terça-feira, 26 de junho de 2012

Jesus e sua obra em nosso favor.


Hb.1:3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Depois de Cristo ter efetuado o perdão dos nossos pecados mediante a sua morte na cruz assumiu o seu lugar de autoridade à destra de Deus. A atividade redentora de Cristo no céu envolve seu ministério de mediador divino (Hb.8.6)  Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores,” Mediante a salvação em Cristo, o Espírito Santo concede vida e poder espiritual ao crente para que este faça a vontade de Deus. Por meio do agir  do Espírito Santo  e não pela nossa força, capacidade  ou  conhecimento humano. (2.Co.3:6) Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
(Hb.13.15) Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”

(1 Jo 2.1,2).Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.”- Depois  de Cristo ter efetuado o perdão  dos nossos  pecados  mediante  a  sua morte  na  cruz  ele assume  o lugar:
·         De  sumo sacerdote. A garantia do perdão está no sangue de Jesus Cristo (I Jo.1.7) “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (I Jo. 2.2) Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.  (Hb.4.14-16) Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, 15. pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. 16. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.
·         De nosso "advogado".  (1Jo.2;1) Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. A garantia do perdão está no sangue de Jesus Cristo (1Jo.1.7) Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. - "O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado", refere-se à obra contínua da santificação dentro do crente, e à purificação contínua, pelo sangue de Cristo, dos nossos pecados involuntários.
 (1Jo.2:2) Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo. Jesus como nossa "propiciação" significa que Ele tomou sobre si o castigo dos nossos pecados e satisfez o justo juízo de Deus contra o pecado. O perdão agora é oferecido a todos, no mundo inteiro, o mundo inteiro já  foi perdoado em Jesus mas só aqueles  que vêm a Cristo, com arrependimento e fé  pode  desfrutar desse  perdão. (1Jo.4.9,14)  Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.  Jo 1.29; 3.16; 5.24 )e no seu ministério celestial como nosso "advogado". Advogado significa, nesse contexto, que Jesus intercede diante de Deus em nosso favor, à base da sua morte expiatória, do nosso arrependimento do pecado e da nossa fé nEle ( Rm 8.34; Hb 7.25 ; 1 João 3.15)
·         Nosso intercessor (Hb.7.25) Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.” Cristo vive no céu, na presença do Pai (Hb.8.1), intercedendo por todos os seus seguidores, individualmente, de acordo com a vontade do Pai. Pelo ministério da intercessão de Cristo, experimentamos o amor e a presença de Deus e achamos misericórdia e graça para sermos ajudados em qualquer tipo de necessidade (Hb.4.16), tentação (Lc 22.32), fraqueza (Hb.4.15; 5.2), pecado (1 Jo 1.9; 2.1) e provação (Rm 8.31-39).  A oração de Cristo como sumo sacerdote em favor do seu povo (Jo 17), bem como sua vontade de derramar o Espirito Santo.
·         Nosso batizador no Espírito (At 2:32,33) Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato. 33. Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem. Estando Jesus agora à direita do Pai, vive para derramar o mesmo Espírito sobre aqueles que nEle crêem . Ao derramar o Espírito, a intenção de Jesus é que o Consolador transmita sua presença aos crentes e lhes conceda poder para continuarem a fazer tudo aquilo que Ele mesmo fazia enquanto estava na terra.

E para você  quem é Jesus ? Desfrute  daquilo  que   Ele, verdadeiramente  é.

Pr. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário