sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sonda-me, ó Deus,

Sl.139:23,24 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24-E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

O rei Davi foi um homem segundo o coração de Deus ? O que é ser segundo o coração de Deus ?

1) Ser escolhido de Deus – Diz a palavra de Deus: “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos (Mt .22:1-14). Davi era um escolhido de Deus. Davi era escolhido de Deus devido porque ele era conhecido pelo seu coração e seus atos em Deus. (II Sm.16:1-14) .
• Davi fugia constantemente de Saul, que sem motivo aparente, desejava matá-lo (1 Sm 19:1-2).
• Davi conhecia e confiava tanto no Senhor que não saía para suas batalhas sem antes consultá-Lo (II Sm. 5:19; II Sm. I Sm.23:4; 2 Cr 18:7).
• Sentia-se à-vontade na presença do Senhor: dançava com toda sua força (2 Sm 6:14)
• Davi tinha um desejo ardente pela presença de Deus pois ele sabia que se Deus não fosse com ele, de nada adiantaria usar de força, pois o Senhor era sua força
• Aqui estava principal das virtude de Davi. (Sl 51:11; Sl 22:19)
• Quebrantava-se e se humilhava diante do Senhor. Por isso tinha Davi um coração segundo o coração do Senhor (At 13:22). Davi arrependia-se dos seus pecados logo que ele identificava um pecado na vida dele. Era essa a grande diferença entre Davi e Saul.

Precisamos identificar os nossos atos que tem desagradado a Deus para que possamos nos relacionar com Ele de forma adequada e sermos usados por ele . A identificação dos nosso pecados precede a edificação.

Quantos vezes ouvimos alguém dizer na célula : “Estou com dor de cabeça, há vários dias . Por favor orem por mim para que Deus possa curar-me.” , “Estou em conflito me meu trabalho.” Ou “ Ando deprimido a vários dias”. E ai o que fazemos ? Oramos por essa pessoa, para que a dor de cabeça vá embora, para que as coisas se ajeitem no trabalho, para que a depressão vá embora. Mas a pessoa continua com a dor de cabeça, com os conflitos no trabalho, com o tormento da depressão. Por que as nossas orações não são respondida ?

O que acontece é que a pessoa não está pedindo a Deus para lhe sondar, não está preocupada se está ou não agradando a Deus , pois se ela pedir para ser sondada por Deus ela será revelada de que precisa concertar com Deus.

Precisa ser identificado a verdadeira raiz : Da dor de cabeça, do conflito no emprego, da depressão.

Não pagamos o médico para identificar a causa das nossas dores e sintomas? Os médicos procuram o que está por detrás da dor. Eles querem tratar a doença e não apenas o sintoma.

Identificação significa reconhecimento. Por traz de um conflito familiar existe uma causa. Por detrás de uma conflito no trabalho existe uma causa. Por trás de uma dor de cabeça existe uma causa, por de trás de uma depressão existe uma causa.

Jesus procurava tratar o problema pela raiz : (Jo.4:16-19; Jo.8:7-11; Mc.2:5)

Porque é tão difícil identificar as reais causa dos nossos pecados de dores?

• Porque as vezes negamos a existência de pecados nas nossas vidas e então não identificamos as reais causas das nossa dores.
• Porque - As verdadeiras causas podem estar tão enterradas tão fundo , lá na nossa infância ou situações mal resolvida no passado, que nos tornamos incapazes de enxergá-las.
• Porque - O problema pode ser parte de uma armadilha de uma rede de pecados que nos incapacita de enxergarmos a verdadeira causa , como, sentimentos e hábitos que Satanás transformou em fortalezas. (Fortalezas = coisas que são difíceis de se livrar) Exemplo: (Ef.6:10 – 18)
 Sentimentos: De inferioridade, de superioridade, de auto- compaixão, descontrole emocional, sentimento de perca, ciúmes, inveja, raiva, ira, ódio e etc.
 Hábitos: Mentira (Ef.4:25) , maledicência (Ez.28:5, Cl.3:8; I Pe.2:1-2) (pessoas que se junta para falar mal das outras), fofoca, baixaria etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário