sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ESPERANÇA

Salmo 71

1 Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu confundido.
2 Na tua justiça socorre-me e livra-me; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me.
3 Sê tu para mim uma rocha de refúgio a que sempre me acolha; deste ordem para que eu seja salvo, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.
4 Livra-me, Deus meu, da măo do ímpio, do poder do homem injusto e cruel,
5 Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.
6 Em ti me tenho apoiado desde que nasci; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha măe. O meu louvor será teu constantemente.
7 Sou para muitos um assombro, mas tu és o meu refúgio forte.
8 A minha boca se enche do teu louvor e da tua glória continuamente.
9 Năo me enjeites no tempo da velhice; năo me desampares, quando se forem acabando as minhas forças.
10 Porque os meus inimigos falam de mim, e os que espreitam a minha vida consultam juntos,
11 dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e prendei-o, pois năo há quem o livre.
12 Ó Deus, năo te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em socorrer-me.
13 Sejam envergonhados e consumidos os meus adversários; cubram-se de opróbrio e de confusăo aqueles que procuram o meu mal.
14 Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.
15 A minha boca falará da tua justiça e da tua salvaçăo todo o dia, posto que năo conheça a sua grandeza.
16 Virei na força do Senhor Deus; farei mençăo da tua justiça, da tua tăo somente.
17 Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas.
18 Agora, quando estou velho e de cabelos brancos, năo me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geraçăo, e o teu poder a todos os vindouros.
19 A tua justiça, ó Deus, atinge os altos céus; tu tens feito grandes coisas; ó Deus, quem é semelhante a ti?
20 Tu, que me fizeste ver muitas e penosas tribulaçőes, de novo me restituirás a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra.
21 Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás.
22 Também eu te louvarei ao som do saltério, pela tua fidelidade, ó meu Deus; cantar-te-ei ao som da harpa, ó Santo de Israel.
23 Os meus lábios exultarăo quando eu cantar os teus louvores, assim como a minha alma, que tu remiste.
24 Também a minha língua falará da tua justiça o dia todo; pois estăo envergonhados e confundidos aqueles que procuram o meu mal.


O salmo acima contem a oração de uma pessoa idosa (v. 9), que enfrenta grandes dificuldades e que precisa da ajuda de Deus para livrá-la dos seus inimigos e aflições (v. 1,2,18). Uma pessoa que andou nos caminhos de Deus desde a mocidade (v. 5,6,17) e teve grandes problemas na vida (v. 20), porém manteve sua fé e confiança em Deus. Sua decisão ainda é firme, ele diz que viver o restante da sua vida confiando em Deus para lhe conceder poder e bondade.

O que é que faz este homem se manter firme tendo esperança ?
R. As lembranças daquilo que Deus fez por ele no passado (v.19,20) quando deitara para dormir devemos lembras das maravilhas de Deus em nosso favor (Sl.4:4,8; Lm.3:21-24)

Houve dois homens que esqueceram o que Deus tinha feito por eles e começaram a perder a esperança em Deus , mas Deus lembrou a eles:
1. Abrão – Gn.15:1-7
2. Elias – IRs. 19:1-19

Veja que Davi durante a sua vida interira havia gozado da proteção de Deus, mas nem momento ele se sente dezampado e sem esperança

DISCUSSÃO EM GRUPO: O que os leva a questionar o trabalhar de Deus no mundo ou em sua vida?

REFLEXÃO PESSOAL: Fale sobre as questões difíceis que, agora, você teria para fazer a Deus.

1. Em Hebaico, esse salmo tem 6 estrofes que seguem um padrão específico para as linhas. Qual é o tema de cada uma das seguintes seções: versículos l a 4, 5 a 8, 9 a 13, 14 a 18, 19 a 21, 22 a 24?
• 1 a 4 - Deus é o nosso socorro e refugio
• 5 - O Senhor é aminha esperança
• 8 - Cantarei e contarei as tuas obras para sempre
• 9 -13 - Esperarei no Senhor até os meu últimos minutos não importa que dizem meus inimigos.
• 14 – 18 Cada dia minha esperança é o Senhor
• 19-21 – A Justiça do Senhor não falha

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pensamento

"Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que valham a pena serem lidas ou faça coisas que valham a pena escrever a respeito."
Benjamin Franklin

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A definição do amor

A definição do Amor
O mundo vê amor de forma muito diferente da Bíblia, por isso é tão difícil entender o amor, para o mundo a definição de amor é :

Sexo
"Paixão cega" seria outra maneira de descrever essa emoção. Que forma de uma hora para outra no coração em relação a outra pessoa.
Amigos que dormem juntos, e namoram, têm filhos juntos, se separam mas a amizade permanece. Ou seja o amor vem e vai, mas a amizade resiste.
E é isso que as novelas filmes e programas de televisão ensinam para as nossas famílias . São esse os tipos de amor tendem a ser mais enfocados pela mídia.

Mas e você, como que você define amor ? (Deixe que cada um se manifeste depois você fala ) Os psicologos tentam definir o amor mas não conseguem, pois para muitos pscologos não existe uma palavra certa para definir amor.

Existe uma ideia de amor que se define atraves de algumas palavras gregas :

O Erosdescreve "o amor (romântico)".
Filêo philosdePhilia, para descrever a amizade no grego moderno, um amor virtuoso desapaixonado,
OagápēdeÁgape - Este termo aparece na Bíblia para definir o amor sacrificial e desinteressado - o relacionamento entreJesuse os seusdiscípulos essadefinição grega original é usada para abranger um compromisso total ou o amor de auto-sacrifício em favor da pessoa amada. (João 13:34; João 15:12 )
Agapo - aparece em IITm.4:10 pare definir amor às coisas deste mundo.
Fraternal refere-se a afeição natural, como aquela que os pais sentem pela prole.
Mas para uma verdadeira descrição do amor em todas as suas facetas, a única fonte confiável são as Escrituras. Leia IJoão 3.11-20.

V11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. - Este é o mandamento, que amemos uns aos outros com o amor ágape o amor da bíblia e não o amor do mundo ou que o mundo conhece - O mundo não conhece esse amor, pois ele é implantado em nós pelo Espírito Santo, somente entende este amor pessoas espirituais (I PE.4:8) "tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidăo de pecados;" - Pecado aqui são falhas, defeito
Não amr como Caim amava a seu irmão - v.12 - Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. - Esse é o amor que o mundo conhece, quando o irmão desagrado ele sofre conseqüências , ele é punido há desavenças entre irmão, brigas , desentendimento.
V.14porque amamos os irmãos; quem não ama a seu irmão permanece na morte. - Morte espiritual falta de amor ágape é pecado para a morte - Pecado para a morte é pecado consciente, o pecado para a morte tanto separa o crente de Deus como ele perde galardão diante de Deus e no Reino de Deus .
V.15 - Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida - (Mt.5:21,22) "Ouvistes que foi dito aos antigos: Năo matarás; e, Quem matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmăo, será réu de juízo; e quem disser a seu irmăo: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno."
V.16- , e nós devemos dar a vida pelos irmãos - Dar a vida não é só morrer em favor, mas se auto-sacrificar em favor do irmão, abrir mão dos direitos, é se doar para ajudar, e estar com ele em qualquer ocasião , ser companheiro dele, tomar as dores dele .
V.18 não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade - Não é ficar falando que ama as pessoas e não fazer nada por elas em favor delas é demonstrar esse amor em atitudes.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que a Igreja precisa descobrir

A Igreja de Jesus precisa descobrir a cada dia que as palavras ditas pelo próprio Cristo em Mateus9:17:- "não se põe vinho Novo em odres velhos. Do contrário, rompem-se os odres, entorna-se o vinho e os odres se estragam. Mas põe-se vinho Novo em odres Novos, e ambos se conservam". A conclusão a que chegamos é: todas as vezes que ignoramos os Seus ensinamentos, falhamos. Enquanto estamos preocupados o Renovar, Deus  está formando algo completamente novo. Jesus disse que é impossível colocar Vinho Novo em odres velhos! Tal qual uma  ave  que precisa de  duas  asas  para  voar a igreja também, uma ave não voa  com uma  asa só. As  duas  asas são igualmente importantes A primeira asa  é  a  asa  da  célula  dos pequenos grupos, a  segunda  asa  é a  asa  do grupo grande, das  celebrações. A asa  das  celebrações  é a  asa do atacado, a  asa da célula é  a as do varejo, as  duas  asas tem que trabalharem juntas, em harmonia para  que  a igreja voe  e alcance  a altura . Todo servo de Deus chamado para trabalhar  na seara  do Senhor  tem desejo de ver o crescimento  do  Reino de Deus e muitos  trabalhos  de  evangelismos tem  sido feito, no primeiro momento a analise parece boa mas num exame mais  detalhado vemos   que os  resultados poderiam ter  sido melhor, pois pesquisas mostram que  apenas 5% das pessoas  alcançadas  permanecem na igreja  e dos 5%  somente 20%  se tornam cristão produtivos os 80% restantes nunca  crescem isso significa  que  de cada 100 alcançados  somente 1 se torna cristão produtivo e 4 ficam na igreja  e nunca  crescem  espiritualmente. O que é que  está acontecendo ?