domingo, 24 de abril de 2011

Jesus apresentado no evangelho de João

Leia João 1.1-18.

1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.2. Ele estava no princípio com Deus.3. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;5. a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.6. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.7. Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele.8. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.9. Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo.10. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.11. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.12. Mas, a todos quantos o receberam, aos que cręem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;13. os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.14. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.15. João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia.16. Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça.17. Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.18. Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.

João chama Jesus de " a Palavra" porque Jesus é Deus revelado ao homem em forma de homem e gerado no ventre de Maria pela Palavra. Jesus é a Palavra que estava em Deus e era o próprio Deus. Jesus estava nele, era sua Palavra. O mundo foi feito por intermédio da Palavra.Gen 1:3 "Disse" Deus: HAJA LUZ...Portanto, Deus criou todas as coisas por intermédio de Jesus, ou seja, de sua Palavra. João,

O que João estava nos ensinando que Jesus como "a Palavra", ele é Deus que se manifestando de forma plena para nós seres humanos para falar conosco, até então Deus tinha falado atraves dos profetas e das Escrituras agora ele mesmo vem falar com os homens. (Hebreus 1:1-2; ver também I Coríntios 8:6)
Em Jo. 1:3 e 10 Jesus é chamado por João de "criador" - Porque Jesus é o criador de todas as coisas e todas as coisas foram por ele e para ele e subsistem nele, subisistir nele significa que ele é o que sutenta a criação todas as coisas estão plantadas nele (Colossenses 1:16-17
Quando João chama Jesus de "Vida", porque todas as coisas existem atraves de Jesus é a verdadeira vida e ele mesmo declara isto em (Jo.14:6 e 17:3) quando recebemos Jesus recebemos vida eterna e a vida eterna é mais do que a existência sem fim. É uma qualidade especial de vida que recebemos ao aceitar a Jesus (Is.1:18 e 19) . e medida que a nossa comunhão com Cristo vai aumentando vai melhorando esta vida.
Quando João chama Jesus de "Luz" em Jo 1:4 e 5 ele estava ensinando que a vida de Jesus era a luz para todos, a verdade de Deus, Jesus mesmo afirma que ele é a Luz em (Jo 8.12) Por que Ele remove as trevas e o engano, iluminando o caminho certo para irmos a Deus. Todos que seguem a Jesus são libertos das trevas do pecado e da mentira pois quando falamos que Jesus é Luz falamos que ele é a verdade (Jo. 14:6) ele remove a mentira das nossas vidas.
João chama Jesus de "unigênito" em (Jo.1:14 e 18) - Ele está ensinando que Jesus é o "Filho unigênito de DEUS" e, portanto, o Filho de DEUS num sentido em que nenhum outro ser jamais foi ou poderá ser. Os anjos são filhos de DEUS, como o foi Adão (Jó 38:7; Lucas 3:38), por criação; os cristãos são os filhos de DEUS por adoção (Rom. 8:14, 15), mas CRISTO é o Filho de DEUS não por nascimento, Jesus emanou do Pai, saio do Pai. Jesus não foi criado por Deus mas ele emanou de Deus ele é Deus. (Col. 1:19) Em Cristo está toda plenitude de Deus , toda a totalidade de Deus (Jo . 1:16) esta verdade nos ensina que Jesus Cristo é Deus igualzinho ao Pai e nós em Jesus somos filhos mas não "unigênito" mas adotados pela graça por causa de Jesus.
Em Jo 1: 29 - João cita a citação de João Batista que chama Jesus de "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" - Com esta citação ele ensina que Jesus é o Cordeiro substituto provido por Deus para ser sacrificado e morrer em nosso lugar (Gn.22:8, ) e de todos dos pecadores e a unica maneira de escapar da nossa condenação é aceitar a morte substitutiva de Jesus (Jo.3:16) . Que Jesus a pessoa descrita em (Is.53: 4-9) ele é o cordeiro pascal (Ex.12:5) O cordeiro da Páscoa e seu sangue prenunciam Jesus Cristo e seu sangue derramado, como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (I Pe.1:19).
7.Em Jo.1:33 O que Batiza com Espirito Santo - Pouco antes de Sua ascensão, Jesus disse aos discípulos: "... na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias". (Atos 1:5) Jesus considerou tão importante o Batismo no Espírito Santo que ordenou aos Seus discípulos "Ficai, porém, na cidade de Jerusalém até que do alto sejas revestido de PODER". (Lucas 24:49) - Deus revelou-se ao seu povo usando a figura do fogo: Apareceu a Moisés lá no Monte Horebe, numa chama de fogo do meio de uma sarça que ardia e não se consumia (Ex. 3:2). Conduziu o povo de Israel pelo deserto quarenta anos, nas noites escuras e tenebrosas, através de uma coluna de fogo (Ex.13:22). - (Mt. 3:11).
Batismo com Espírito Santo é receber a virtude do Espírito Santo (At.1;8)
O batismo com fogo expressão referente a queimar a palha ou o que não presta em nossa vida. Jesus batiza com este fogo também e aos terríveis julgamentos que Jesus infligiria sobre a nação Judia e sobre todos quantos morressem impenitentes; quando Ele os condenará pelo pecado de rejeitá-Lo; e quando Ele aparecer como o "fogo do ourives" e como o "sabão dos lavandeiros" (Malaquias 3:2).

8.Em João 1:34 - João chama Jesus de o Filho de Deus. Jesus não é Filho de Deus no sentido como concebemos um pai e um filho. Jesus é Filho de Deus porque Ele foi concebido pelo Santo Espírito. (Lc 1:35) e a segunda razão pela qual Jesus era chamado de Filho de Deus é que ele era o verdadeiro herdeiro do trono de Davi. (Jo.18:37)2Em Jo 1:41 - Jesus é chamado de "Messias" - "Messias" significa "Ungido", "Cristo" nome dado ao Libertador prometido que viria algum dia ao povo de Israel como seu grande Salvador, Redentor, "ungido" como Profeta, Sacerdote e Rei da parte de Deus. (Is.9:6-9) O Messias era o libertador de Israel.

9.Em Jo. 1:38 - Jesus é chamado de "Mestre" - Fala-se de Jesus ensinando, quarenta e cinco vezes, e onze vezes apenas pregando, e, assim mesmo, pregando e ensinando, como vemos em Mateus 4.23 "ensinando em suas sinagogas e pregando o evangelho do reino". O Próprio Jesus afirma ser mestres Jo. 13:13
10.Aquele de quemem escreveram na Lei, Moises e os profetas Jo.1:45 - Ele está confirmando que Jesus era aquele que as Escrituras e os profetas falavam que as profecias estavam se secumprindo no momento em que Jesus que agora inicia a sua vida pública. E era justamente isso que oshebreus esperavam, ansiosamente, que se cumprissem as Escrituras

O que Jesus pode fazer na sua vida, Jo. 1:12 "Mas, todos quanto receberam , aos que creem no seu nome, deu lhes o poder de setornarem filho de Deus " - Receba ele hoje na sua vida -

Ore assim recebendo Jesus "Senhor Jesus, eu reconheço que tú és o filho de Deus que veio a este mundo revelar todas as verdades a cerca de Deus, eu reconheço que tú és o Cristo que veio salvar a humanidade de seus pecados, e todos quanto te aceitar se tornarão filhos de Deus, eu te aceito como o meu unico e suficiente Salvador, pois não existe outro mediador entre Deus e os homens pois só tú ès o caminho que pode levar o homem a Deus. Eu reconheço que sou pecador e que não posso fazer nada para me livar dos meus pecados , somente o teu sangue remidor, vertido lá cruz é que pode me tornar limpo dos meus pecados, por isso eu quebro agora, qualquer pacto feito com outro Deus que não seja o Senhor e me uno a ti, para servir somente a ti, perdoa os meus pecados , lava-me, purifica-me e serei limpo. Eu te recebo como meu salvador, e viverei o resto da minha vida para ti, pois sú és Deus.Amem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário