebra de amizade, relacionamento cortado, malquerença, raiva , ira , rancor (Cl.3:8) é também o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).
 as brigas, (porfias, disputas, contenda, discussão acalorada, desentendimentos, contestar, querer para si, choque de opiniões ou de interesses diferentes, desavença) (Fl.2:3; I Tm.2:8) luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3).
 as ciumeiras, (Tg.3:16, I Co.3:3) ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3).
 os acessos de raiva, ou “Iras” (gr. thumos), ira ou fúria explosiva que brota através de palavras e ações violentas (Cl 3.8).
 a ambição egoísta, - “Pelejas” (gr. eritheia), cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17).
 a desunião, ou “Dissensões” (gr. dichostasia), introduzir ensinos errados na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus e que trazem divisão na igreja (Rm 16.17).
 as divisões ou “Heresias” (gr. hairesis), panelinhas ou grupos divididos dentro da congregação, formando tramas ou conspirações egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19).
 as invejas, (gr. fthonos), antipatia ressentida contra outra pessoa que possui posição ou algo que não temos e queremos.
 as bebedeiras, (gr. methe), descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
 as farras ou Glutonarias (gr. komos), diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.
 e outras coisas parecidas com essas.

As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz
crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, não terá salvação (5.21; 1Co 6.9 ,10). Paulo, no entanto, declara que a conseqüência inevitável do pecado habitual é a morte espiritual, até mesmo para o cristão ( Rm 8.13). Ninguém poderá viver na imoralidade e ao mesmo tempo herdar o reino de Deus (Rm 6.16; Tg 1.15; 1 Jo 2.4;3.9 ). A salvação sem a obra regeneradora e santificadora do Espírito Santo não tem lugar na Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário