segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ética

Ética ? O que é ética .
Ética é uma pequena palavra que caiu no esquecimento das pessoas do nosso mundo moderno, saiu de moda. Hoje que se ouve falar é : “Cada um pra si e Deus pra todos”, “ a sardinha do meu prato”, “eu primeiro”, “quebra um galho ai para mim”, “quebra essa ?”, “me passa na frente...”, “preciso falar com o seu chefe ...”, “tenho uma amigo naquele departamento ...”, “faça o que eu mando”, “ sabe quem sou eu ?”, “você não sabe com quem está falando!” , “quem manda aqui sou eu”, “vamos abafar o caso” , “não seja bonzinho não, os bonzinhos sempre se dão mal” e assim vai. As pessoas não honram mais o que diz, sustentam se for conveniente, prometem mais não cumprem o que prometeram, são egoístas, falsas, hipócritas, fingidas e etc... Isto tem levado as pessoas a não confiarem mais umas nas outras, o nível de desconfiança entre as pessoas nos nossos dias é muito alto e isto tem levado as pessoas a terem medo de um abraço, de um beijo, de um aperto de mão, de um “oi tudo bem?”. O Beijo de Judas hoje é muito comum e até mesmo no meio das classes mais apuradas como a família, a igreja, a falsidade cada dia mais está presente no meio das classes sociais. Mentiras passa a categoria de verdade com uma facilidade muito grande, as pessoas estão tão treinadas a mentirem que mentem com tanta convicção que elas mesmas acreditam nas mentiras delas próprias. Tem base um negocio desse ? Onde vamos parar ? É tanta falta de ética , é tanta mentira que a vida está virando uma miragem, uma ilusão. Muitos estão caminhando a passos largos para o “nada”, para o abismo e convictos de vão chegar a algum lugar. Estão sendo enganados por eles mesmos e enganando outras pessoas e correndo atrás do vento. É um tal de “puxar tapete” para se dar bem, outros optam pelo “puxa-saquismo” , que coisa horrível ! que nojo!
Outros as custas dessa ingenuidade, desses pobres, amontoam tesouros, honras, “méritos”, recebem aplausos pelo que não fez, recebem aplausos que não merecem, basta olharmos para a formação do Congresso Nacional, na época de eleições, e para muitas pessoas que ocupam cargos em instituições, e o que mais me dói e ver a falta de ética, dentro das instituições sagradas, o que mais se vê são pessoas se apoderando de aplausos que não são deles, de horas que não são deles e a “massa de manobra”( o povo desavisado) acredita, são enganados e o pior gostam de serem enganados. Isto é falta de ética consigo mesmo.
O que é ética?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Por que Jesus veio ?

O principal objetivo de Jesus era dirigido a Deus Pai e não aos homens - Jesus veio para revelar como o Pai é bom e gracioso em prover uma forma de a humanidade desobediente ser restaurada ao correto relacionamento com ele. Esse é o tema de todo o evangelho de João.
• Jesus veio para fazer a vontade do Pai (4.34; 5-30,38; 6.38,39)
• Jesus veio para fazer a obra do Pai (5.36;9.4).
• Jesus veio para falar as palavras do Pai (3.34; 7.16; 12.49),
• Jesus veio para teste¬munhar para o Pai (5.36; 7.28)
• Jesus Veio para viver uma relação íntima com o Pai aqui na terra e para os homens verem que isto é possivel(8.16,18,29; 16.32).
Os cristãos devem seguir o exemplo de Jesus e procurar a glória de Deus (Jo.17.18; 20.21).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sonda-me, ó Deus,

Sl.139:23,24 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24-E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

O rei Davi foi um homem segundo o coração de Deus ? O que é ser segundo o coração de Deus ?

1) Ser escolhido de Deus – Diz a palavra de Deus: “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos (Mt .22:1-14). Davi era um escolhido de Deus. Davi era escolhido de Deus devido porque ele era conhecido pelo seu coração e seus atos em Deus. (II Sm.16:1-14) .
• Davi fugia constantemente de Saul, que sem motivo aparente, desejava matá-lo (1 Sm 19:1-2).
• Davi conhecia e confiava tanto no Senhor que não saía para suas batalhas sem antes consultá-Lo (II Sm. 5:19; II Sm. I Sm.23:4; 2 Cr 18:7).
• Sentia-se à-vontade na presença do Senhor: dançava com toda sua força (2 Sm 6:14)
• Davi tinha um desejo ardente pela presença de Deus pois ele sabia que se Deus não fosse com ele, de nada adiantaria usar de força, pois o Senhor era sua força
• Aqui estava principal das virtude de Davi. (Sl 51:11; Sl 22:19)
• Quebrantava-se e se humilhava diante do Senhor. Por isso tinha Davi um coração segundo o coração do Senhor (At 13:22). Davi arrependia-se dos seus pecados logo que ele identificava um pecado na vida dele. Era essa a grande diferença entre Davi e Saul.

Precisamos identificar os nossos atos que tem desagradado a Deus para que possamos nos relacionar com Ele de forma adequada e sermos usados por ele . A identificação dos nosso pecados precede a edificação.

Quantos vezes ouvimos alguém dizer na célula : “Estou com dor de cabeça, há vários dias . Por favor orem por mim para que Deus possa curar-me.” , “Estou em conflito me meu trabalho.” Ou “ Ando deprimido a vários dias”. E ai o que fazemos ? Oramos por essa pessoa, para que a dor de cabeça vá embora, para que as coisas se ajeitem no trabalho, para que a depressão vá embora. Mas a pessoa continua com a dor de cabeça, com os conflitos no trabalho, com o tormento da depressão. Por que as nossas orações não são respondida ?

O que acontece é que a pessoa não está pedindo a Deus para lhe sondar, não está preocupada se está ou não agradando a Deus , pois se ela pedir para ser sondada por Deus ela será revelada de que precisa concertar com Deus.

Precisa ser identificado a verdadeira raiz : Da dor de cabeça, do conflito no emprego, da depressão.

Não pagamos o médico para identificar a causa das nossas dores e sintomas? Os médicos procuram o que está por detrás da dor. Eles querem tratar a doença e não apenas o sintoma.

Identificação significa reconhecimento. Por traz de um conflito familiar existe uma causa. Por detrás de uma conflito no trabalho existe uma causa. Por trás de uma dor de cabeça existe uma causa, por de trás de uma depressão existe uma causa.

Jesus procurava tratar o problema pela raiz : (Jo.4:16-19; Jo.8:7-11; Mc.2:5)

Porque é tão difícil identificar as reais causa dos nossos pecados de dores?

• Porque as vezes negamos a existência de pecados nas nossas vidas e então não identificamos as reais causas das nossa dores.
• Porque - As verdadeiras causas podem estar tão enterradas tão fundo , lá na nossa infância ou situações mal resolvida no passado, que nos tornamos incapazes de enxergá-las.
• Porque - O problema pode ser parte de uma armadilha de uma rede de pecados que nos incapacita de enxergarmos a verdadeira causa , como, sentimentos e hábitos que Satanás transformou em fortalezas. (Fortalezas = coisas que são difíceis de se livrar) Exemplo: (Ef.6:10 – 18)
 Sentimentos: De inferioridade, de superioridade, de auto- compaixão, descontrole emocional, sentimento de perca, ciúmes, inveja, raiva, ira, ódio e etc.
 Hábitos: Mentira (Ef.4:25) , maledicência (Ez.28:5, Cl.3:8; I Pe.2:1-2) (pessoas que se junta para falar mal das outras), fofoca, baixaria etc...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Evangelismo por meio da célula

Embora a oração seja fundamental para que almas perdidas sejam evangelizadas, Deus usa seres humanos para alcançar pessoas que precisam de salvação. E embora seja verdade que somente Deus pode restaurar uma pessoa, Ele usa pessoas para plantar e regar.
As células e igrejas em células focam primordialmente no desenvolvimento de relacionamentos (conexões oikos) no processo de lançar a semente. Atender a necessidades também é um componente fundamental para preparar o solo endurecido. Porém, o que dizer de outras técnicas de evangelização? Quais outras maneiras as células utilizam para praticarem o evangelismo?
Minha convicção pessoal é esta: Faça tudo que puder para ganhar pessoas para Jesus. Acompanhei alguns pastores de células que se limitavam nesse sentido, pensando que células e igrejas em células somente praticavam determinados tipos de evangelismo. O pastor de uma igreja em células, por exemplo, se restringiu por meses e meses a gastar tempo APENAS conhecendo não cristãos. Ele pensava que essa era a única maneira que as igrejas em células PODIAM evangelizar (ou seja, outros métodos eram "contra as regras").
Sugeri-lhe que ampliasse seus métodos realizando uma feira gastronômica, distribuindo folhetos, e outros métodos evangelísticos que funcionem na sua comunidade. Compartilhei com ele outros métodos que têm sido utilizados eficazmente por células, como:

• Jantares especiais ou "junta panelas". Lembre que Jesus estava sempre comendo com as pessoas - frequentemente na casa delas.
• Mudar a célula de casa em casa. Essa é uma excelente maneira de atrair visitantes. Quando um membro da célula recebe o grupo em sua casa, há uma chance maior de os amigos e parentes desse membro participar.
• Vídeo na célula. Algumas têm utilizado o vídeo "Jesus" ou partes de um vídeo secular tendo em mente um propósito específico (por exemplo, A Lista de Schindler).
• Eventos esportivos. Um líder de célula comentou em um de meus seminários: "Nós, como membros de uma célula, planejamos um evento evangelístico a cada seis semanas. Nós vamos juntos assistir a um jogo de basquete ou outro esporte a cada seis semanas. Assim, estamos constantemente fazendo contatos e amizade com não cristãos. Sem essa regularidade, acabaríamos perdendo a persistência".
• Grupos de interesse/amizade. Ralph Neighbour desenvolveu e testou materiais para preparar membros de célula a começar grupos de evangelismo com duração de 12 semanas para alcançar não cristãos.
• Momento de evangelismo na célula. Nós usamos o 4º "E" na célula para conversar sobre o evangelismo da célula ou para planejar uma multiplicação futura. Laurence Singlehurst (Cell UK) desenvolveu excelentes materiais para enfatizar esse aspecto da célula.
Muitas igrejas em células também evangelizam por meio do culto de celebração, planejando 2 a 4 eventos de colheita por ano. As células se mobilizam para convidar seus contatos não cristãos e acompanhar visitantes e novos convertidos.
As igrejas em células ocupam uma posição singular no evangelismo por meio de uma grande variedade de métodos. Quais métodos funcionaram melhor na sua igreja? O que estão fazendo atualmente para evangelizar?
Pr. Joel Comiskey
(International Cell Church Forum - 26.10.2010)
http://www.celulas.com.br/artigo

sábado, 3 de setembro de 2011

Deus, o homem e a natureza

SALMO 19
1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz.
4 Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os confins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
5 que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira.
6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor.
7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.
8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.
9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos.
10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos.
11 Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa.
12 Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos.
13 Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão.
14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!
O conceito judaico-cristão é que o mundo físico manifesta a glória e o poder criador de Deus ou seja a natureza dá testemunho a cerca de Deus, ela mesma ensina-nos que há um Deus criador (Sl.148.3-5; Rm 1.18-20). Para muitas pessoas incrédulas, a natureza é em si mesma, é um deus ( Dt 4.19; 2 Rs 23.5), um deus que controla o destino dos seres humanos (Is 47.13; Dn 4.7); outros acreditam que tudo se fez por acaso o que não é verdade. O Salmo 19 nos ensina que toda a natureza leva-nos a olhar para um Deus criador de todas as coisas, que governa todas as coisas da sua criação , dentro de uma ordem perfeita e sincronizada e nesse sincronismo cada criatura da criação tem o seu lugar e função definida pois nada é por acaso, cada coisa tem o seu lugar e seu valor e a natureza dá testemunho disto. “A Lei do Senhor é perfeita”, este Deus criador na sua infinita grandeza ele se relaciona com a sua criação através do homem e por isso ele estabeleceu Lei perfeita, justas, para tornar possível o seu relacionamento com a criação através do ser mais importante da sua criação, o homem. Quando se fala de Lei aqui o salmista não está falando dos dez mandamentos apenas, mas de todos os ensinamentos, instruções e direções que o Senhor nos dá através da sua Palavra, ai o salmista diz porque a Lei do Senhor é perfeita. “ A lei do Senhor refrigera a alma”, a Lei do Senhor não é como a lei dos homens que traz tribulação e que escraviza e que tem segundas intenções, mas a Lei do Senhor, traz cura, restauração para alma, alivio, alegria, gozo enquanto que a lei dos homens traz peso, fadiga, pois a lei dos homens não foi criada para um relacionamento de amizade, mas para exercer domínio, como uma rédea, um cabresto em um animal, para um ter domínio sobre o outro, mas a lei do Senhor visa o nosso bem, a nossa cura, a nossa libertação, ela não é imposta, aquele que a segue que a obedece desfruta dos favores de Deus da intimidade de Deus, da amizade de Deus. A Lei de Deus , a Palavra de Deus transforma a vida daqueles que a obedece. “O testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples”, testemunho aqui é a Palavra de Deus , é a revelação de Deus, neste caso do Salmo 19, é a mensagem de Deus , o que diz respeito a Deus, a mensagem que dá testemunho a respeito do caráter de Deus (I Jo.5:9) esta Palavra que nos torna sábios quando a tomamos para a nossa vida . “Os preceitos do Senhor” ou as regras específicas a respeito da vida em retidão, são uma alegria para os justos. “O mandamento do Senhor” é claro de fácil entendimento e tem o objetivo especifico e claro, que é de orientar os fiéis que buscam os seus caminhos, não têm segunda intenção mas visa apenas o nosso bem ( At 26.18); Que leva-nos a temer ao Senhor , para nos libertar de uma vida de pecado escravidão e nos dar libertação . Este salmo revela Deus como o CRIADOR DE TODAS AS COISAS , como um Deus que se importa com a sua criação, que se relaciona coma sua criação e que provê meios para que esta criação tenha relacionamento com ele através do homem, mas o que as vezes temos visto é que este homem tenta desviar a criação do criador, mas Deus na sua infinita bondade e misericórdia tem provido meios para facilitar ao homem a obedecer os seus mandamentos, voltar a ele, mesmo que inconscientemente o homem tem desobedecido, Deus oferece o perdão por seus erros e pecados ocultos, ocultos significa inconsciente ( Lv 5.2-4). Por outro lado, os pecados intencionais ou deliberados e consciente que são chamados de grande transgressão (v. 13), que abrange o desprezo a Deus e à sua Palavra e a perda de um lugar no seu reino (Nm 15.30,31; Gl 5.19-21), Deus também promove o perdão na medida em que este homem se arrepender e se voltar a Ele (tg.4:6-8). O Salmista reconhecendo que pecava tanto consciente quanto inconsciente, então ele desfruta da misericórdia de Deus e ora contra ambos os pecados para que ele não tenha dificuldades quando chegar na presença de Deus (Is.59:1-3) . Pois o pecado e a iniqüidade na vida do ser humano levantam um muro entre ele e Deus. Por causa dessa barreira, o homem natural sem Jesus já não desfruta do favor de Deus, nem de proteção, socorro ou livramento. Também, as orações não são atendidas (Sl 66.18). Jesus então se coloca a disposição deste homem pecador (Jo.14:6) A mesmo já tendo Jesus no coração a maneira justa de reconhecermos a obra da salvação efetuada em nossa vida é orarmos sempre, para que Deus através da sua graça mantenha nosso coração, nossas palavras e nossa vida livres de pecado e agradáveis a Ele. Tanto a meditação do nosso coração, quanto a reflexão da nossa mente devem ser aceitáveis diante de Deus. Que esta palavra traga aos corações o desejo de glorificar a Deus pelo que ele é e tem feito e nos leve a desfrutar dos seus favores que estão a nossa disposição.
Deus abençoe.
Pr.Carlos