sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Evangelismo Oikos


Evangelismo Oikos
Aqueles que vivem em um mundo individualista realmente teriam sérias dificuldades ao imaginar a cultura do Novo Testamento, em que era normal conviver com pais, servos e outros trabalhadores. Estamos acostumados aos núcleos familiares – pai, mãe e filhos.

No entanto, no mundo antigo não encontramos uma palavra específica para designar o “núcleo familiar”. Nós apenas encontramos a palavra para a extensão da família. Cada igreja era construída ao redor de seu oikos, que é a palavra grega atribuída para o ciclo de relacionamentos, casa ou extensão da família. Deus usou essas conexões naturais de relacionamento para penetrar o mundo romano por meio da multiplicação das igrejas nas casas.

A forma com que cada igreja alcançou as pessoas através dos relacionamentos oikos ajuda a igreja de hoje a entender que as pessoas já estão agrupadas em seus relacionamentos naturais. Esses relacionamentos em rede incluem família, amigos, colegas de trabalho e qualquer um que esteja regularmente em contato. Deus usa essas conexões naturais para propagar a mensagem do evangelho por meio do ministério de casa em casa.

Cada crente deve identificar esses contatos do oikos e então começar a pregar diariamente a cada um deles, pedindo a Deus para que abra seus corações para a mensagem do evangelho. O próximo passo é servir e abençoar esses relacionamentos do oikos. Finalmente, convidá-los para um evento externo na célula ou celebração.

Se voce enfatizar as conexões do oikos, aqueles que atenderem ao convite da célula ou do culto já estarão conectados aos vínculos de amizade e serão mais facilmente conectados com a família de Cristo, a igreja. Sua igreja em células irá começar a desenvolver conexões naturais com as pessoas, e estas irão mantê-las conectadas com a sua igreja.

Neste mês, no blog Joel Comiskey, vamos explorar como o conceito de oikos remete à igreja de hoje. Pastores experientes de igrejas em células escreverão diversos blogs sobre o assunto "Evangelismo do Oikos"  durante o mês de setembro:

1ª Semana: a definição de oikos. Oikos se refere à extensão da família na era do Novo Testamento, que não somente incluía os parentes imediatos, mas também escravos, homens livres, trabalhadores contratados, e às vezes inquilinos e parceiros de profissão. À medida que Jesus transformava as pessoas, elas se comportavam de forma diferente nesses relacionamentos naturais e vinham a se tornar parte integrante do corpo de Cristo, a igreja.
2ª Semana: Desenvolvendo relacionamentos oikos. As igrejas em células ensinam os membros a desenvolver relacionamentos com aqueles que já estão naturalmente conectados na vida (família, amigos próximos, vizinhos). O próximo passo é servir a esses relacionamentos oikos, abençoando-os em palavras e ações. Eventualmente, um convite para a célula ou para o culto é perfeitamente apropriado.
3ª Semana: Transformação Oikos. Um fator chave nas igrejas que crescem foi  a transformação a partir da estrutura oikos. Maridos e esposas se submetiam um ao outro; maridos amavam suas esposas de uma forma nova, mulheres que se submetiam e respeitavam seus maridos; famílias foram restauradas e se comportavam de uma forma diferente e seu testemunho influenciou amigos e vizinhos.
4ª Semana: Dicas para desenvolver conexões oikos. As células devem ter uma "lista de bênçãos" para se lembrar de orar por seu oikos. Outro princípio chave é hospitalidade e encontros para suprir as necessidades um do outro. A Igreja Elim foca a satisfação de necessidades, e ao detectá-las, procura supri-las. Depois de um tempo, essas pessoas estão mais receptivas para a mensagem do evangelho e dispostas a participar das células e das celebrações.
5ª semana: Impedimentos para o evangelismo do oikos. Aqui temos alguns: não ter um grupo de relacionamentos próximos, falta de oração e estar muito ocupado com as urgências da vida.
Como é o seu desempenho na área do evangelismo do oikos, tanto no nível pessoal como ensinando esses princípios na célula ou igreja?

Dr. Joel Comiskey
03 de setembro de 2012

Visite  o  blog  joelcomiskeygroup.com Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário