sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Amor de Deus

Deus é amor !
I Jo. 4:8,9

Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor. 9.Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.

Rm.8:38-39 - Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; 39.nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.

Deus é amor e nada pode ser comparado a este amor de Deus , o sublime amor de Deus.
O amor de Deus não é compreendido se comparado ao amor humano, o amor de Deus envolve atos de misericórdia, perdão, bondade e reconciliação mas de uma forma tão divina que o ser humano natural e carnal não compreende .

Jo.3:16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.


Se alguém fracassar na sua vida espiritual, não será por falta do amor de Deus. O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens, o amor de Deus não tem limites. Deus amou o mundo inteiro "o mundo" (1 Tm 2.4)” Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.”

VEM DESFRUTAR DO AMOR DE DEUSVOCÊ E SUA CASA
DEIXE JESUS QUE É O REI ENTRAR EM SEU CORAÇÃO
VIDA MELHOR ELE QUER TE DAR RESTAURAR SEU LAR
PAZ E ALEGRIA ELE QUER TRAZER, PRA VOCÊ

Você pode desfrutar desse amor de Deus ele está sendo derramado sem medida e quer alcançar a todos que vir a ele através de Cristo, amor de Deus só em Cristo .

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pr.Carlos: Deus é bom !

Pr.Carlos: Deus é bom !: "Deus é bom !  Sl.23:6 – Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida  Sl.25:8 - Bom e reto é o Senhor; ...  Sl.3..."

Deus é bom !

Deus é bom !

 Sl.23:6 – Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida
 Sl.25:8 - Bom e reto é o Senhor; ...
 Sl.34:8 - Provai, e vede que o Senhor é bom;
 Sl.73:1 - Verdadeiramente bom é Deus
 Sl86:5 - Porque tu, Senhor, és bom,
 Sl.100:5 - Porque o Senhor é bom
 Sl.106:1 - Louvai ao Senhor, porque ele é bom;
 Sl.107:1 - Dai graças ao Senhor, porque ele é bom;
 Sl.118:1 - Dai graças ao Senhor, porque ele é bom;
 Sl.118:19 - Dai graças ao Senhor, porque ele é bom;
 Sl.119:68 – Senhor - Tu és bom.
 Sl.135:3 - Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom;
 Sl.145:9 - O Senhor é bom para todos.

Sl.10
Este salmo é uma exortação a reconhecermos o bondade de Deus em todas as situações, desesperadoras e perigosas:

O objetivo do salmista é : Edificar a fé e animar os leitores , nos momentos em que precisamos que Deus intervenha diretamente em nossa vida.

O salmista emprega quatro situações para ilustrar que Deus socorre seus filhos em situações de dificuldades quando oram:

1. v.4-9 - Nos momentos de fome e sede
2. v.10 – 16 – Nos momentos de servidão e tirania de opressão, (Patrão, chefe, governo, abuso de autoridade sobe a vida)
3. v.17-22 – Nos momentos de enfermidades;
4. v.23- 32 – Nos momentos de tempestade.

Quatro vezes declara que Deus os livrou da tribulação que encontravam
1. v.6
2. v.13
3. v.19
4. v.28
Uma demonstração de que Deus pela sua bondade ouve a voz daquele seu servo que clama a ele

Mesmo quando somos os únicos responsáveis ou culpados por nossas aflições, Deus quer nos livrar, ele pela sua bondade e misericórdia intervém e nos acode.

Estando em grande aperto, e sabendo que Deus está nos castigando, podemos continuar clamando esperando na sua misericórdia, e lhe clamar com fé, rogando seu perdão e ajuda.


A bondade é um dos atributos de Deus que mais aparece nas Escrituras

 Jesus Cristo falou da bondade de Deus ao afirmar ao jovem rico: “Ninguém é bom senão um só, que é Deus”(Mc 10.18)
 Deus é a fonte de tudo que é bom; a bondade “vem do alto... do Pai dos luzes... “ - Tg.1:17 Toda boa dádiva je todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.
 Deus é perfeito e supremo em bondade .
 A bondade de Deus se manifesta no perdão nos nosso pecados - “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,” Tt 2.11.
 A bondade divina é proveniente de seu caráter e é imutável, ou seja, nenhuma situação, ou nenhum pecado, ou erro, mudará a forma bondosa de Deus tratar o homem.
 Na extrema bondade de Deus, seu propósito é completamente gracioso. segundo seu querer, ele nos gerou pelo palavra da verdade, poro que fôssemos como primícias de suas criaturas “(1.18). Esta é a melhor das boas dádivas divinas: o novo nascimento, a partir das boas-novas do Evangelho.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Em seu Nome

Em nome de Jesus

Eu acredito que a igreja tem falhado em simplesmente invocar a proteção divina, porque nós temos deixado de reconhecer o poder que está envolvido no “ Nome de Jesus”

Há muito tempo “Em nome de Jesus” tem sido as últimas palavras das orações , quase superticiosamente e empregadas para dar conotação cristã a uma oração.
Contido dentro deste nome está o caminho para todas as bênçãos dos céus. Ouça as palavras do apostolo Pedro, “Não tenho prata, não tenho ouro, mas eu tenho isto eu te dou, em Nome de Jesus Cristo de Nazaré, levante e ande”. Ele tinha alguma coisa para oferecer. Nós temos que descobrir o que temos par oferecer em Nome de Jesus. Deus enviou Jesus para nos oferecer alguma coisa e quando você o recebe, você por sua vez tem coisa para oferecer aos outros: Pedro disse: “prata e ouro não tenho mas o que realmente possuo, eu lhe dou.
Tantos cristãos nascidos de novo são bons e prestativos mas eles não têm a idéia de sua autoridade em Cristo. Contudo, eu acredito que as coisas estão mudando. Deus está despertando uma nova geração de fiéis que estão descobrindo e reconhecendo o poder que há no Nome de Jesus.
Quando Jesus nos deu o Seu nome, Ele nos deu um “poder de procurador” para atuar em seu nome. Que confiança e segurança espantosa nosso Pai celestial tem em nós, que nos deu acesso ao “Nome de Jesus”.
O valor de qualquer “poder de procurador” está logicamente condicionado a quanto a pessoa, por quem você está atuando, tem. Se uma pessoa é dona de uma pequena quantia, então seu “poder procurador” é obviamente limitado. Contudo nos foi dado o “poder procurador” por aquele que disse “Toda autoridade me é dada no seu e na terra”. Mt.28:18. Você não pode obter um poder maior que esse!
Quando Jesus no diz para ir “ Em seu nome” (Mt.28:18 e Mc.16:15-18) Ele está dizendo: “Toda autoridade foi dada a mim no céu e na terá. Portanto vá. Eu lhes dou autoridade para expulsar demônios e doenças em meu Nome”
Você se deu conta que é chamado para ir em Nome de Deus ?
Você se deu conta que Jesus tem designado para continuar o que ele começou ?
Eu amo a maneira que o livro de Atos dos Apóstolos inicia, Lucas escreve, “Eu escrevo com referencia as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar” De certo modo elas são palavras estranhas porque onze versos depois Jesus sobe ao céu.
Então se aquele, que Lucas tinha previamente escrito sobre, em seu Evangelho, é tudo aquilo que ele ”começou” a fazer, então Jesus não fez muito mais posteriormente em seu corpo humano. Porem, as coisas que Jesus “começou” a fazer na terra, sobre as quais nos lemos nos quatro evangelhos . Ele planeja continuar através da sua igreja, através de minha vida.
Os evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos não são livros históricos; eles são um exemplo para o que Deus deseja que seja hoje.
Nos precisamos compreender a verdade aquela quando Jesus disse: “Toda autoridade é dada a mim... portanto vá”. Ele estava dizendo: “Eu tenho toda autoridade e agora seu estou investindo em você. Eu estou lhe dando o “poder de procurador” para atuar em meu nome e continuar o que eu comecei. Não é emocionante?
Ouça as palavras de Jesus. – “ Na verdade eu lhe digo, o que pedir ao meu pai em meu nome, Ele lhe dará. Até agora vocês não pediu nada em meu Nome. Peça e receberá para que sua alegria seja completa” . Jo.16:33
Você crê nestas palavras? Você acredita que Jesus diz a verdade? Você acredita que quando ele disse: “Qualquer coisa que você me pedir em Meu Nome eu farei” . Ele quer dizer exatamente isto?
Jesus estava falando a simples pescadores que o tinha seguido e que acreditariam em cada palavra dele, não há grandes teólogos que interpretam “o que realmente ele quis dizer” Jesus a verdade. Ele diz . Ele não está lá para nos confundir.
Nós somos representantes dele quando pregamos e oramos pelos enfermos, esperamos que ele salve os perdidos e cure os enfermos, ou seja esperamos que ele faça as mesma coisas que ele faria se estivesse lá em forma humana. Devemos esperar que o surdo ouça, o aleijado ande, o cego enxergue e aqueles nas raias da morte sejam trazidos de volta a saúde. Espero ver estas coisas porque eu vou em seu nome.
Que verdade surpreendente aquela que nós temos sido revestidos, nós temos o “poder de procurador” para agirmos Nome Dele.

Do livro O poderoso nome de Jesus de Peter Gammons
“Conexão paz”

sábado, 2 de julho de 2011

Nossa capacidade vem de Deus

Nossa capacidade vem de Deus

Mas acima de tudo , ele sobressaiu na oração. A profundidade e a gravidade do seu espírito, a reverencia e a solenidade das suas maneiras e comportamento. A raridade e a plenitude das suas palavras impressionaram muitas vezes até os estranhos e estes se admiraram como essas coisas traziam consolo aos outros. O quadro mais imponente , vivo e reverente que jamais senti ou contemplei , devo dizer, foi sua oração . E verdadeiramente ela era um testemunho. Conheceu e viveu mais perto do Senhor do que qualquer outro, porque aquelas que o conheceram mais, têm maior razão para aproximar–se d”Ele com reverência e temor.

As bênçãos mais dóceis , por uma leve perversão, podem produzir o mais amargo fruto. O sol dá vida , mas as insolações matam. Prega-se para dar vida: mas só pode obter morte. O pregador possui as chaves:tanto para fechar como para abrir. A pregação é uma grande instituição divina para a semeadura e o amadurecimento da vida espiritual . Quando convenientemente executada, seus benefícios são incalculáveis; quando erradamente realizada, nenhum mal pode superar seus resultados danificadores. È fácil destruir o rebanho, se o pastor for incauto ou o pasto destruído; é fácil capturar a fortaleza, se as sentinelas estiverem adormecidas ou o alimento e a água for envenenados. Investido de tais graciosas prerrogativas , exposto a tão numerosas e graves responsabilidades, seria uma caricatura da astúcia do diabo e um libelo contra seu caráter e reputação . se este não empenhasse suas influencias mestras para adulterar o pregador e a pregação. Em face de tudo isto, a exclamação de Paulo “ para estas coisas quem é idôneo”? não está fora do propósito.
Paulo diz: “A nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica .” ( 2 Co.3:5,6) O verdadeiro ministério é ungido por Deus, capacitado por Deus e formado por Deus. O Espírito de Deus está sobre o pregador, ungindo-o de poder, o fruto do Espírito está no seu coração, e o Espírito de Deus vitaliza o homem e a palavra; sua pregação dá vida; dá vida como a ressurreição dá vida; concede vidas como a primavera desperta vida; outorga vida ardente como o verão dá vida ardente; dá vida frutífera como o outono dá vida frutífera. O Pregador que ministra vida, é um homem de Deus, cujo coração tem sempre sede de Deus, cuja alma está buscando a Deus continuamente, cujos olhos estão postos em Deus, a carne e mundo foram crucificados e seu Ministério é como a corrente abundante de um rio que dá vida.
A Pregação que mata não é uma pregação espiritual. A capacidade de tal pregação não vem de Deus. Fontes inferiores e não Deus lhe deram energia e estimulo . O Espírito não se manifesta nem no pregador nem na pregação. Muitas espécies de forças podem ser projetadas e estimuladas pro pregação que mata, elas não são por forças espirituais. Podem assemelhar-se a forças espirituais, mas são meramente sombras e falsificações; podem parecer que tem vida, mas esta vida está magnetizada. A pregação que mata é da letra; pode ter bela forma e ordem, mas continua a ser letra, letra rude e seca, casca nua e vazia. A letra pode ter nela o gérmen da vida, mas não tem a aragem da primavera para despertá-la; são sementes do inverno, tão duras quanto o solo hibernal , tão gélidas como o ar de inverno, e por elas não se derretem nem se germinam.
A pregação da letra contem a verdade. Mas ainda que verdade divina, sozinhas não possui energia vivificante; deve ser revigorada pelo Espírito de Deus, embora tanto quanto ou mais do que o erro. Pode ser uma verdade sem mistura; mas, sem o Espírito , o seu matriz e o seu toque são mortais; sua verdade, erro; sua luz, travas. A pregação da letra não é ungida nem suavizada e nem lustrada com óleo pelo Espírito. Pode haver lágrimas; lágrimas, porem , não podem por envolvimento a maquinaria de Deus; as lágrimas podem ser apenas uma brisa de versão sobre um iceberg coberto de neve, só derrete a superfície e nada mais. Podem haver emoção e ardor , mas é a emoção de um ator e ardor de um advogado. O pregador pode sentir o entusiasmo do seu próprio brilhantismo, ser eloqüente sobre sua própria exegese, ardente para transmitir o produto de seu próprio cérebro; o professor pode usurpar o lugar e imitar o fogo de um apostolo; cérebros e nervos podem tomar o lugar e simular a obra do Espírito de Deus, e com estas forças a letra pode irradiar luz e brilhar como um texto iluminado, mas o brilho e a centelha serão tão destituídos de vida como o campo semeado de pérolas . Um elemento mortal jaz atrás das palavras, do sermão, da ocasião, dos modos de ação.
O maior obstáculo está no próprio pregador. Não traz em si mesmo as forças poderosas que produzem vida. Pode não haver desconto na sua ortodoxia, honestidade, pureza ou ardor; mas, de algum modo, o homem , o homem interior, no intimo, nunca se quebrantou e sujeitou a Deus, sua vida interior não é uma grande via para a transmissão da mensagem de Deus, do poder divino. De alguma forma, é o ego e não Deus quem governa o santo dos santos. Em algum lugar sem que disso tenha consciência, algum elemento espiritual incondutível tocou no seu interior e a corrente divina foi detida. Seu interior nunca sentiu o quebrantamento espiritual completo, sua total incapacidade; nunca aprendeu a clamar com um clamor indizível se desespero de si mesmo e impotência própria , até que venha o poder se Deus e o fogo divino o encha, purifique e torne capaz . O amor-próprio e aptidão própria, de alguma forma perniciosa, profanaram e violaram o templo que devia estar consagrado a Deus.
A pregação vivificante custa muito ao pregador; morte do ego, crucificação para o mundo, iluminação da própria alma. Só a pregação crucificada pode dar vida. E a pregação crucificada pode vir de um homem crucificado.

Este texto foi retirado de um livro da série “Pequenos Clássicos Evangélicos” publicado pela Imprensa Batista Regular do Brasil, não tenho em mãos o nome do livro e nem do autor

Pr.Carlos: O Chamado de Deus para o Ministério

Pr.Carlos: O Chamado de Deus para o Ministério: "O Chamado de Deus para o Ministério Digo aos irmão que o Espírito Santo é o segredo do funcionamento do Ministério, pelas seguintes ..."

O Chamado de Deus para o Ministério

O Chamado de Deus para o Ministério

Digo aos irmão que o Espírito Santo é o segredo do funcionamento do Ministério, pelas seguintes razões:
 O Espírito Santo chama e torna aptos para o santo Ministério , aqueles que Deus determinou.
 O Ministério é um instrumento que Deus usa para o aperfeiçoamento dos crentes em Cristo. “Ele mesmo seu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e doutores _ Ef.4:11
 O Ministério é usado por Deus como instrumento de governo e edificação espiritual do corpo de Cristo, a igreja.
 Os Ministérios são dádivas de Deus - Ef.4:7 a 10.

O que há de mais triste em muitos Ministérios é que por ignorância , maldade, ou avareza, alguém quer ocupar o lugar do Senhor, pensando que é alguma coisa , ou seja tão aptos para ensinar, esquecendo –se que, quando a maldade ou a avareza entram no coração o Espírito de sabedoria , imediatamente , se ausenta do mesmo.
Quer seja apóstolo, bispo, pastor, presbítero, diácono ou membro mais elevado, que procura apodera-se do rebanho como se fosse propriedade sua , esquecendo-se que breve virá o Sumo Pastor e apascentará as suas ovelhas ! Ah! Meus queridos irmãos, existem muitos que só apascentam a si mesmos esquecendo-se da palavras que Jesus disse: “Apascentai as minhas ovelhas, elas andam desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra sem haver quem as procure, Enem quem as busquem.”

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O fruto do Espirito

O Fruto do Espírito
Gl.5:22-24

Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, ele vai produzir este tipo de fruto em nós:. Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, auto-controle. Aqui não há conflito com a lei. 24 Aqueles que pertencem a Cristo Jesus pregaram as paixões e os desejos de sua natureza pecaminosa a sua cruz e crucificado-los lá.

Paulo apresenta 15 obras da carne, para depois falar no Fruto do Espírito. A carne aqui é a natureza pecaminosa do homem. Das 15 obras da carne, Cinco -
Os pecados que o homem comete contra o seu corpo –
 Prostituição,
 impureza,
 lascívia,
 bebedice,
 glutonaria;
Dois - contra o seu próprio Espírito e contra Deus –
 Idolatria
 feitiçaria;

Oito - contra o seu próximo –
 Inimizades,
 porfias,
 ciúmes,
 iras,
 discórdias,
 dissensões,
 facções
 invejas.

O Fruto do Espírito é o caráter de Cristo em nós, é a natureza de Cristo no ser humano . O Fruto do Espírito é um resultado natural da habitação do Espírito Santo, resultado do relacionamento da pessoa com Deus. O Fruto do Espírito não é forçado é natural, é tão natural como a bananeira produz a banana, como a laranjeira produz a laranja como a aboboreira produz a abobora - Na medida em que nos rendermos à obra do Espírito Santo dentro de nós o fruto do Espírito vai sendo produzido em nós.

O fruto do Espírito começa a ser gerado em nós no momento em que aceitamos a Jesus Cristo como salvador . Pois a palavra nos diz: Pois em Cristo somos nova criatura (2 Cor. 5:17) a partir do momento em que aceitamos a Cristo, nós passamos a agir como ele, pensar como ele, somos guiados pelo Espírito Santo de Deus e a nossa natureza velha vai sendo neutralizada pela natureza de Cristo e vamos mudando conforme o Espírito vai nos guiando, a fim de mostrar para nossa família, nossos amigos, colegas de trabalho, como Jesus É!.

Ao aceitarmos a Jesus é colocado dentro de nós a semente do fruto do Espírito e ela vai brotar e gerar o fruto do Espírito que nada mais é, que a Natureza de Cristo .( Jo. 15:1-4; Ef.4:13 - 16) E Vamos nos transformando a imagem de Cristo

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).

“Caridade” (amor) (gr. agape), o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
“Alegria” “Gozo” (gr. chara), a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; Fp 1.14).
“Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).
“Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).
“Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).
“Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
“Fidelidade” “Fé” (gr. pistis),lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).
“Mansidão” (gr. prautes), moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
“Auto controle” “Temperança” (gr. egkrateia), o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5).

Quando a macieira não produz maçã , a laranjeira não produz laranja, a bananeira não produz banana, a aboboreira não produz abobora , a vaca não fica prenha para produzir bezerros, ficamos preocupados, algo está usado. Pode ser que pode ser que precise de algum tratamento ou talvez pode ser que precise ser arrancada e queimada, a vaca pode ser que tem que ir para o matadouro. Da mesma forma o quando o crente não produzo fruto do Espírito , algo está errado, algo deve ser feito, todo crente não deveria ficar tranqüilo enquanto não produzisse o Fruto do Espírito.

O Fruto do Espírito é como uma mexerica de nove gomos. Destes nove gomos, são palavras que expressam qualidades, que nada mais é que maneiras do o amor se manifestar,

Três estão ligadas diretamente ao individuo
1. a alegria,
2. mansidão
3. domínio próprio,

Três estão ligadas diretamente ao próximo
1. benignidade,
2. longanimidade
3. bondade,

Três ligam diretamente o individuo com Deus, consigo mesmo e com o próximo
 o amor,
 a paz
 e a fidelidade,
Eu Amo a Deus, a mim mesmo e ao meu próximo, tenho paz com Deus, comigo mesmo e com o meu próximo, sou Fiel a Deus, a mim mesmo e a meu próximo; os três aspectos diretamente ligados ao próprio indivíduo, estão indiretamente ligados ao meu próximo, pois quando sou alegre, a minha alegria contamina os que me cercam, a minha mansidão me impede de explodir contra o meu próximo, e o meu domínio próprio me impede de explorar o meu próximo.

Fruto do Espírito na vida do crente independe das circunstâncias, de uma boa situação financeira, de situações psicológicas favoráveis, de boas relações com a família, com parentes ou amigos. Mas do relacionamento do individuo com Deus . O Fruto do Espírito não tem nada a ver com as nossas qualidades naturais

O crente que não produz o fruto do Espírito ele é carnal . O fruto do Espírito são qualidades espirituais produzidas em nós pelo Espírito Santo através do nosso relacionamento com Deus em Cristo.

De que maneira é produzido em nós o Fruto do Espírito?
 Através de uma entrega total da nossa vida a Deus e ao domínio dele.
 Uma vida de oração e busca da graça de Deus;
 Através de ouvir Deus falar conosco em nosso espírito;
 Pelo conhecimento progressivo da Palavra de Deus (a Bíblia), mediante a leitura e estudo.
 Pela esperança nas promessas de Deus contidas na sua Palavra;
 Pela fé na Palavra de Deus,
 Fé no poder de Deus para mudar sua vida.
 Através da nossa vida de devoção .
O crente precisa fazer seu culto particular e diário, gastando tempo estudando a Bíblia, com a mente totalmente a disposição de Deus, nos esvaziarmos das nossa sabedoria humana e buscarmos a de Deus, uma a vida totalmente nas mãos de Deus. Sem dúvida o Espírito Santo irá produzir o caráter de Cristo em nós que é o FRUTO DO ESPIRITO.