segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Unidade do povo de Deus diante da adversidade

Unidade do povo de Deus diante da adversidade
Lç 11
I Cr.20:1-4,13-15
1. Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá.
2. Então informaram a Josafá: “Um exército enorme vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Já está em Hazazom-Tamar, isto é, En-Gedi”.
3. Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.
4. Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor.

13. Todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até os de colo, estavam ali em pé, diante do Senhor.
14. Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe, no meio da assembléia.
15. Ele disse: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.

Introdução
No texto que lemos Deus havia estabelecido Josafá como rei, e ele como tinha consciência de que Deus era com Israel assim como Deus hoje é com a igreja ele buscou ao Senhor .

Mas ele não buscou sozinho, todo o povo clamou ao Senhor, e o mais importante o povo sabia porque Josafá estava clamando ao Senhor.

Josafá foi claro v.3,4
A resposta veio através do Espírito do Senhor que veio sobre Jaaziel,

É interessante que o Senhor respondeu a todos não através de Josafá, mais Deus usou uma outra pessoa, isso mostra que todos estavam no mesmo espírito na mesma fé e o Espírito Santo é soberano ele usa quem ele quer , e quem somos nós para questionar.

Então através da unidade do povo Deus em torno de um propósito específico , Deus deu livramento a Israel.

É Assim mesmo que as batalhas e dificuldades serão discipadas pela unidade de toda a igreja.

A unidade do povo entorno do objetivo agradou Deus ..

Diante da maior crise da sua vida (vv. 1,2), Josafá enfrentou de modo exemplar uma circunstância que parecia insuperável. Que Parecia invencível

Atitudes sabias de Josafá que atraiu a unidade do povo :

• Começou a buscar o Senhor em jejum (v. 3),
• reuniu outras pessoas para orar (v. 4),
• confessou sua própria incapacidade (v. 12), Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”. A PIOR COISA NA VIDA DE UM LIDER É PENSAR QUE ELE NÃO PRECISA DAS PESSOAS, ACHAR QUE ELE É CAPAZ SOZINHO.

• obedeceu ao Espírito Santo (vv. 14-18), Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe, no meio da assembléia.
15. Ele disse: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.
16. Amanhã, desçam contra eles. Eis que virão pela subida de Ziz, e vocês os encontrarão no fim do vale, em frente do deserto de Jeruel.
17. Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições, permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ ”.
18. Josafá prostrou-se com o rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor.

• confiou totalmente no Senhor e na sua palavra (v. 20) - De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor, e terão a vitória”.

• e rendeu graças ao Senhor (vv. 21,22). Depois de consultar o povo, Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao Senhor e o louvarem pelo esplendor de sua santidade, indo à frente do exército, cantando: “Dêem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre”. 22. Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir, que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados.

RESPONSABILIDADE E A FÉ COLOCADA A PROVA
Josafá era o rei e líder, pesava muito a responsabilidade sobre seus ombros, quanto mais uma pessoa se destaca no reino de Deus maior é a cobrança é sua responsabilidade.
1.1 O que fazer em tal situação?
Não havia tempo para o exercito se preparar , ele não escondeu o problema dos demais como muitos lideres fazem e sofrem porque chamam para si toda a responsabilidade do problema, e querem resolver tudo sozinho, não pedem conselhos, acabamos por sermos derrotados porque não confiamos nas pessoas para nos ajudar, ou temos vergonha de expor nossas fraquezas.
1.1.1 A visão do monarca
A primeira reação de Josafá foi o medo,

Por que ele teve medo ? Porque não havia nenhuma condição dele ganhar aquela vitoria. Tudo indicava que ele ia ser derrotado. Os inimigos tinham pegado ele de surpresa e estavam posicionados

Num primeiro momento nós sempre vamos sentir medo e sentir medo não é algo ruim, e até o mecanismo de defesa de nosso organismo,
• Imagine o mundo sem o medo na vida das pessoas, iria morrer muita gente com excesso de imprudências? Então o que temos que nos preocupar é agir da maneira certa ante o medo.

• Josafá dissipou o medo porque veio a sua mente de que ele e sua nação tinham um Grande Deus, que prometera estar com ele no momentos de felicidades e de adversidades .

• Então ele usa meios para se aproximar de Deus:
1. Primeiro ele clama por Deus pelo socorro,
2. Segundo ele entra em Jejum ,
3. Terceiro ele reconhece que só ele não ia a lugar algum;
4. pede ajuda.
SALTANDO PARA O Subtópico 2.2 da revista.
2.2 – A Unidade é produto de uma mesma visão.

A Chave da UNIDADE é a visão.

O que é uma Visão ?
Uma visão é um alvo .

O que é um alvo ? É um objetivo lógico , coerente, a ser alcançado

Visão por que significa ver o que ninguém está vendo.

O que é um alvo ? Alvos são objetivos , ideias.

Basta ter visão ?
Não para que uma visão se torne uma realidade

Para tornar uma visão em realidade precisamos das pessoas que estão a nossa volta.

O Dr. Myles Munroe numa de suas pregações ele disse : “NÃO IMPORTA QUÃO GRANDE SEJA AS TUAS IDEIAS , VOCÊ SEMPRE VAI PRECISAR DAS PESSOAS PARA CUMPRÍ-LAS”

Não adianta ter uma visão e ser solitário naquela visão pois ela não vai se transformar em realidade.
Se você tem uma visão tem que formar unidade

(Ec.4:9-12 )
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.
10. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
11. E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho?
12. Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.

Todos nós precisamos do amor, da ajuda e do apoio dos amigos, dos familiares e dos irmãos na fé (At.1:14; At 2.42, At.2:46).

Mesmo assim, tudo isso é insuficiente sem a comunhão diária com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo (1 Co 1.9; 2 Co 13.13; Fp 2.1; 1 Jo 1.3,6,7).

Se não tivermos UNIDADE COM DEUS A COMUNÃO COM OS IRMÃO VIRA CONFUSÃO

Fomos chamados para VIVERMOS comunhão”.

I Co.12:25-27
a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. 26. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
27. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Comunhão é ter o mesmo propósito e compartilhar tarefas para alcançarmos uma visão.
A unidade é resultado da visão. O que nos faz andarmos juntos é termos a mesma visão.
A falta de UNIDADE é o resultado da Di+visão (visão Dupla)

Precisamos estar atentos a que tipo de comunhão nós temos. As nossas associações podem ampliar ou não a nossa visão.

(I Co.5:9-11)
9. Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.
10. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo.
11. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.


3- A ORAÇÃO É A DECLARAÇÃO DA UNIDADE COM O SENHOR
A oração não é uma obrigação é uma necessidade, eu e você precisamos orar,
A ORAÇÃO FORMA DE COMUNICARMOS COM Deus .

Ao partir da definição de que a oração é diálogo com Deus, podemos nos perguntar: como dialogar com alguém que não estamos vendo diante de nós?

Para dialogar com alguém precisamos de três coisas:
• Ter a certeza de que esta pessoa existe
• Ter a certeza de que esta pessoa está nos ouvindo ,
• Ouvir a voz dessa pessoa.

Como ter a certeza de que estamos dialogando com alguém
1. Sem saber que esta pessoa existe ?
2. Como dialogar com uma pessoa sem saber que ela está nos ouvindo ? Podemos até falar, mas dialogar não dá, sem que a pessoa esteja nos ouvindo.
3. Como dialogar com uma pessoa sem saber que ela está nos dando um feedback, ou seja um retorno, a resposta daquilo que estamos falando.

NA ORAÇÃO ESTAS TRES COISAS PRECISAM ESTAR Presentes

Das três a mais difícil é captar e compreender a voz de Deus , este é o segredo da oração
Como captar e compreender a voz de Deus ?
R: Através da nossa intimidade com Deus (Mt.6:6)

Todo cristão deve ter um lugar para estar a sós com Deus a fim de ouvi-lo sem que nada atrapalhe.
Eu gosto muito de orar eu e Deus é ai que a minha oração tem mais produtividade. Sem isto, a oração .

A Oração que Deus mais fala ao nosso coração é a oração que entramos na intimidade com Deus, é na calmaria, no secreto.

Jesus tinha seus lugares secretos para orar
• Mt.14.23; Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho.
• Mc 1.35; De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava.
• Lc 4.42; o romper do dia saiu, e foi a um lugar deserto; e as multidões procuravam-no e, vindo a ele, queriam detê-lo, para que não se ausentasse delas.
• Lc.5.16; Mas ele se retirava para os desertos, e ali orava
• Lc.6.12: Mas ele se retirava para os desertos, e ali orava
Podemos captar a sutileza de Deus por meio da intimidade

Isto é fácil ?
Não !

Isto envolve disciplina da nossa vida, principalmente num mundo tão agitado e materialista em que vivemos:
Precisamos mantermos nossa comunhão com Deus e demonstrar nosso amor por Ele.

A oração secreta é especialmente importante:
(1) de manhã cedo, para dedicarmos a Deus o nosso dia;
(2) no fim da tarde, para
render-lhe gra-ças por suas misericórdias; e
(3) nos momentos em que o Espírito nos impulsiona a orar.

A promessa é que nosso Pai nos recompensará abertamente com a resposta à nossa oração, com sua presença íntima, e com e com honra -genuína por toda a eternidade
(Mt 6.6 ).

(Dn.6:10)
Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

3.1.1. A oração muda os acontecimentos
Jesus nos ensina muito sobre o poder da oração e vemos que ao longo da história ela tem mudado o destino de muitas pessoas , nações e acontecimentos.
Vemos o exemplo de Jabez em I Crônicas 4: 9-11
Tinha tudo para dar errado em sua vida a partir do seu nascimento, mais ele orou ao senhor e Deus mudou seu destino.
Não há limites para pedir ao Senhor,
João 14:14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

Não há limites na oração, a benção é liberada de acordo com o seu pedido a sua fé.
Leia o Sl.18:1-16 e veja como ele age a nosso favor.
4.1 – Obstáculos a oração
1 – Pecado
O obstáculo mais óbvio para oração eficaz é a presença de iniquidade e pecado não confessado no coração daquele que ora. Porque nosso Deus é santo, existe uma barreira entre Ele e nós quando nos aproximamos dEle com pecado não confessado em nossas vidas. “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:2). Davi também concordou, sabendo por experiência própria que Deus se distancia daqueles que tentam esconder seus pecados de Deus:“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” (Salmos 66:18).
2- Egoísmo
Um outro obstáculo à oração efetiva. Quando oramos por motivos egoístas, quando pedimos a Deus pelo que queremos e não pelo que Ele quer, nossos motivos maus atrapalham nossas orações. “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se
“....não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lucas 22:42). Orações egoístas são sempre aquelas que têm a intenção de gratificar nossos desejos egoístas, e não podemos esperar que Deus vai responder tais orações.
“pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3).
3- Falta de Perdão
Um grande obstáculo à oração efetiva é um espírito que não consegue perdoar outras pessoas. Quando nos recusamos a perdoá-las, uma raiz de amargura cresce em nossos corações que abafa nossas orações.
Como podemos esperar que Deus vai nos – pecadores não merecedores de suas bençãos - abençoar se cultivamos ódio e amargura para com outras pessoas e não estamos dispostos a perdoá-las? Esse princípio foi ilustrado muito bem na parábola do servo que não perdoava em Mateus 18:23-25.
O princípio nessa história é que Deus nos perdoou um grande débito (nosso pecado) e ele quer que perdoemos outras pessoas do mesmo modo que fomos perdoados. Recusar-se a agir assim vai atrapalhar nossas orações.
4- Dúvida (incredulidade)
Um outro grande obstáculo para oração efetiva é falta de fé e duvidar de Deus. Isso não significa, como alguns sugerem, que porque nos aproximamos de Deus convencidos de que Ele vai satisfazer nossos pedidos, que Ele é de alguma forma obrigado a fazer isso. Orar sem duvidar significa orar com uma crença segura e um entendimento do caráter, natureza e motivos de Deus. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Quando nos aproximamos de Deus em oração, mas duvidamos de Seu caráter, propósito e promessas, nós O insultamos terrivelmente. Nossa confiança deve ser em Sua habilidade de conceder qualquer pedido que vai de acordo com Sua vontade e propósito para nossas vidas e com o entendimento de que Seus propósitos são sempre melhores. “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa” (Tiago 1:6-7).
5- Discórdia
Finalmente, discórdia no lar é na igreja é um grande obstáculo para oração. Pedro especificamente menciona isso como um obstáculo às orações de um marido cuja atitude para com sua esposa não agrada a Deus. “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações” (1 Pedro 3:7). Da mesma forma, esposas devem seguir os princípios bíblicos de submissão à liderança de seus maridos para que suas próprias orações não sejam prejudicadas (Efésios 5).
Com relação a igreja a mesma coisa Jesus disse:
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5.23
"Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos" I João 2.9-11; é um homicida: "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele" I João 3.11-15.
Não se engane Deus não aceita a sua oração em nenhuma hipótese mencionada acima .
E aconteceu que, assim como ele clamou e eles não ouviram, também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos. Zacarias 7:13
Felizmente, todos esses obstáculos de oração podem ser resolvidos de uma só vez quando nos aproximamos de Deus com um coração arrependido. 1 João 1:9 nos garante que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Quando tivermos feito isso, podemos gozar de uma comunicação aberta e limpa com Deus, com nossos irmãos em unidade e nossas orações não só vão ser respondidas, mas vão estar cheias de um grande sentimento de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário