quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conselho para o crescimento espiritual


Conselho para  o crescimento  espiritual : Pv.4:18-27

“A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia.
19. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam.
20. Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.
21. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração,
22. pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.
23. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
24. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.
25. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.
26. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.
27. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.”
Crescimento  espiritual no  Livro de Provérbios o sábio rei Salomão dá ao seu filho inúmeros conselhos que têm o propósito de proporcionar-lhe sabedoria e entendimento para que ele seja também sábio e prudente na maneira de pensar, falar, olhar e agir.

Estes ensinamentos continuam vivos e ensinando-nos como devemos viver a vida cristã  para obtermos o crescimento  espiritual.

O que é Crescimento  espiritual ?

Crescimento espiritual é o processo pelo qual    cada  dia  nos tornamos mais parecidos  com Jesus, cada dia nos tornamos mais íntimos de Deus.

Este processo é chamado de santificação é o caminho para a SANTIDADE, só é possível quando operado pelo Espírito Santo.

(I Pe.1:3-8)
Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,
2. escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.
3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou PARA UMA  ESPERANÇA VIVA, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4. PARA UMA HERANÇA QUE JAMAIS PODERÁ PERECER,  MACULAR-SE  OU PERDER O SEU VALOR. Herança guardada nos céus para vocês
5. que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.
6. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.
7. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.  8. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

Fomos  regenerados para uma  esperança  viva, (3) para uma herança que jamais poderá perecer ou se  estragar ou corromper,  guardada  no céu (v.4)

Temos uma fé valiosa, por  que vivemos pela fé pois não vimos e cremos isto resultará  em louvor  e honra da parte de Jesus a nossa  favor (V.7)

Quando então aceitamos a Jesus  como nosso Salvador tudo isto aconteceu  conosco e agora devemos vivermos uma vida superando as  obras  da carne  descritas em
( Gl.5:19-21) Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
20. idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
21. e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Deixando que o fruto do Espírito opere  em nós:
(Gl.5:22)  Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
23. mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
24. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
25. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Através  do Espírito Santo, Deus já nos  deu tudo o que  precisamos para  crescermos  espiritualmente;

Agora , o  que precisamos  fazer é   seguir os  conselhos de Pr.4:

1.      Escutar  e Dar atenção nas palavra de Deus  (V.20)  -  Não basta  escutar  a palavra  de Deus  devemos  dar  importância  a  ela, dar o devido valor. Atentar para  o que Deus  está falando. Obedecer .

A Palavra de Deus contém os princípios espirituais que nos ajudarão a evitar tristezas, ciladas e tragédias causadas por decisões e escolhas erradas.

Portanto, devemos ter em grande estima pela Palavra de Deus , e sermos fiéis aos seus preceitos e  seguirmos  as  suas orientações.

2.       Guardando o coração acima de tudo – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (v.23).  Mente pura

Quando a Bíblia  está falando do coração ela  está falando das nossas  emoções da nossa mente . No  coração que se encontra a fonte dos desejos e das decisões .

Para termos uma vida de vitória sobre o pecado devemos buscar a pureza da nossa mente.

O Coração do ser humano  é mais enganoso do que todas as coisas (Jr 17.9). O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?
O Coração do ser humano volta-se para o egoísmo e a maldade, ele é corrupto e perverso,

3.      Afastando a maldade dos lábios – “Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.” (v.24).   Ter uma boca  que  abençoa  e não  que  amaldiçoa.

A língua é o membro do nosso corpo mais difícil de ser controlado. O Ap. Tiago afirma que ela é indomável (Tg 3:5-12).

As palavras que saem da nossa boca podem gerar bênção ou maldição (Pv 18.21).

Por isso, devemos refrear a nossa língua do mal (Sl 34.13).

4.      Olhar para frente  (Nem para  traz nem para os lados) – “Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. (v.25).
Esquecer  o passado, quem vive de passado é museu. 
(Hb.12: 1,2) Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
2. tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Não  devemos nos distrair. Foi olhando para Jesus que Pedro conseguiu andar sobre as águas e só afundou quando desviou o seu olhar do mestre. (Mt 14.25-31).

5.      Prestar atenção onde você  está  andando  – “Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguro” (v.26).

Sl.1: 1 - Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Pv.4:14,15 -  Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo  caminho dos maus.
 15 Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.

Jr.15;17 – “Nunca me assentei no congresso dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão, me assentei solitário, pois me encheste de indignação.”


5 – Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda – “Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.”  (v.27).

Andar pelos caminhos do Senhor, que trarão vida longa, paz e prosperidade, é uma decisão pessoal, uma atitude de mudança de vida, deixando a derrota e optando pela vitória.

Conclusão:
·         Escutar  e Dar atenção nas palavra de Deus  ;
·          Guardando o coração acima de tudo (mente pura)
·         Afastando a maldade dos lábios – Ter uma boca  que  abençoa
·         Olhar para frente  (Nem para  traz nem para os lados)
·         Prestar atenção onde você  está  andando   -=
·         Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda – Se manter fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário